Um novo golpe no WhatsApp usa a marca O Boticário e tem o objetivo de roubar dados pessoais dos usuários. Identificada pelo dfndr lab, da desenvolvedora de apps de segurança PSafe, a ação criminosa usa engenharia social e simula uma promoção de Natal da empresa, em que os participantes ganhariam produtos de suas linhas de maquiagem. Os interessados deveriam compartilhar uma mensagem com os amigos que precisavam se cadastrar na plataforma.
Neste caso, os criminosos agiam de forma mais sofisticada, uma vez que o sistema era capaz de verificar se o CPF informado pertencia ao nome digitado e, assim, oferecia uma falsa sensação de credibilidade. Segundo a PSafe, foram encontrados seis links diferentes para o mesmo golpe e, juntos, somaram 40 mil detecções nas últimas 24 horas. Ainda de acordo com a empresa, ações mal-intencionadas do gênero foram responsáveis por 43,8 milhões de detecções no terceiro trimestre de 2018.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
"Esse é um golpe diferenciado e o cibercriminoso de fato teve muito trabalho. A checagem de CPF e o cadastro das lojas o torna muito similar a uma promoção real da marca e, dessa forma, é extremamente difícil para um usuário sem conhecimento técnico identificá-lo como falso", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab. De acordo com a empresa de segurança, para realizar essa checagem é necessário que o hacker tenha acesso a um banco de dados com as informações, que pode ter sido vazado na Internet ou reunido por um golpe anterior.
A fim de tornar a ação ainda mais realista, os bandidos ainda cadastraram 3.634 lojas verdadeiras da marca para que os interessados pudessem supostamente retirar os produtos ganhos. Além disso, o conteúdo compartilhado com os amigos é personalizado e inclui o nome da pessoa que envia. O usuário ainda consegue checar se os links foram acessados ou não pelos contatos, incentivando-os a clicar e participar da suposta promoção e, dessa forma, fornecer seus dados para os cibercriminosos.
Somente neste ano, O Boticário teve seu nome envolvido algumas vezes em crimes do tipo. Em fevereiro, prometiam amostras grátis do produto Nativa SPA para quem acessasse o site e respondesse a três perguntas. Já em março, aproveitaram a campanha do Dia Internacional da Mulher para oferecer um falso kit de maquiagem a quem clicasse no endereço indicado na mensagem. Em junho, a ofertaram um kit de produtos para namorados.
Como se proteger
"É essencial que as pessoas levem a segurança de seus dados muito a sério, usem uma solução de proteção em seus smartphones e sempre consultem se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links", informa Simoni.
O próprio WhatsApp sugere aos usuários que tenham atenção ao receberem conteúdos indicados com a tag "Compartilhado" na parte de cima do balão de mensagem. "Caso a mensagem pareça suspeita ou seu conteúdo for bom demais para ser verdade, não toque, compartilhe ou encaminhe a mesma", orienta a equipe de segurança do mensageiro.
Além disso, a plataforma pede atenção a textos com pedidos de clique
Contatos aparecem sozinhos no WhatsApp? Saiba como resolver no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Pix no Banco Inter: como cadastrar chave e transferir dinheiro
- Como saber se alguém está acessando seu PC
- Mega da Virada 2020/2021: como jogar online pelo celular
- Notebook para edição de vídeo: veja modelos e preços a venda no Brasil
- Resumo da semana em Jogos: Uncharted 4 e Zelda foram destaques
- Como descobrir a chave de ativação do Windows 10
- Magic: The Gathering anuncia mudanças para 2020 e prêmios milionários
- iPhone 4S: cinco motivos para não trocar o celular antigo da Apple
- PS5: sete perguntas e respostas sobre venda e preço do console no Brasil
- 20 anos de Ocarina of Time: veja porque o jogo é considerado clássico
- Tribal Wars 2: como noblar no jogo no popular jogo online
- Veja como compartilhar tuítes no Facebook pelo Android
- Oi Fibra vs Oi Velox: entenda diferenças de tecnologia e preço
- Conheça cinco câmeras que filmam em 360 graus
- Como restaurar as configurações de fábrica do Moto Maxx
- Apple revela que Mario Kart Tour é o jogo mais baixado de 2019 no iPhone
- YouTube ganha preview de vídeos e é comparado a sites adultos; entenda
- Capa para Galaxy J5 Prime: lista reúne seis cases para celular Samsung
- Piores jogos do Dragon Ball Z: lista reúne 'bizarrices' da franquia
- Gmail fora do ar? Serviço não abre e exibe mensagem 'algo deu errado'