Os HoloLens, ?culos de hologramas da Microsoft, ? visto com muita expectativa pelo p?blico desde a sua apresenta??o no fim de janeiro. O produto, equipado com o novo Windows 10 Hologr?fico, deve fazer com que os usu?rios mudem a forma de interagir com jogos, conte?do multim?dia e at? mesmo trabalhar em um cen?rio que mistura elementos reais com holografia. No entanto, ser? que o ?culos da Microsoft cair? no gosto dos consumidores ou ser? um grande fiasco como o Google Glass? O TechTudo analisou a quest?o.
HoloLens: conhe?a melhor o novo dispositivo de holograma da Microsoft
Um mundo sem telas
Antes de partir para as suas funcionalidades, ? preciso encarar as holografias do HoloLens como uma quebra de paradigmas na rela??o entre usu?rios e dispositivos. Ao inv?s da visualiza??o e intera??o limitadas pela tela, os ?culos da Microsoft prometem objetos virtuais para o mundo do usu?rio, misturando aquilo que ? real com o que ? projetado nas lentes do aparelho.
O uso dos hologramas, nesse caso, prometem tornar a computa??o mais simples e amig?vel ao usu?rio. Em outras palavras, a Microsoft pretende eliminar a barreira f?sica entre os computadores que conhecemos hoje, presos em hardwares e telas, para espalhar seus elementos pelo ambiente do usu?rio, com intera??es mais naturais e humanas. A ado??o por partes dos consumidores, no entanto, n?o est? garantida.
Assim como a Apple mudou a rela??o do usu?rio com telas sens?veis ao toque ao lan?ar o iPhone, em 2007, a Microsoft precisar? mostrar ao usu?rio que a holografia do HoloLens pode ser atrativa e inovadora o suficiente para conquistar o consumidor (e seu bolso). Caso contr?rio, o produto poder? estar fadado a repetir o fracasso dos primeiros tablets com Windows XP, apresentados em 2002, que nem chegaram perto do sucesso do iPad, cerca de oito anos mais novo.
HoloLens: caracter?sticas pr?prias
Se os hologramas s?o a grande aposta da Microsoft para se firmar como uma empresa capaz de inovar, os HoloLens s?o a forma como a empresa quer tornar isso realidade. No entanto, ?culos e tecnologia vest?veis n?o s?o exatamente uma novidade inexplorada. Atualmente, ? poss?vel encontrar uma s?rie de produtos e projetos conhecidos nesses campos como o Oculus Rift, Google Glass, Gear VR e outros.
Mas em compara??o com os dispositivos de realidade virtual, como Rift e o Gear VR, o HoloLens apresenta prop?sitos bastante diferenciados. Os primeiros usam smartphones, por exemplo, para criar um mundo virtual onde o usu?rio ver? apenas o que ? fantasioso, seja este um game ou um aplicativo. J? os ?culos da Microsoft mistura elementos gr?ficos artificiais
Na briga com os demais ?culos inteligentes, o HoloLens tamb?m apresenta suas diferen?as. O Google Glass e o rec?m-anunciado Sony SmartEyeGlass, por exemplo, buscam inserir informa??es sobre navega??es, pesquisas e notifica??es nas lentes do usu?rio, trabalhando em parceria com smartphones durante caminhadas na rua ou passeios.
Os hologramas da Microsoft, por outro lado, tem um perfil mais voltado para atividades internas, inserindo n?o s? janelas de conte?do no campo de vis?o, como tamb?m criando objetos virtuais. Em outras palavras, a intera??o promete ser muito mais profunda, baseada no ambiente que cerca o usu?rio e independente de qualquer smartphone ou tablet.
Aplicativos j? conhecidos
Embora o apelo para novidades em holografia seja muito grande, a Microsoft demonstrou que aplicativos cl?ssicos de smartphones e computadores estar?o presentes no novo produto da empresa. Com isso, ? bastante prov?vel que os usu?rios encontre seus servi?os e ferramentas j? adaptados para a holografia.
Entre os aplicativos demonstrados, destaca-se o Skype, com o qual o usu?rio poder? utilizar a videochamadas do servi?o para fazer tarefas dom?sticas ou profissionais com outros usu?rios de forma mais interativa. Os hologramas far?o ainda com que os jogadores de Minecraft possam ter uma outra perspectiva do famoso game, interagindo com os blocos no mundo real e visualizando suas constru??es sobre superf?cies.
Embora tenham sido abordado de forma mais breve, ? poss?vel ver na apresenta??o da Microsoft hologramas para os aplicativos do Netflix, Xbox Jogos e Music. Assim, a Microsoft recorra a servi?os j? consolidados para popularizar os seus hologramas, algo que aconteceu na migra??o de computadores para celulares, por exemplo.
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Novas possibilidades
T?o importante como garantir a transposi??o de aplicativos ? a cria??o de experi?ncias diferenciadas que agreguem valor ? holografia da Microsoft. Pensando nisso, a empresa apresentou o Holo Studio, que promete trabalhar pr?ximo de outro campo bastante popular do mundo da tecnologia atual: as impressoras 3D.
Durante um bom tempo de sua apresenta??o, a Microsoft demonstrou o quanto os hologramas prometem facilitar a modelagem tridimensional. Ao inv?s de utilizar programas complexos e com uma s?rie de comandos, a companhia do Windows quer que os donos de HoloLens possam manusear os objetos virtuais com as m?os, mudando sua forma e at? mesmo colorindo-os.
Outra t?tica da Microsoft ? atrair a aten??o dos desenvolvedores para evitar os problemas que teve durante muito tempo com o Windows Phone e o Windows 8. Para isso, a empresa deve liberar em breve os kits de programa??o para a sua nova plataforma. A companhia j? garantiu tamb?m que os Universal Apps presentes no Windows 10 ser?o compat?veis com o HoloLens.
Bom para trabalho e para o entretenimento
Uma das grandes dificuldades da Microsoft nos ?ltimos anos foi criar ferramentas que sejam boas tanto para o mundo corporativo como para o usu?rio final, atra?do pela Apple e Google nos ?ltimos anos. Para isso, a empresa fez quest?o de destacar como o Windows Hologr?fico deve ser uma boa ferramenta tanto no ambiente de trabalho como para as horas de lazer em casa.
Para ambientes profissionais, a holografia da Microsoft deve oferecer uma visualiza??o tridimensionais bastante real?sticas de prot?tipos de produtos, com possibilidade de edi??o em tempo real. Al?m disso, as telas flutuantes em chamadas via Skype podem garantir uma intera??o constante entre colegas e at? mesmo criar um ambiente interativo ? longa dist?ncia para o envio de instru??es, por exemplo.
J? em casa, os hologramas devem servir principalmente para fun??es multim?dia e para jogos. Os HoloLens poder?o criar, por exemplo, tel?es virtuais para v?deos, reprodu??o de m?sicas, entre outros. Informa??es como mapas e previs?o de tempo poder?o ser consultados em qualquer lugar com muito mais detalhe. Al?m disso, jogos e aplicativos educativos, como o criado em parceria com a Nasa, poder?o ganhar muito mais profundidade e realismo.
Um longo caminho pela frente
Embora as possibilidades apresentadas pelos hologramas da Microsoft j? sejam impressionantes, o Windows Hologr?fico est? ainda nas fases iniciais de desenvolvimento. A empresa deve dar mais detalhes sobre a disponibilidade do HoloLens e demonstrar novas funcionalidades para o produto apenas na confer?ncia Build 2015, que ser? realizada entre os dias 29 de abril e 1? de maio em S?o Francisco, Estados Unidos.
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