Revolta nas redes sociais, vinda principalmente de fãs, fez com que a Apple alterasse as regras de um concurso fotográfico. A companhia começou a divulgar nesta semana a disputa “Shot on iPhone Challenge”, em que as melhores fotos feitas com iPhones apareceriam em destaque na rede de lojas Apple, no site oficial e no perfil da empresa no Instagram, entre outros ambientes online.
O problema percebido por internautas tinha a ver com a forma de compensação. O regulamento original não mencionava dinheiro para os ganhadores do concurso – aqueles que postassem as mais belas fotos feitas com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Depois da polêmica, a Apple voltou atrás e disse que vai pagar pelo trabalho dos artistas.
Conforme nota o site especializado The Verge, inicialmente a cláusula sobre premiação informava o seguinte: “O prêmio não tem valor financeiro”. Dias depois, o texto foi alterado para: “Os vencedores vão receber uma taxa de licenciamento pelo uso em outdoors e outros canais de marketing da Apple”. Cifras não foram mencionadas.
Em nota, a companhia originária de Cupertino acrescentou o seguinte: “A Apple acredita fortemente que os artistas devem ser recompensados pelo seu trabalho.”
Fotografias da campanha “Shot on iPhone” (algo como “Clicado com iPhone” em português) são bastante populares. No passado, a gigante da tecnologia repetiu a mesma mecânica. Ganhadores costumam receber um kit recheado de produtos com a marca da maçã.
O escritório da Apple Brasil destaca a presença de uma conterrânea no comitê que escolherá as dez melhores fotos: fotógrafa Luísa Dörr, nascida no Rio Grande do Sul e atualmente baseada na Bahia. A profissional ganhou notoriedade depois de fotografar toda uma edição da revista Time utilizando somente o iPhone. O projeto foi escolhido pela Escola de Jornalismo de Missouri como parte do Pictures of the Year International, com as melhores fotos do ano.
Também são avaliadores convidados o fotógrafo Pete Souza, famoso por registrar o governo do presidente Barack Obama; o fotógrafo e cineasta Austinn Mann; a fotógrafa holandesa Annet de Graaf; e o artista visual chinês Chen Man, além de lideranças da Apple.
Qualquer do
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fornite recebe skins Celebration Pack para assinantes PlayStation Plus
- Como excluir um evento do Facebook
- Veja como editar fotos no Facebook para iOS
- Como definir imagens diferentes para tela inicial e de bloqueio do iOS?
- Como usar o Busuu, aplicativo grátis para aprender inglês sozinho
- Five Nights at Wario’s coloca mascotes Nintendo em labirinto do terror
- EA Access: saiba como assinar o serviço online de games
- Como compilar vídeos privados em uma história no Musical.ly
- Nikon D3100: veja quais lentes são compatíveis com a câmera
- Depois da Internet das Coisas, Nova York propõe 'Internet das Lixeiras'
- Itens mais desejados em 2018 para comprar na Amazon.com.br
- Microsoft Edge: oito dicas para usar o navegador no seu computador
- Quad-Core ou Dual-Core: veja qual notebook atende melhor suas necessidades
- Como colocar música em vídeo com o app Triller
- WhatsApp é o app mais baixado de todos os tempos na Play Store; veja lista
- Pop ou Moderninha Plus? Compare maquininhas da Credicard e PagSeguro
- CS:GO: Team Liquid derrota ENCE e é a campeã do IEM Chicago 2019
- Como usar o OBS Studio em celulares Android e gravar a tela
- Confira como trocar o HD do PlayStation 4 por um SSD
- WhatsApp protege mensagens em chats e grupos com criptografia ponta a ponta