Revolta nas redes sociais, vinda principalmente de fãs, fez com que a Apple alterasse as regras de um concurso fotográfico. A companhia começou a divulgar nesta semana a disputa “Shot on iPhone Challenge”, em que as melhores fotos feitas com iPhones apareceriam em destaque na rede de lojas Apple, no site oficial e no perfil da empresa no Instagram, entre outros ambientes online.
O problema percebido por internautas tinha a ver com a forma de compensação. O regulamento original não mencionava dinheiro para os ganhadores do concurso – aqueles que postassem as mais belas fotos feitas com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Depois da polêmica, a Apple voltou atrás e disse que vai pagar pelo trabalho dos artistas.
Conforme nota o site especializado The Verge, inicialmente a cláusula sobre premiação informava o seguinte: “O prêmio não tem valor financeiro”. Dias depois, o texto foi alterado para: “Os vencedores vão receber uma taxa de licenciamento pelo uso em outdoors e outros canais de marketing da Apple”. Cifras não foram mencionadas.
Em nota, a companhia originária de Cupertino acrescentou o seguinte: “A Apple acredita fortemente que os artistas devem ser recompensados pelo seu trabalho.”
Fotografias da campanha “Shot on iPhone” (algo como “Clicado com iPhone” em português) são bastante populares. No passado, a gigante da tecnologia repetiu a mesma mecânica. Ganhadores costumam receber um kit recheado de produtos com a marca da maçã.
O escritório da Apple Brasil destaca a presença de uma conterrânea no comitê que escolherá as dez melhores fotos: fotógrafa Luísa Dörr, nascida no Rio Grande do Sul e atualmente baseada na Bahia. A profissional ganhou notoriedade depois de fotografar toda uma edição da revista Time utilizando somente o iPhone. O projeto foi escolhido pela Escola de Jornalismo de Missouri como parte do Pictures of the Year International, com as melhores fotos do ano.
Também são avaliadores convidados o fotógrafo Pete Souza, famoso por registrar o governo do presidente Barack Obama; o fotógrafo e cineasta Austinn Mann; a fotógrafa holandesa Annet de Graaf; e o artista visual chinês Chen Man, além de lideranças da Apple.
Qualquer do
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Alcatel Idol 3 ou Idol 4: saiba o que mudou com a nova versão do celular
- Como enviar mensagens de áudio divertidas pelo Facebook Messenger
- PSG x Manchester City ao vivo: onde assistir ao jogo da Champions League
- Android é alvo de vírus que rouba dados bancários; conheça o BankBot
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Caio, Fiuk ou Gilberto
- PS Plus de maio oferece Metal Gear Survive e Darksiders Warmastered
- Nova personagem do Free Fire, Kapella aparece no Servidor Avançado
- Testamos o Asus ZenWatch 3: redondo, rápido e cheio de estilo
- Conheça o Intel NUC, novo miniPC com gráficos da AMD para realidade virtual
- Notebook gamer da Lenovo continua como mais buscado do Brasil em julho
- Como usar IV e EV e ter os monstros mais fortes de Pokémon Sun e Moon
- Egomnia: Zuckerberg italiano lança 'rival turbinado' do LinkedIn no Brasil
- Review Mass Effect: Andromeda
- Confira a lista com os dez piores jogos de luta de todos os tempos
- Como usar @ para mencionar alguém no Gmail
- The Nioh Collection e YS IX são destaques nos lançamentos da semana
- Como ativar o bloqueio por senha no Google Drive para iPhone?
- WhatsApp: como marcar todas as conversas como lidas no iPhone
- Conheça Sparkingg, brasileiro que é um dos melhores do mundo no PUBG
- Oito truques que vão mudar o jeito como você faz pesquisas no Google