Oleksandr "s1mple" Kostyliev foi o melhor jogador de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) do mundo em 2018. A coroação, feita pela HLTV, é a honraria individual mais relevante do competitivo do jogo. O brasileiro Marcelo ''coldzera'' David foi o vencedor em 2017, quando vestia a camisa da SK Gaming. No último ano, no entanto, coldzera não se destacou tanto ao jogar pela MIBR e ficou na décima posição do ranking. Mas, afinal, qual pro player se destacou mais, o coldzera de 2017 ou o s1mple de 2018? Confira a seguir um comparativo das estatísticas finais dos atletas em cada temporada.
Em 2017 coldzera defendeu a camisa da SK Gaming. Na temporada, cold disputou 137 mapas de grandes eventos. Foram 2879 eliminações acumuladas, 2111 mortes totais, 48.3% de acerto em headshots e K/D Ratio de 1.36. O rifler brasileiro também alcançou marcas interessantes como o melhor Rating (1.24), a segunda melhor média de abates por round (0.82) e a sexta maior taxa de dano distribuído por round (83.4).
Já em 2018, s1mple atuou em 155 mapas atuando pela Natus Vincere. O AWPer eliminou 3467 inimigos, morreu 2360 vezes, conquistou K/D Ratio de 1.47 e atingiu 41.7% de porcentagem em headshots. Além disso, o craque ucraniano foi soberano em quase todas as estatísticas da HLTV, tendo obtido o melhor rating da temporada (1.34), a melhor média de eliminações por round (0.87) e a maior taxa de dano distribuído por round (87.4).
Em termos de títulos, coldzera e seu time foram superiores. O jogador brasileiro brilhou com a equipe da SK Gaming e levantou oito troféus de grande expressão em 2017: IEM XII – Sydney, ECS Season 3, ESL One: Cologne 2017, EPICENTER 2017, BLAST Pro Series: Copenhagen 2017, ESL Pro League Season 6, DreamHack Open Summer 2017 e cs_summit 1. Destes campeonatos, o atleta foi MVP em cinco ocasiões.
No lado europeu, s1mple conquistou quatro títulos a menos. Junto dos companheiros, a estrela da Natus Vincere faturou a StarSeries & i-League Season 5, o Asia Championships 2018, a ESL One Cologne 2018 e o BLAST Pro Series Copenhagen 2018, sagrando-se o melhor jogador do torneio em todas as situações. Nenhum dos dois atletas, no entanto, conseguiu um título de Major nas respectivas temporadas.
Análise
Individualmente, s1mple se mostrou um jogador mais consistente, sendo superior a coldzera em todas as categorias analisadas (exceto em porcentagem de headshots). Isso se deve ao fato da Natus Vincere de 2018 ter sido uma equipe coletivamente menos encaixada quando comparada a SK Gaming de 2017. O AWPer ucraniano assumiu as rédeas do quinteto, chamou a responsabilidade para si e foi a principal válvula de escape da organização europeia durante boa parte do ano.
Há de se destacar, no entanto, que o rifler brasileiro repartiu responsabilidades de forma mais equilibrada com seus companheiros em 2017. Fernando ''fer'' Alvarenga e Gabriel ''FalleN'' Toledo, por exemplo, também apresentaram atuações sólidas ao longo do calendário e terminaram o ano de 2017 em terceiro e sexto lugares, respectivamente, no ranking final da HLTV. Em 2018, Denis "electronic" Sharipov foi o único representante da Na'Vi, além de s1mple, no top 20.
Cada um à sua maneira, coldzera (coletivamente) e s1mple (individualmente) foram impactantes e mereceram o prêmio de melhor do mundo nas temporadas passadas. Os atletas conduziram suas equipes ao sucesso e certamente marcaram histó
O prêmio de melhor jogador de Counter-Strike da HLTV (site especializado em métricas e cobertura jornalística do game) existe há cinco anos. Christopher "GeT_RiGhT" Alesund (2013 e 2014), Olof "olofmeister" Kajbjer (2015), coldzera (2016 e 2017) e s1mple (2018) foram os vencedores da honraria até o presente momento.
Via HLTV e Liquipedia
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Review Thronebreaker: The Witcher Tales
- Final Fantasy 7 Remake: introdução de possível demo vaza na Internet
- Notion app: como usar aplicativo para organizar tarefas da rotina e trabalho
- Lista traz os melhores jogos de cartas para Android e iOS
- Gameplay de WoW Battle for Azeroth: veja as novidades da expansão
- MSI 2019: INTZ sofre duas derrotas no primeiro dia do Mundialito de LoL
- NFA de Free Fire: veja calendário de torneios para 2021
- Zenfone 7 vaza na web: veja ficha técnica do celular Asus
- Como publicar uma foto do Instagram Stories no feed da rede social
- Ninja Ibuki é revelada em novo trailer de Street Fighter 5
- Como baixar Battlefield Hardline e requisitos para jogar no PC
- Anatel retoma bloqueio de celulares piratas; veja como consultar IMEI
- Google Sheets adiciona novas ferramentas na versão web e no iPhone
- Caixa de som Bluetooth promete até 60 horas de música e recarrega ao Sol
- Aprenda a comprar itens de Counter-Strike: Global Offensive no Steam
- Vibe K5, LG K10 e Xperia M4 Aqua: conheça os concorrentes do Moto G 3
- Plugin deixa você abrir sites sempre no modo anônimo no Google Chrome
- Review Batman: The Enemy Within
- CS:GO: conheça Austria, novo mapa competitivo do jogo da Valve
- Rock in Rio 2019 reúne posts de cantores e usuários no Facebook Stories