O Facebook reconheceu uma falha no sistema de autenticação em duas etapas, que enviava mensagens de SMS não relacionadas ao sistema de segurança àqueles que aderiam à opção de proteção extra. Em um post nas notas da rede social, o chefe de segurança do Facebook, Alex Stamos, admitiu que a prática não foi intencional, mas em decorrência de um bug. “Nós esperamos ter as correções feitas nos próximos dias”, informou.
Além disso, as respostas às mensagens indesejadas, informando que não gostariam mais de recebê-las, foram convertidas em publicações no feed de notícias, o que levou a críticas de participantes da rede social.
O recurso de verificação em dois fatores garante uma camada de segurança extra, porque, além da palavra-passe, torna necessário inserir também um código informado por email, SMS ou ligação telefônica. Na maioria dos casos, esse PIN é apenas solicitado quando o login é realizado através um dispositivo desconhecido. No caso do erro do Facebook, as pessoas recebiam não apenas os números de segurança, mas diversos outros textos não relacionados à ferramenta de proteção.
Segundo Stamos, o erro ocorreu em decorrência da plataforma suportar posts via SMS, algo implementado na época em que os smartphones sequer eram populares. Em outras pala
Ou seja, caso o usuário envie uma mensagem para 362-65, a mesma torna-se um post em seu mural, com exceção de códigos compreendidos pelo sistema como algo que não é uma publicação, a exemplo das palavras “OTP”, “Iniciar”, “Sair” e “Ajuda”, como mostra o quadro abaixo.
Segundo o portal The Verge, o problema, que teria persistido por meses, foi descoberto pelo engenheiro de software da Bay Area Gabriel Lewis, que em 12 de fevereiro tuitou sobre o caso, exibindo prints das respostas transformadas em posts. No entanto, a página destaca que críticos, como o sociólogo Zeynep Tufekci, acreditam que o disparo de mensagens tenha sido intencional, como uma forma de recuperar o engajamento dos usuários.
Para evitar que o problema volte a ser repetir, a equipe de segurança do Facebook está repensando o recurso de postagens através de SMS. “Essa ferramenta é menos útil nos dias atuais. Como resultado, estamos trabalhando para desabilitar essa função logo”, concluiu Stamos.
Facebook: tem como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Impressora tanque de tinta vs cartucho? Saiba vantagens e desvantagens
- Android: mais de 3 mil apps para crianças violam exigências do Google
- Como funciona Sky Play? Saiba assistir a filmes no PC ou app
- Fotor: faça edições profissionais nas suas fotos pelo app no celular
- Google descontinua GTalk para Windows; veja alternativas de chat
- Carnaval 2016: veja como deixar a sua folia mais tech
- Processadores da AMD têm novas falhas de segurança, revela estudo
- Sites para conversar com desconhecidos voltam a fazer sucesso na quarentena
- Como ouvir sons para relaxamento e meditação no Chrome
- Batman, Plants vs Zombies e Final Fantasy: confira as ofertas da semana
- TV LG oferece imagem perfeita independente do ângulo de visão
- Dia Mundial do Emoji: 5 fatos sobre as carinhas mais usadas da Internet
- Como colocar imagem de fundo no PowerPoint
- Como usar o app Vamo para encontrar eventos e comprar ingressos
- Assassin's Creed Odyssey: veja requisitos e como baixar o game
- Intel Core i9: seis áreas que poderão se beneficiar com novo processador
- Philips lança no Brasil caixas de som Bluetooth da linha Shoqbox e Everplay
- Como acessar pastas e arquivos no Windows 10 Mobile
- Cavaleiros do Zodíaco e PUBG são destaques mobile da semana
- 5 apps dominam o tr?fego de dados m?veis em aplicativos; veja quais s