A Google Assistente agora é capaz de entender e responder comandos em português em dispositivos de áudio, vídeo e iluminação. Com a novidade, os usuários já podem controlar diversos aparelhos dentro de casa por meio da voz, transformando sua residência em um ambiente totalmente smart, com dispositivos funcionando de forma integrada. Além da automação residencial, outra vantagem de ter uma casa inteligente está na economia, visto que os aparelhos ajudam na gestão de água e eletricidade.
A ferramenta também é extremamente pessoal e pode entender a rotina e os hábitos do usuário, ajudando na execução de tarefas. Aqui no Brasil, já é possível comprar diversos aparelhos que funcionam com a assistente em português, como caixa de som, smart TVs, câmera de segurança e até mesmo carros. Pensando nisso, o Google demonstrou o funcionamento da Google Assistente em uma casa conectada, localizada em São Paulo. Confira, a seguir, tudo que ela pode fazer na sua residência.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Comandos para a Google Assistente em português
A Google Assistente é uma assistente virtual capaz de interagir e conversar com o usuário por meio de comandos de voz. Desde 2017, ela já funciona em português nos celulares Android e iPhone (iOS). A novidade é que agora a ferramenta também está operando em português, e de forma integrada, em outros aparelhos além do smartphone. Isso significa que os usuários podem utilizá-la para controlar a casa por meio da voz.
Antes, para conversar com a assistente, era preciso dar todos os comandos em inglês. Agora, basta falar "Ok, Google" para ativar a ferramenta. Em seguida, é só dizer a ação que você deseja executar. Por exemplo, é possível pedir que ela crie um alarme; adicione um item à sua lista de compras; te lembre de passear com o cachorro ou mande mensagem para algum contato no WhatsApp.
Além disso, você pode executar ações mais complexas, caso ela esteja integrada a outros dispositivos da casa. Dá para pedir à assistente para transmitir alguma série ou filme na TV pelo app da Netflix; iniciar a limpeza com o robô aspirador; fechar as cortinas da sala; fazer um cafézinho na cafeteira ou até mesmo mudar a temperatura do ar-condicionado. Outra possibilidade é a de criar uma rotina personalizada. Por exemplo, ao falar "Ok, Google. Hora da meditação", a assistente é capaz de mudar a cor das luzes, trocar a música ambiente e baixar a cortina ao mesmo tempo. Segundo a empresa, além de interagir e conversar com o software, com esses aparelhos, os usuários podem executar mais de um milhão de ações por comandos de voz.
Na assistente, o reconhecimento da voz é feito por meio de machine learning. Ou seja, conforme o uso, a Google Assistente vai aprendendo os hábitos do usuário e deve a apresentar respostas cada vez mais inteligentes. Outra característica da ferramenta é a personalização, visto que ela tende a ficar cada vez mais pessoal, capaz de prever as necessidades do usuário e resolver situações de acordo com o gosto de cada um.
Para quem se preocupa com a privacidade, o Google garante que a assistente não fica ouvindo as conversas dos usuários. A ferramenta é ativada com o “Ok, Google” e, somente após esse comando, começa a entender o que as pessoas estão falando. A empresa acredita que, até 2021, 327 milhões de residências no mundo terão pelo menos um aparelho conectado.
Aparelhos com Google Assistente no Brasil
Durante o evento Casa Conectada, o Google mostrou diversos aparelhos que podem ser usados para deixar a casa inteligente. De acordo com a empresa, são mais de 30 dispositivos, de diferentes fabricantes, que já estavam à venda no Brasil, mas que só permitiam a interação com a Google Assistente em inglês. Agora, é possível dar comandos em português para que a ferramenta execute tarefas.
As novas caixas de som da JBL, a Link 10 e a Link 20, podem funcionar como o elemento central nessa integração da casa. Elas permitem que o usuário controle os outros eletrônicos por meio da voz, como lâmpadas, cortinas, robô aspirador e cafeteira. É possível falar diretamente para a caixa “Ok, Google. Mude a cor da lâmpada” ou “Ok, Google. Feche as cortinas”, dentre milhares de outros comandos.
No entanto, não tem problema se o usuário não quiser investir no modelo. Também é possível usar a assistente pelo celular e controlar tudo com a voz da mesma maneira. Toda a integração entre os aparelhos é feita pelo aplicativo Google Home, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Vale lembrar que todos os dispositivos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi e o usuário deve fazer a configuração pelo mesmo app.
Dentre as smart TVs, já é possível comprar aparelhos da Sony, Semp TCL e LG com a Google Assistente integrada. Os modelos podem trocar de canal, reproduzir vídeos ou exibir informações apenas com o comando do usuário. A Samsung prometeu a chegada da assistente em sua linha de televisões ainda para este ano. Para quem não tem ou não pretende comprar uma smart TV tão cedo, o próprio Google oferece o Chromecast 3.
Além disso, outros produtos também podem ajudar na automação residencial. A Orvibo, por exemplo, possui à venda cortina e ar-condicionado que podem ser controlados por meios de comando de voz. A fabricante também oferece um smart plug, uma tomada inteligente que pode ligar e desligar à distância qualquer dispositivo que estiver conectado a ela. Já na parte de iluminação, é possível comprar as lâmpadas Hue, da Philips, e uma opção para mais segurança é a câmera de segurança D-Link DCS-8000LH. Para ajudar na limpeza da casa, está disponível o robô aspirador Roomba 890, da iRobot.
Também é possível usar a Google Assistente no carro. Basta ligar o veículo e começar a conversar com ela para obter informações sobre clima e trânsito, por exemplo. Como tudo é feito por meio da voz, o motorista evita distrações ao mexer no celular enquanto está no volante. Aqui no Brasil, o recurso já está disponível em modelos de fabricantes como Jeep e General Motors.
A jornalista viajou para São Paulo a convite do Google.
Qual é a melhor caixa de som Bluethooth? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook Gaming: como fazer uma transmissão ao vivo pelo Xbox One
- Streamcraft e Cube TV: veja plataformas de streams que faliram no Brasil
- Carnaval 2020: como assistir à apuração das escolas do Rio de Janeiro
- Melhores jogos do ano: The Witcher, Bloodborne e Fallout são destaques
- Golpes no WhatsApp prometem auxílio emergencial; saiba como se proteger
- The Sims, Batman, Duke Nukem: veja as melhores fases de Natal nos games
- Seu mouse parou de funcionar ?do nada?? Veja as poss?veis causas e solu??es
- Street Fighter 5 terá cenário no Brasil com taça no lugar do Cristo Redentor
- 'Quanto dinheiro gastei no LoL?' Site da Riot mostra seus gastos no jogo
- Confira lista com melhores jogos da franquia The King of Fighters
- 10 jogos leves e divertidos para celular Android e iPhone
- Moto Z2 Play vs Zenfone 3 Zoom: bateria chama atenção entre especificações
- Confira como mudar a capa do Twitter pelo celular
- CS:GO: MIBR anuncia novos jogadores que vão vestir a camisa do time
- Conheça XCOM, jogo de tabuleiro baseado em videogame que usa aplicativo
- Ainda vale a pena comprar o iPhone 4S ou iPad 2 mesmo com o iOS 9?
- Windows 10 Spring Update chega em breve: o que esperar da atualização
- LEGO Dimensions: game terá pacotes de Os Simpsons, Portal e Scooby Doo
- DotA 2: brasileiros deixam paiN Gaming e vão para time norte-americano
- Todos os atalhos de teclado no Excel 2016