Notebooks da Dell, assim como de qualquer outra marca, perdem velocidade de processamento com o passar do tempo. Isso pode ocorrer por vários motivos, como HD lotado de arquivos ou até alguma falha no sistema operacional. No entanto, é possível resolver a lentidão no laptop de forma rápida, sem precisar instalar softwares para isso.
Há algumas soluções possíveis, como limpar o cache, eliminando arquivos desnecessários, ou tirar o computador do modo de desempenho reduzido para economizar bateria. Pensando nisso, o TechTudo reuniu cinco dicas que devem melhorar o funcionamento do seu portátil da Dell.
Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
1. Fazer limpeza de disco
Para começar, o ideal é se livrar de arquivos desnecessários ou corrompidos na máquina. Essa dica é ideal para quem deseja liberar espaço de processamento sem precisar apagar arquivos pessoais importantes. Essa ferramenta é nativa no Windows e bem prática. Para acessar, abra o menu principal e busque por "Limpeza de Disco". Por lá, é possível apagar muito além dos arquivos cache (temporários de acesso).
Também é interessante limpar a lixeira, apagar relatórios de erro e miniaturas. Parece pouco, mas esses itens podem somar dezenas de GB ocupados desnecessariamente no notebook e, com isso, deixá-lo mais lento. Para completar, selecione os itens que deseja apagar e conclua em "Ok". Basta aguardar o fim do processo e conferir quanto de espaço foi liberado.
2. Desfragmentar o disco
Esse processo é um pouco mais demorado, mas pode deixar o desempenho do notebook mais eficiente. No uso diário da máquina, os arquivos são armazenados em fragmentos durante o processamento e a busca por esses itens ao abrir uma pasta ou software, por exemplo, pode levar mais tempo que o esperado. A desfragmentação "une" esses dados de arquivos para que a resposta fique mais rápida.
Ou seja: o processo coloca o HD "em ordem" e finaliza o processo de limpeza da máquina. A ferramenta também é nativa do Windows, podendo ser acessada por meio do menu – basta pesquisar por "Desfragmentar e Otimizar unidades". Primeiro, selecione os discos que deseja verificar e clique em "Analisar". Note que a necessidade de otimização é indicada pelo próprio sistema. Depois, clique em "Otimizar" para iniciar o processo. Esse item pode demorar algumas horas e é ideal que o notebook fique plugado na tomada.
3. Conferir espaço de disco HD e apagar arquivos pesados
Manter um HD com pelo menos 40% de espaço livre garante que a máquina não fique tão lenta no dia a dia. É possível checar de vez em quando o espaço já ocupado do HD por meio do menu "Meu Computador". Lá é exibida uma barrinha que indica os GBs livres e ocupados. O Windows permite ainda descobrir quais são os arquivos mais pesados do sistema. Portanto, basta apagar o que não é essencial para liberar mais espaço no seu disco. O ideal é fazer essa limpeza com certa frequência para não acumular itens desnecessários na pasta de downloads ou perdidos pelo PC.
4. Conferir se o desempenho está limitado
As configurações de energia do notebook Dell permitem reduzir o desempenho da máquina quando estiver utilizando a bateria, sem plugar no carregador, ou em modo de economia de energia, quando a carga está baixa. Isso pode baixar a velocidade de processamento do laptop, ocasionando travamentos ou lentidão ao abrir e executar programas. Para conferir se isso está acontecendo, busque por "Escolher um Plano de Energia".
Confira se o modo "Equilibrado", que tenta equilibrar o desempenho do aparelho e a otimização da bateria, está ativo. Nas configurações avançadas, garanta que os itens gráficos
5. Resetar o sistema operacional
Caso o usuário já tenha feito toda a limpeza e procedimentos das dicas acima e o computador continuar apresentando lentidão no dia a dia, uma dica prática é resetar o windows. Isso porque os travamentos podem estar sendo causados por alguma falha no sistema operacional ou arquivo danificado. É possível fazer isso de duas formas: restaurar o PC zerando a máquina (apagando os arquivos), ou tentar recuperar o sistema sem apagar seus dados.
O ideal em caso de travamentos graves é zerar a máquina e, se possível, fazer uma instalação limpa do Windows. Para encontrar as opções, abra o menu de "Configuração", clique em "Atualização e segurança" e depois em "Recuperação". Escolha a melhor opção indicada e clique em "Começar Agora". Depois basta seguir as indicações na tela para restaurar o sistema operacional da Microsoft.
Os notebooks da Dell são bons? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como funciona o Modo Ambiente nas smart TVs QLED da Samsung
- Drone: confira os modelos ‘em conta’ mais adequados para cada situação
- Venture: conheça a câmera que se adapta às situações do dia a dia
- Google Tradutor libera recurso de tradução instantânea; saiba usar
- Dicas para jogar Dead by Daylight e sobreviver no game de terror
- Fortnite: Desafios da Semana 9 da Temporada 7; veja como completar
- Conheça 15 novas funções do iOS 8 que não existiam no iOS 7
- Veja todos os atalhos de teclado do Media Player Classic e crie os seus
- Atari VCS tem início de pré-venda em 30 de maio
- Cinco jogos 'auto chess' para baixar e jogar de graça no PC e celular
- Pokémon GO: vejas ranques e datas da 1ª Temporada da Liga de Batalha
- Cinco pro players brasileiros que já se aposentaram
- Comprar o Chromecast Audio vale a pena? Veja prós e contras do dongle
- Microsoft Wi-fi: empresa anuncia acidentalmente novo projeto de Internet
- Batman Arkham Knight ganha novo vídeo de batalha e golpes com o Batmóvel
- Técnica de som '3D' do século 19 cria mais imersão na realidade virtual
- Chrome salva os perfis que você visitou no Facebook; saiba apagar
- QR Code generator: como usar gerador de código QR online e grátis
- Mi A3 vs Nokia 2.3: compare preço e ficha técnica
- Confira a lista com os 10 piores meios de campo de PES 2016