Os carros voadores devem chegar em breve nas grandes cidades. Esses automóveis de decolagem e pouso vertical, conhecidos pela sigla VTOL ou eVTOL (do inglês electric vertical takeoff and landing), poderão prestar serviços para os usuários. Diversos projetos financiados por empresas como Uber, Audi e Rolls-Royce estão em fase final de testes, com previsão de lançamento para os próximos anos.
Os veículos têm capacidade de atuar no transporte de cargas ou de pessoas, tanto para o setor civil quanto militar. Diversos estudos avaliam as peculiaridades da nova modalidade, analisando os benefícios que estão sendo divulgados a respeito dos lançamentos. Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns destes atributos e os impactos positivos que os carros voadores podem trazer.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Revolução nos transportes
Essa é uma das principais características, já que muitas das empresas projetam suas pesquisas com o objetivo de oferecer o serviço no futuro. No caso de alguns modelos não-autônomos, o condutor deverá estar habilitado para pilotar, além de dirigir. Sendo assim, a infraestrutura para implementação do sistema pretende formar uma rede conectada com outros meios, contribuindo para a melhoria da mobilidade já existente nas cidades.
2. Tempo de viagens
Os carros voadores certamente vão diminuir distâncias, principalmente entre pontos nos quais veículos aéreos de maior porte não atendem. Alguns modelos, como o Bell Nexus, podem alcançar cerca de 240 km/h e carregar até cinco passageiros. Uma estimativa calculada pelo futuro aplicativo uberAIR prevê que uma viagem padrão de carro que levaria cerca de 2 horas e 10 minutos seria feita em apenas 18 minutos, o que pode ser considerado uma economia de tempo considerável para realizar os compromissos do dia-a-dia.
Além disso, existem exemplos de projetos que envolvem usar os carros tanto no chão quanto no ar. É o caso do PAL-V Liberty, que traz rodas para circular pelas ruas. Em situações de trânsito, portanto, o usuário pode escolher qual a melhor alternativa e planejar sua viagem com mais uma rota alternativa – e, provavelmente, mais rápida.
3. Impacto na qualidade de vida
A ideia dos carros voadores é, também, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Certos projetos pretendem disponibilizar recursos de navegação autônoma, por exemplo, sendo possível viajar sem um motorista. Além disso, o estresse causado por longas horas no trânsito em grandes cidades também pode ficar para trás, gerando um conforto ainda maior aos usuários. Viagens previamente agendadas em feriados e finais de semana podem facilitar o ir e vir durante o lazer de famílias, enquanto serviços de entrega de produtos e cargas também têm muito a ganhar.
4. Opção sustentável
Apesar de alguns estudos relativizarem as vantagens desta característica, vale destacar que a intenção é proporcionar uma alternativa mais sustentável. Os questionamentos levam em conta que a vantagem se dá quando os veículos estão totalmente ocupados, ou atuando em centros urbanos com muitos problemas de congestionamento. Nesses casos, a solução pode levar à diminuição do número de automóveis nas ruas, o que significa menor índice de poluição.
Outros fatores, como distâncias muito curtas, emissão de gases por combustão e a química presente nas baterias de alta performance podem comprometer o apelo ecológico dos projetos. De qualquer forma, esse não deixa de ser um importante argumento para o desenvolvimento dos projetos.
A questão energética é um dos objetivos centrais de vários protótipos, sobretudo aqueles que investem na propulsão elétrica. O desempenho destes modelos é superior ao dos motores à combustão, tanto em terra quanto no ar. O BlackFly, por exemplo, promete ter um consumo inferior a média dos carros elétricos comuns. No caso de modelos voadores, toda economia é valida, especialmente em relação a gastos de energia.
Via Nature.com
Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Free Fire World Cup 2019: Mundial será no Brasil
- Jogo de Sexta-Feira 13 recebe gameplay com execuções violentas
- Confira detalhes da atualização de Diablo 3 que traz remake de Diablo
- CS:GO: desvende mitos e verdades sobre mira, resolução 4:3 e molotov
- Polêmicas, quebra de recordes: veja curiosidade da franquia Call of Duty
- Manual da TV moderna: veja o que significa cada sigla das novas Smarts
- Como criar posters com suas fotos usando as molduras do Photo Grid
- Como desativar todos os recursos da tela bloqueada do iPhone
- Como funciona o Raspberry Pi? Entenda a tecnologia e sua aplicabilidade
- Conhe?a o USB-C e saiba por que ele estar? em todo gadget em breve
- Vale a pena investir em uma GoPro3 nesse Natal? Confira
- Brasileira Laura em Street Fighter 5 ganha vídeo com luta de Jiu-jitsu
- League of Legends 'ressuscita' Gangplank e traz o campeão de volta
- Grupos de WhatsApp: aplicativo traz lista com os chats de namoro e de música
- Worms W.M.D. tem participações especiais de PayDay 2 e Rocket League
- Apple Maps inclui opini?es de usu?rios do Booking e do TripAdvisor
- Google lança novo Tasks para Gmail; veja como usar
- Minecraft: veja como fazer itens de Redstone no famoso jogo de blocos
- Confira dicas para mandar bem no novo modo campanha de Halo 5
- Patentes no Crossfire: entenda ranking do FPS