Seu WhatsApp está com problemas para enviar fotos e vídeos? O mensageiro pode falhar ao mandar ou receber arquivos e mídias por diversos motivos. Os mais comuns são erros relacionados à conexão com a Internet, falta de espaço no celular ou até mesmo data e hora desconfiguradas. Felizmente, a maioria das adversidades são bem simples de resolver, mas há casos em que pode ser necessário formatar o cartão de memória ou redefinir o mensageiro.
Se o seu WhatsApp não consegue enviar conteúdo multimídia, confira os principais problemas e as possíveis soluções no tutorial a seguir. Algumas dicas valem para usuários de iPhone (iOS) e Android.
Conexão
O primeiro item a ser verificado é a conexão com a Internet – especialmente se você estiver usando o 3G ou 4G, cuja qualidade costuma variar bastante. A rede pode estar instável ou muito lenta, o que compromete o envio e o recebimento de mídias no WhatsApp, principalmente os vídeos muito grandes. Você pode checar a sua conexão usando aplicativos como o Speed Test, Fast e outros. Confira a lista com diversas opções.
Se o seu smartphone estiver usando o Wi-Fi de uma rede pública, a disponibilidade de banda pode ser bem limitada, visto que essas conexões costumam ser compartilhadas entre muitas pessoas. Neste caso, a dica é tentar reconectar o Wi-Fi ou desativá-lo para usar a rede de dados 3G ou 4G da sua operadora.
Outro problema comum é o bloqueio do mensageiro em redes de escolas e universidades. Para contornar essa limitação, você pode usar uma VPN. Veja uma lista com aplicativos para Android e iPhone (iOS).
Data e hora
Se a data ou hora do seu telefone estiver desconfigurada, o WhatsApp pode falhar ao enviar suas mensagens – inclusive vídeos e fotos. Caso o problema seja este, a dica é configurar o seu aparelho para ajustar a data e hora automaticamente. Para isso, no Android, basta acessar as configurações do sistema, ir em "Data e hora" e habilitar a opção "Data e hora automáticas".
No iPhone, basta clicar em “Ajustes” e, na tela de configuração, tocar em “Geral”. Em seguida, selecione a opção “Data e Hora”.
O próximo passo é clicar em “Automaticamente” para configurar o horário de modo automático. Caso você queira ajustar manualmente, basta desativar essa opção. Dessa forma, a data e a hora surgem em azul. Clique neles. Por fim, é só definir o dia e navegar pelos números até que fiquem com o horário correto.
Falta de espaço
O WhatsApp compacta as imagens para deixá-las mais leves para serem enviadas no mensageiro. Embora isso diminua o tamanho do arquivo, o aplicativo precisa de espaço livre na memória do celular para processar a foto ou vídeo. Felizmente, existem diversas maneiras de liberar memória no Android. A seguir, confira os conteúdos que o TechTudo já publicou com dicas para ganhar espaço no smartphone.
Cartão SD com problemas
O cartão de memória do seu celular pode estar corrompido, impedindo que o WhatsApp faça gravações. Neste caso, formatar o cartão microSD pode resolver. Lembre-se de fazer backup dos seus dados antes, inclusive das conversas no WhatsApp, pois tudo será perdido no processo de formatação.
Atualize o WhatsApp
O WhatsApp, frequentemente, desabilita o funcionamento de versões antigas do aplicativo. O objetivo é forçar o usuário a manter-se atualizado para aproveitar os novos recursos que são lançados e também a se proteger de possíveis falhas de segurança. Atualmente, o app está na versão 2.17 no Android e no iPhone. Aprenda como atualizar os aplicativos do seu celular neste tutorial.
Restaure o WhatsApp
Em último caso, a dica é restaurar o WhatsApp. Existem duas formas de fazer isso: apagando os dados do mensageiro ou removendo o aplicativo para, em seguida, reinstalar. Dessa forma, ao abrir o app, você precisa confirmar o seu número novamente. Antes, porém, é muito importante fazer um backup das suas conversas para restaurá-las depois, caso queira.
Continua com problemas para enviar e receber arquivos no WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- League of Legends (LoL): os personagens que dominaram o metagame em 2020
- Como criar bot no Discord
- Uber lança patinetes elétricas em São Paulo
- Facebook testa vídeos flutuantes e formato PIP no feed; saiba ativar
- Emoji 13.0: conheça as carinhas que podem chegar aos celulares em 2020
- Facebook Messenger chega ao Apple Watch; saiba como instalar
- VIE FIT: fone de ouvido Bluetooth ergonômico se molda ao seu ouvido
- PUBG Mobile bane mais 2,7 mil jogadores 'trapaceiros' por 10 anos
- IPMet: como ver previsão e boletim do tempo no site
- Amazon Prime Video, concorrente mais barata da Netflix, chega a Apple TV
- Sigmund Freud: Doodle do Google celebra 160 anos do pai da psicanálise
- Qual Pokémon é mais forte? Veja perguntas e respostas de jogos da série
- Conheça os itens para evoluir os monstrinhos em Pokémon GO
- Trocar a antena do roteador pode ajudar a 'turbinar' seu Wi-Fi; entenda
- Como assistir ao jogo Internacional x Flamengo da Libertadores 2019
- Como trocar a senha do Amazon Prime Video
- Lista traz os clones mais bizarros de Candy Crush para iOS e Android
- Instagram testa notificação de venda de produtos
- Mafia 3 mostra mundo aberto enorme e inteligente na E3 2016
- Facebook 'infla' audiência e leva multa de R$ 163 milhões