A calculadora do PC com Windows 10 é mais poderosa do que parece. Embora quase sempre usada no modo padrão, a ferramenta esconde recursos avançados, como um modo destinado a programadores, um sistema dedicado a cálculo de data e 13 conversores, incluindo de moeda, peso, comprimento e temperatura.
Uma das grandes vantagens dessas funções é que o aplicativo é nativo do sistema. Ou seja: você não precisa procurar por essas informações na Internet nem baixar programas que realizem essas funções. Confira a seguir o guia do TechTudo sobre a calculadora do Windows 10 e use todo o potencial da aplicação desenvolvida pela Microsoft.
Modos
A calculadora do Windows 10 tem quatro modos: padrão, científica, programador e cálculo de data. Para mudar de modalidade, clique no menu principal, localizado no canto superior esquerdo, e selecione a calculadora desejada.
Padrão
A calculadora padrão é a que você mais usa no dia a dia — provavelmente a única que você efetivamente usa. Ela reúne oito operações matemáticas básicas: soma, subtração, divisão, multiplicação, porcentagem, fração, raíz quadrada e elevado ao quadrado. A operação é igual a das antigas calculadoras de bolso e, na maior parte das vezes, as operações podem ser efetuadas diretamente do teclado do PC ou notebook.
Mesmo sendo muito popular, a calculadora padrão possui um recurso subutilizado: o conjunto de botões de memória. A ferramenta é ideal para quem usa determinados números com frequência, permitindo deixar valores salvos para uso posterior.
Abaixo, listamos o que cada botão faz:
- MS: Salva um novo número na memória.
- MR: Recupera o último número salvo na memória.
- M+: Soma o número que está na caixa de texto ao último número armazenado.
- M-: Subtrai o número que está na caixa de texto ao último número armazenado.
- MC: Apaga todos os números salvos na memória.
- M: Exibe todos os números atualmente armazenados na memória.
Os botões de memória estão presentes nas calculadoras padrão e científica. O modo programador possui apenas os botões MS e M; o cálculo de data não traz a funcionalidade.
Científica
A calculadora científica conta com mais operações em relação à padrão. As adições incluem seno, cosseno, tangente, logaritmo, expoente, fatorial, entre outras. Os botões permitem construir equações, facilitando a conferência da resolução de problemas por estudantes, por exemplo.
Programador
Criado para programadores, esse módulo permite alterar entre diferentes sistemas numéricos. Basta digitar um número que ele imediatamente exibirá suas equivalências nos sistemas hexadecimal, octal e binário, além do próprio decimal, definido como padrão. A calculadora conta com outras funções úteis para desenvolvedores, como operadores lógicos (or, xor, not, and) e sistema de troca de bits.
Cálculo de data
O modo cálculo de data permite calcular a diferença exata entre duas datas específicas. Basta selecioná-las em um calendário e o Windows dirá a diferença exata entre elas. A ferramenta permite saber quantos dias faltam para o Carnaval, quanto tempo se passou desde suas últimas férias e outras consultas do tipo.
Conversores
Você provavelmente já se deparou com alguma unidade de medida não familiar e teve que consultar o Google para encontrar o correspondente usado no Brasil. Mas essa tarefa poderia ter sido resolvida na própria calcul
Para usar o recurso, primeiro entre no tipo de medida que você quer converter — no exemplo abaixo, selecionamos "Comprimento". Depois, clique nas setas e defina as unidades (aqui, de polegadas para centímetros). Então basta inserir o número para que o conversor dê seu equivalente na unidade desejada, além de informar valores aproximados em outros sistemas populares.
Planilha sumiu da partição: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook lança novas ferramentas para evitar assédios
- Final Fantasy 7 Remake: confira a evolução de visual dos personagens
- Xperia M5 vs Xperia M4 Aqua: as diferenças nas especificações dos celulares
- WhatsApp: como personalizar as notificações de contatos e grupos no iOS
- Como 'voltar ao passado' usando os mapas do Google Street View
- Como configurar o modo Não Perturbe no Galaxy A5 2016
- Quem salvou minha foto no Instagram? Veja como funciona recurso 'Salvar'
- Testamos Clips, o app da Apple para criar vídeos perfeitos no iPhone
- Facebook caiu? Rede social e Messenger ficam fora do ar
- Skype web ou desktop? Confira diferenças entre as versões do mensageiro
- Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema
- Paredão BBB 21: como votar para eliminar Pocah, Projota ou Thaís
- Como desativar as notificações de apenas um app nos iPhone 6 e 6S
- Cinco tipos de contatos tóxicos para evitar nas redes sociais
- Firefox corrige bug de mais de 14 anos no navegador
- LG lança novas caixas de som Bluetooth no Brasil para rivalizar com JBL
- Como atualizar o Mozilla Firefox para a versão mais recente
- Privacidade pode estar perto do fim? CPBR8 debate reconhecimento facial
- Vírus para Android se disfarça de app e é ‘quase impossível’ de deletar
- Skoob app: como usar a rede social para leitores