Uma falha em navegadores pode ser usada para roubar dados de acesso de usuários, incluindo login e senha de diversos sites. A brecha de segurança, descoberta por pesquisadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, usa o recurso de preenchimento automático dos gerenciadores de senha nativo dos navegadores mais comuns, como o Google Chrome e o Firefox.
O erro vem sendo usado por, pelo menos, duas empresas de marketing para conseguir e-mails de usuários. No entanto, os especialistas acreditam que o bug também poderia servir de ferramenta para que hackers mal intencionados consigam acesso às contas.
Navegadores como Chrome, Firefox, Microsoft Edge ou Ópera possuem um gerenciador de senha padrão. O recurso é útil para economizar tempo ao acessar serviços na Internet, já que grava a senha e o login. O problema, no entanto, está no preenchimento automático.
Os pesquisadores descobriram que, entre 1 milhão de sites listados no ranking Alexa, mais de mil trazem um script para conseguir o e-mail sem o consentimento do usuário. O curioso é a forma como esse procedimento é feito, passando completamente despercebido.
O código cria uma área de login invisível dentro do site. Ao detectá-la, o gerenciador de senha preenche os dados automaticamente. O que torna a situação mais agravante é que, na maioria dos navegadores, as informações de login são carregadas apenas ao acessar a página com o script. Nos testes, somente o Chrome solicitou alguma interação do usuário.
Ao serem carregadas, as informações de login são enviadas para servidores de terceiros. A boa notícia é que nenhum dos sites analisados manda a senha, apenas o e-mail. O erro também não atinge gerenciadores de senha de terceiros e mais robustos como o LastPass ou 1Password. No entanto, nada impede que um hacker possa usar o artifício e roubar também a senha.
Esse tipo de vulnerabilidade nos gerenciadores de senha dos navegadores não é nenhuma novidade. Há pelo menos 11 anos, este assunto é comentado em estudos de segurança online. A dúvida que fica é se em atualizações futuras os browsers vão ser capazes de identificar estes scripts que criam áreas de logins invisíveis.
Você pode testar se o seu navegador está imune ao script com esta página de demonstração criada pelos pesquisadores. Em todo caso, é recomendado desabilitar o preenchimento automático de senha no seu browser e usar a verificação em duas etapas sempre que for possível.
Como saber a senha do meu roteador Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Placa de vídeo desligando sozinha? Veja qual pode ser o problema
- Sexta-Feira 13 e Ninja Gaiden são jogos grátis da Xbox Live em outubro
- G Pad 2 é anunciado com 10,1"; LG promete revelar preço na IFA 2015
- O apocalipse dos aplicativos está mais perto do que você imagina
- Sucesso: cinco games que faturaram muito com pouco investimento
- Dez curiosidades sobre os discmans, aparelho de música febre nos anos 90
- Dicas para deixar o roteador mais rápido e seguro
- Euro Truck Simulator 2: veja os melhores caminhões do jogo
- God of War: como resolver o desafio das placas iluminadas em Alfheim
- Sete conselhos para evitar ataques de phishing no seu perfil do Facebook
- EA convida usuários para beta de EA Sports UFC 2; saiba como participar
- Confira lista de notebooks i5 e i7 da Asus disponíveis no Brasil
- CS:GO supera DotA 2 em jogadores ativos e horas jogadas na Steam
- Paredão BBB 2019: como votar para salvar Alan, Hariany, Carol ou Tereza
- Como abrir uma conta no Banco Inter
- Resumo da semana: Battlefield e Rise of the Tomb Raider foram destaques
- Como restringir o pr?-carregamento de v?deo do Instagram
- Lenovo Vibe A7010: veja as vantagens e desvantagens de comprar o celular
- Como conseguir mais Pokébolas no game para celular Pokémon Go
- Google Maps: como ver o trânsito próximo com atalho para iPhone