O Android O conta com uma série funcionalidades que podem ser automatizadas, ou seja, configuradas para que funcionem sem que o usuário precise ativá-las sempre. Sendo assim, ninguém mais precisa se preocupar em ajustar a luminosidade da tela, ativar o modo “Não Perturbe” - a cada vez que entrar em uma reunião - ou armazenar apps e dados do smartphone na nuvem, por exemplo.
Confira a seguir sete recursos que o sistema é capaz de executar sozinho para não esquentar mais a cabeça com eles. Os processos foram realizados em um Moto Z2 Play equipado com Android 8.0.
1. Atualizações automáticas dos apps Google Play
Para evitar que seus usuários fiquem com os aplicativos desatualizados, a loja Google Play apresenta uma funcionalidade que garante a atualização automática dos programas baixados. Assim, não é necessário fazer os uploads manualmente e você pode receber novas funcionalidades e correções feitas nos softwares regularmente.
Para ativar o recurso, basta acessar o Google Play e seguir o caminho: ícone de três linhas situado no canto superior direito → Configurações → Atualizar apps automaticamente → Só atualizar apps automaticamente por Wi-Fi. Essa última opção pode ser acionada para evitar gastar o pacote de dados móveis.
2. Escaneamento do Google Play Protect
O Google Play Protect é um recurso de escaneamento que procurar assegurar que o smartphone dos usuários fique livre de softwares maliciosos. É possível fazer a varredura manualmente ou configurar para que ela ocorra automaticamente. Para isso, é só seguir os passos: abrir Google Play → ícone de três linhas situado no canto superior direito → Play Protect → ativar chave da opção “Verificar ameaças de segurança”.
3. Brilho adaptável à luminosidade do ambiente
Dentro das configurações de tela do Android, os usuários podem ativar o modo de brilho adaptável, que ajusta a luminosidade de acordo com a luz ambiente. Assim, deixa de ser necessário a correção da iluminação do display sempre que for dormir e ter que voltar à maneira inicial ao despertar. O smartphone fará isso sozinho para você. A seguir, os passos para ligar a função: Configurar → Tela → ativar chave do item "Brilho adaptável".
4. Gerenciador de armazenamento
Com a atualização para o Android Oreo, os usuários ganharam um gerenciador de armazenamento que é um verdadeiro aliado para evitar que o aparelho tenha a memória cheia de arquivos inúteis. Ao ativar a função, é possível definir para que o sistema exclua fotos e vídeos com mais de 30, 60 ou 90 dias na galeria do smartphone. Para ativar, acesse: Configurar → Armazenamento → ative a chave “Gerenciador de armazenamento” → depois de ativada, toque em “Gerenciador de armazenamento” → vá em “Remover fotos e vídeos” e selecione o número de dias desejado.
5. Agendamento do modo Não perturbe
O modo “Não perturbe” do Android é capaz de bloquear todos os sons e vibrações (ou somente aqueles predefinidos) do aparelho quando desejado. Sua ativação pode ser feita manualmente ou programada. O sistema permite agendar para que a funcionalidade seja ligada sempre em determinados dias e horários ou de acordo com eventos confirmados na agenda do Google. Para acessar essas opções vá em: Configurar → Som →Preferências de “Não perturbe” → criar uma regra automática.
6. Backup automático no Drive
Os usuários do Android não precisam se preocupar em perder contatos, apps instalados, SMS, configurações ou histórico de chamadas caso troquem de aparelho. O sistema conta com uma funcionalidade de backup automático, que salva todos esses dados no Drive. Ao mudar de smartphone, basta conectar-se à mesma conta do Google para que as informações migrem para o dispositivo novo. Para ativar o recurso, siga os passos: Configurar → Google → Cópia de segurança → Ative a chave “Fazer backup no Google Drive”.
7. Desbloqueio ao chegar em um local seguro
O sistema móvel do Google oferece uma facilidade que permite manter o smartphone desbloqueado em lugares determinados pelos usuários como seguros. O recurso é prático principalmente para aparelhos sem leitor de impressão digital, que sempre exigem inserir um pin ou desenhar o padrão de segurança, que quando digitados incorretamente podem acabar atrasando o acesso aos apps desejados.
Assim, ao chegar em casa, por exemplo, o dispositivo ficará desbloqueado até que se saia do local. Para usar o recurso, vá em: Configurar → Segurança e localização → Smart Lock → Lugares confiáveis → Adicionar lugar confiável.
Android Oreo: chega para quais celulares? Usuários respondem no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Celular não reconhece cartão SD? Veja dicas para resolver
- Três maneiras de instalar o Windows 7 Service Pack 1 (SP1) no seu PC
- Veja como assistir ao Netflix usando um Chromecast
- Snapchat tem jogos escondidos; veja como usar os Snappables
- Notebook ou Ultrabook? Veja em qual aparelho vale mais a pena investir
- Como usar o Bitmoji para WhatsApp
- Como bloquear mensagens enviadas por páginas no Facebook Messenger
- Aprenda a ejetar o cart?o de mem?ria de um tablet Android com seguran
- Como checar voo atrasado com o app Infraero Voos Online
- Tudo sobre Moto G8 Power Lite: preço, ficha técnica, prós e contras
- Arena of Valor ou Vainglory: veja qual o melhor MOBA
- Quer um Motorola? Compare o Moto G 4 Plus e Moto X Style
- Cinco melhores apps de carona para Android e iPhone
- Como separar suas notas no Google Keep por marcadores
- Confira como jogar o multiplayer de Forza Motorsport 6
- Natus Vincere é a nona equipe convidada para a ESL One: Cologne 2018
- Emoji misterioso do iOS 9 faz parte de camapanha contra bullying; entenda
- Minecraft ganha 23 novas skins baseadas em Star Wars Rebels
- Como ativar o tema escuro no Microsoft Edge do Windows 10
- Cinco aplicativos para quando você estiver sem internet no celular