A Quadro GV100, da Nvidia, é a maior placa gráfica do mundo. Anunciada nesta terça-feira (27) a GPU é um dos primeiros modelos a explorar a tecnologia RTX, que promete entregar gráficos mais realistas graças a um novo tipo de renderização.
A nova placa de vídeo é voltada para o mercado profissional. Ela é construída sob a arquitetura Volta e pode ser uma aliada poderosa para trabalhos de produção gráfica, como animação e design e também em aplicações de inteligência artificial. A Quadro GV100 começa a ser vendida no mercado internacional por US$ 8.999, algo em torno de R$ 30 mil sem o custo dos impostos.
A Quadro GV100 traz especificações de respeito, com o dobro de memória em relação a sua antecessora direta GP100. O modelo conta com 32 GB de memória HBM2 e 5.120 CUDA Cores, núcleos responsáveis pelo processamento gráfico nas GPUs da Nvidia. Traz também 640 Tensor Cores, unidades exclusivas da arquitetura Volta que são desenvolvidas para aplicações de inteligência artificial.
Com isso, a GPU promete uma performance surpreendente, sendo capaz de chegar a 7,4 TFLOPs em renderização de precisão dupla – reduzindo a incidência de falhas –, 14,8 TFLOPs em precisão única e 118,5 TFLOPs em deep learning (inteligência artificial). Em comparação, a GP100 traz 5,2 TFLOPs e 10.3 TFLOPs em precisão dupla e única, respectivamente. Teraflop (TFLOP) diz respeito à capacidade computacional da placa: quanto maior o número, mais operações ela consegue processar por segundo.
A GV100
O público alvo da placa é formado por profissionais que lidam com modelagem gráfica, como produtoras de filmes e estúdios de games. A Nvidia promete uma velocidade até 10 vezes maior na renderização de trabalhos 3D em relação às placas de vídeo utilizadas atualmente pela indústria. Além disso, a nova Quadro também é voltada para acelerar projetos que usam algoritmos avançados, como aplicações de deep learning, inteligência artificial capaz de aprender conforme o uso.
Por enquanto, A GV100 está à venda apenas no site internacional da Nvidia. A partir de abril, fabricantes de Workstations como Dell, HP e Lenovo devem lançar as primeiras máquinas com a nova placa de vídeo.
Em dezembro do ano passado, a Nvidia lançou a GTX Titan V, a primeira placa construída sob a arquitetura Volta. O lançamento da Quadro GV100 também sinaliza que a arquitetura, substituta natural da Pascal – GTX 1080, por exemplo –, está mais próxima de se tornar mais presente nas novas placas de vídeo voltadas para o público gamer.
NVIDIA GeForce 920M 4GB DDR3 é uma boa GPU? Saiba no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- IBM apresenta Pangea III, computador comercial mais poderoso do mundo
- Overwatch é destaque nas promoções de fim de ano da Blizzard para PC
- Microsoft libera bots na Cortana; pizzaria já adotou a novidade
- Futuros smarts da Samsung podem medir a taxa de gordura do seu corpo
- AirDroid ou Pushbullet: qual a melhor opção para usar o WhatsApp no PC?
- JBL Pulse 3 é boa? Veja análise de preço e ficha técnica da caixa de som
- Notebook Samsung com Core i5 vale a pena? Veja prós e contras
- Twitter lança Moments; recurso reúne tuítes mais vistos em um único lugar
- Android 8 Oreo: como usar o preenchimento automático de senhas
- War Thunder, HAWX e mais: veja os melhores jogos de avião de guerra
- Aprenda a fazer fotos em movimento com uma câmera DSLR
- Como garantir o Windows 10 grátis mas continuar com a versão antiga
- MiniPC Raspberry Pi 3 chega oficialmente ao Brasil e ganha cor exclusiva
- Pokémon Go chega ao Zenfone da Asus, com download pela Google Play
- Deezer anuncia retrospectiva e artistas mais escutados de 2020
- Como fazer backup da sua conta no Microsoft Outlook 2016
- Capa para iPhone criada pela Mophie permite recarregar bateria sem fios
- Como editar imagens pelo Google Fotos no iOS
- Zuckerberg faz post no Facebook e pede aos seguidores metas para 2015
- Como aplicar filtros artísticos em selfies com o PicsArt