O Snapdragon SiP 1 é a nova placa tudo-em-um da Qualcomm. O chip foi lançado este mês pela empresa em parceria com a Asus no Zenfone Max Shot e Zenfone Max Plus (M2), primeiros celulares do mundo a receberem a tecnologia. A peça utiliza o módulo QSiP (System in Package ou sistema no pacote, em tradução livre), que integra vários componentes numa mesma placa, como CPU, GPU, memórias e modem (2G/3G/4G). Entenda, a seguir, os detalhes da novidade para smartphones.
O que é o Snapdragon SiP 1
As fabricantes são responsáveis por agrupar os componentes e montá-los no celular. Com o Snapdragon SiP 1 isso não é necessário, já que o processador conta com um multi-chip com mais de 400 elementos em uma única peça. Nesse caso, a Qualcomm é quem escolhe, otimiza e integra os componentes. Ou seja, é possível encontrar dentro do QSiP as peças responsáveis pelo processamento, gerenciamento de energia, redes, GPU, processamento da câmera, dentre outros itens.
O desenvolvimento foi feito com a Qualcomm, o Governo Federal do Brasil e a USI (Universal Scientific Industrial). O objetivo é simplificar os processos de fabricação e reduzir custos, além da promessa de mais eficiência para o aparelho. Os smartphones da Asus foram os primeiros a serem equipados com a novidade, mas a Qualcomm deverá levar a tecnologia para outras marcas.
SoC x SiP
Atualmente, a Qualcomm e outras fabricantes produzem processadores do tipo SoC (system on chip ou sistema em um chip, em português). Isso significa que essa peça é apenas um chip com os componentes mais básicos necessários fundidos, geralmente estão presentes CPU, GPU, modems de conexão móvel e alguns processadores auxiliares. É o que o usuário encontraria se abrisse a carcaça de um smartphone.
Já o QSiP (System in Package) é diferente desses chips tradicionais presentes nos celulares. Como explicado, são mais de 400 elementos eletrônicos reunidos em único circuito, para depois ser acoplado na placa-mãe, o que economiza um bom espaço nos dispositivos.
Vantagens
Com uma única peça mais completa e compacta, o resultado imediato é mais espaço no aparelho. As fabricantes terão ganho de área no dispositivo para outros componen
Isso dá margem para as empresas inovarem na caracterização dos seus smartphones. O Zenfone Max Shot, por exemplo, é composto com câmera tripla na traseira e bateria de 4.000 mAh.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Confira passo a passo de como substituir cartuchos em impressoras HP
- Como transformar a foto de perfil em uma pintura com o Dreamscope
- Plants vs. Zombies Garden Warfare: como baixar e instalar o game no PC
- PS5: Sony revela como instalar SSD e refrigeração com metal líquido
- Relembre os jogos que mais faziam sucesso há 10 anos
- Nova estrutura de memória 3D Xpoint pode superar até as dos PCs mais tops
- Facebook: veja como compartilhar um acontecimento pelo celular
- Circuito Desafiante 2019: veja as line ups dos times no 2°split
- Erro de rede desconhecido? Instagram e Facebook têm problemas para logar
- iPhone 5 parou de funcionar? Saiba como corrigir
- GeForce: confira as melhores placas de vídeo da série no Brasil
- Ninja abandona Twitch TV e vai para Mixer, plataforma da Microsoft
- Artista engana Google Maps e cria trânsito virtual falso; entenda
- LEGO Harry Potter Collection trará a saga completa do bruxo ao PS4
- Google Maps cria sistema de recompensa para aumentar o n?mero de reviews
- Clássico RPG Chrono Trigger é relançado para PC; veja requisitos mínimos
- Como desativar a confirmação de leitura no WhatsApp para iOS?
- League of Legends: como criar um Arsenal personalizado
- O que é AirTag? Saiba como funciona o rastreador digital da Apple
- Novo teclado da Razer promete digitação confortável e mais rápida