Cada game conta com um próprio sistema de regras contra comportamentos tóxicos. No ambiente casual e profissional do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), as punições e banimentos funcionam de acordo com a participação da comunidade do game, responsável por denunciar ações abusivas e definir o destino do jogador que quebrou as regras. O TechTudo relembra os casos mais expressivos de pro players que foram penalizados devido a toxicidade durante competições do game de tiro.
A Valve sinaliza insultos e situações abusivas como atitudes desportivas, condenando jogadores com suspensão moderada. O IEM (Intel Extreme Masters) Katowice 2019 Major (um dos torneios mais importantes da modalidade) possui um artigo no livro de regras dedicado apenas ao Código de Conduta. Assédio, ofensas com relação a deficiência, expressão de gênero, raça e religião são considerados quebra de código e podem render punição com expulsão e processos criminais.
Reece “bloominator” Bloom
O caso mais recente de banimento aconteceu em 2017, e rendeu discussão no mundo dos esports. O jogador profissional Reece “bloominator” Bloom teve prints vazados na internet que denunciavam mensagens de cunho sexual envolvendo uma adolescente de 15 anos. O norte-americano representava o clube Armor Esports e teve a conta banida por 1 mil anos por ordem da ESEA (E-Sports Entertainment Association), liga de esportes eletrônicos, alegando "atividades maliciosas"
Nils "k1to" Gruhne
Em 2018, o pro player brasileiro João “felps” Vasconcellos foi alvo de comentários e atitudes racistas por parte do alemão Nils "k1to" Gruhne, da equipe ALTERNATE aTTaX. Por conta de uma postagem nas redes sociais, o jogador da Não Tem Como reportou o racismo sofrido durante uma stream e teve uma resposta quase que imediata da FACEIT Pro League (PFL), que no dia seguinte baniu k1to por um mês.
Marcus "J0hnny" Gabriel
Após o término da da ESL Meisterschaft Summer 2018, maior campeonato regional de CS:GO da Alemanha, o nativo Marcus "J0hnny" Gabriel recebeu um banimento de 10 dias. A decisão veio por parte dos organizadores do torneio por motivos de linguagem abusiva. Na ocasião, o pro player vestia a camisa da Planetkey Dynamics, uma equipe alemã presente desde 2013 no competitivo da modalide. Desde então, J0hnny não foi visto jogando profissionalmente em torneios oficiais.
Toxicidade nos esports
A toxicidade está presente em diversos meios e se intensifica em casos cybernéticos. De origem grega, a palavra deriva de algo que tem a propriedade de "envenenar", ou seja, que podem ser ofensivas ou intimida
- Declarações extremistas
- Ameaça de Violência
- Assédio sexual
- Perseguição
- Insultos severos
- Ligações pornográficas
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como testar a velocidade do Wi-Fi sem instalar nada no PC
- Como criar vídeo com fotos online
- Uber com preço dinâmico: descubra se sua corrida está mais cara
- Usar caixa eletrônico sem cartão é seguro? Entenda os riscos
- Patch notes 11.1: LoL e TFT recebem primeira atualização de 2021
- Carmageddon: Max Damage é anunciado para PS4, Xbox One e PC
- Conheça os modelos de smart TVs que chamaram a atenção na CES 2018
- Como colocar emojis nos contatos de um smartphone Android
- Circuito desafiante LoL 2018: veja datas dos jogos e times do 2° split
- Celular pode entrar no horário de verão e adiantar hora; como corrigir
- Ragnarok Online anuncia novo jogo Battle Royale para celulares; conheça
- Gmail lança função soneca para que e-mails 'chatos' não acordem usuários
- Como nomear os seus planetas em No Man's Sky, game para PS4 e PC
- Testamos o Lenovo Yoga Book, o dispositivo metade tablet e metade laptop
- Zenfone 7 vaza na web: veja ficha técnica do celular Asus
- Como ativar o modo de Ultra Economia de Dados no Galaxy J3
- Galaxy A5 2017: como compartilhar a internet 4G pela função roteador
- Como funciona o Chromecast 3: saiba tudo sobre o novo aparelho do Google
- Sony lança ar condicionado vestível que fica preso na camisa
- Yoga 700 da Lenovo tem Windows 10 e opção de placa de vídeo dedicada