Os aplicativos de celular podem ser grandes aliados na hora de praticar atividades físicas e perder peso. Ferramentas de empresas como Nike, Adidas e Google auxiliam na montagem de treinos, no monitoramento de corridas e caminhadas, disponibilizam aulas práticas com personal trainer em vídeo e podem até enviar lembretes para o usuário não esquecer o caminho para a academia.
Confira, na lista a seguir, sete aplicativos que podem incentivar a criar uma rotina de exercícios físicos para emagrecer e manter uma vida saudável. Todas as opções são gratuitas e estão disponíveis para iPhone (iOS) e Android.
Quer comprar smartphones baratos? Conheça o Compare TechTudo
1. Google Fit
Reformulado recentemente, o Google Fit está disponível para Android e tem uma série de recursos que podem ajudar a emagrecer, como monitorar automaticamente atividades do dia a dia, identificando se houve caminhada ou corrida, a frequência cardíaca, calcular a queima de calorias e estabelecer metas de atividades diárias para aumentar o bem-estar e a expectativa de vida, como uma quantidade determinada de minutos em movimento e atividades de cardio.
Para utilizar, é preciso entrar com uma conta Google e informar a idade, gênero, altura e peso. Um diário mostrará o registro pessoal das atividades do usuário e sua evolução. O app possui uma parceria com a Organização Mundial de Saúde para incentivar um estilo de vida mais saudável para os usuários.
2. Desafio de 30 Dias para Fitness
O Desafio de 30 Dias para Fitness tem treinos específicos para serem realizados durante um mês. Depois disso, o usuário pode alterar os exercícios para alcançar novos objetivos e avançar no desenvolvimento corporal. O app tem uma lista de treinos que se dividem em: corpo inteiro, abdominal, glúteos, braços e pernas. Em cada uma das opções, é possível escolher o plano iniciante, intermediário ou avançado, que tem movimentos específicos para cada tipo de condicionamento físico. O aplicativo apresenta um relatório de desempenho e está disponível para Android e iOS.
Ao selecionar uma opção, o usuário verá uma lista de exercícios para praticar a cada dia, até completar os trinta dias propostos. Os movimentos são exibidos com animações na tela. O app também disponibiliza um plano alimentar geral para o usuário, que pode selecionar entre uma dieta padrão ou vegetariana, mas não há indicação individual feita por um nutricionista ou profissional relacionado à alimentação. O aplicativo exibe anúncios na tela durante o uso.
3. Runtastic
Feito em parceria com a Adidas, o Runtastic é um monitor de caminhadas e corridas gratuito. O usuário sinaliza o início do treino e o app percorre o mapa através do GPS, monitorando todo o percurso. Ao final, é possível ver informações como ritmo, velocidade média e ganho e perda em elevação. Um relatório das últimas corridas mostra as informações em números ou em gráficos para comparação da evolução.
O app permite sincronizar a conta com o Apple Music para ouvir músicas e playlists durante o percurso, compartilhar os resultados nas redes sociais, cadastrar os tênis de corrida utilizados, e também exibe planos de corrida com dicas e guias de treinos personalizados para cada tipo de objetivo, como corrida iniciante, emagrecimento ou “corpo de verão”.
4. Nike Training Club
O aplicativo Nike Training Club é gratuito e permite que o usuário navegue por estilos de treinos de vários esportes, como corrida, musculação e treino funcional, sempre voltados para o desenvolvimento do corpo. É possível selecionar o tipo do treino entre opções como “para começar”, “para emagrecer” ou “forte na academia”. Também há opções de treinos baseados em rotinas de atletas profissionais, como do jogador de futebol Cristiano Ronaldo.
Ao selecionar um plano de treino, o usuário terá acesso a aulas com vídeos explicando os movimentos e o
5. BTFIT
Criado pela rede de academias BodyTech, a plataforma BTFIT disponibiliza vídeos de aulas completas com professores de educação física e personal trainer para o usuário reproduzir os movimentos. Algumas aulas são pagas, mas existem boas opções gratuitas para treinar em casa, como treinos de abdominal, cardio dance e pilates.
Os treinos são divididos em aulas disponibilizadas diariamente, para criar uma rotina de exercícios. É possível ver a lista de professores da academia para que o usuário possa acompanhar aquele que mais o agradar. O plano pago também dispõe de um personal trainer online e custa a partir de R$ 10,82 por mês.
6. Nike Run Club (antigo Nike Running)
Também voltado para corridas, o Nike Run Club é gratuito e acompanha todo o treino através do mapa e disponibiliza um relatório completo das últimas atividades, com gráficos explicativos do desempenho do atleta durante o percurso. É possível criar indicadores pós-treino, como nível de esforço, tipo da pista e anotações pessoais. O usuário também pode compartilhar seu treino nas redes sociais, além de adicionar amigos e visualizar seus desempenhos no feed do próprio app.
O app tem um sistema de conquistas de objetivos que incentivam o usuário a treinar mais e alcançar novas metas, como a corrida mais longa, quilômetros mais rápidos, sequência de treinos, além de classificar o nível das corridas de acordo com a distância percorrida. A cada desafio alcançado, o atleta é gratificado com uma medalha no app.
7. Abusive Gym Reminder
Disponível apenas para Android, o Abusive Gym Reminder é indicado para pessoas que tem preguiça de ir à academia. Após cadastrar o endereço da academia no aplicativo e marcar os dias de treinos, o app manda mensagens xingando o usuário caso ele não tenha ido malhar naquele dia – o serviço identifica se o usuário compareceu ou não através da localização por GPS. O app mostra um calendário de presenças e faltas para que o usuário tenha controle dos dias de treino.
Qual a melhor marca de relógio inteligente: Multilaser ou Xiaomi? Usuários opinam no Fórum TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Apple Brasil aumenta preços em mais de 50% do iMac, MacBook e Apple TV
- Cinco configurações que você deve mudar no celular Android
- YouTube Spaces ganha nova sede no Rio de Janeiro
- CS:GO: MIBR está fora do qualificatório da ECS Season 6
- Aprenda a criar um wallpaper de Super Mario Maker no PC e celular
- Como dublar áudio do WhatsApp no TikTok
- Circuito Desafiante 2019: RED lidera tabela e OPK perde classificação
- Microsoft acaba com updates de segurança no Windows XP; saiba o que muda
- Conheça a história de BioShock 1, 2 e Infinite, popular série de tiro
- Como criar pinturas para suas armas em Call of Duty: Black Ops 3
- Como obter itens gratuitos para Far Cry 5 no Ubisoft Club
- CS:GO: MIBR perde para Liquid e é eliminada da ESL Pro League Season 9
- Deezer dá desconto de 50% para estudantes no Brasil
- Galaxy A51 vs LG K62 Plus: compare preço e ficha técnica
- AC Syndicate: diretor fala sobre veículos e ausência de multiplayer
- Como resetar o Moto E4 Plus para as configurações de fábrica
- Apple leva multa milionária por deixar iPhones mais lentos
- Como baixar a demo de PES 2018 no PS4, Xbox One, PS3 e Xbox 360
- Gorilla Glass 6: celular pode cair no chão até 15 vezes, promete fabricante
- Como fazer recarga de créditos pelo Bradesco