SpaceWar foi um dos primeiros jogos de PCs da história dos videogames. Lançado em 1962, o título era uma mistura de game de tiro e estratégia e colocava os jogadores em uma guerra espacial. O título também fez história no competitivo ao fomentar o primeiro campeonato da história dos videogames, que aconteceu em 1972. Relembre, a seguir, o surgimento, torneio e sucesso do clássico SpaceWar.
Origem de SpaceWar
SpaceWar foi idealizado por um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Entre seus criadores, o nome de Stephen Russell foi o que mais se destacou, mas o grupo contava também com Peter Samson, Dan Edwards, Martin Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert Saunders. O jogo, inspirado em uma série de livros de ficção científica do americano E.E. "Doc" Smith, foi criado para atender ao público do MIT.
O jogo foi testado pela primeira no início da década de 1960. Para rodar o game, era necessário usar um supercomputador, chamado de PDP-1. A máquina era do tamanho de uma mesa e o seu valor podia chegar a US$ 120 mil (cerca de R$ 446 mil na cotação atual).
Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Torneio
O campeonato de SpaceWar! aconteceu mais de 10 anos após os primeiros testes do jogo. Assim, em 1972 ocorreu a primeira “Olimpíada Intergaláctica de SpaceWar”, na Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA. O torneio contou com 20 participantes e foi dividido em três modalidades: “vale tudo” (free for all), competição em time (dois contra dois) e batalha individual.
De acordo com a Revista Rolling Stone, Stewart Brand foi o narrador das partidas. Brand, que era escritor e editor da revista na época, publicou uma matéria onde descrevia o torneio.
SpaceWar tinha uma jogabilidade simples e precisava apenas de duas pessoas, dois controles, um display parecido com uma TV e um computador. No entanto, nas olimpíadas realizadas em Stanford, o jogo sofreu algumas mudanças e adquiriu novas dinâmicas para a competição.
No torneio, os jogadores precisavam descobrir qual era a sua nave e assim poderiam eliminar os adversários. A pontuação era dividida da seguinte forma: +1 por eliminação, -1 por morte e +1 por sobreviver em campo. Segundo Brand, o jogo terminava quando restava um ou nenhum jogador na tela. Feito isso, um contador surgia para indicar o início de uma nova batalha.
Sucesso
O sucesso do game inspirou diversos cientistas da comunicação e transformou o SpaceWar em um marco para a história dos torneios de videogame.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S7 e iPhone aparecem no top 10 celulares do 1º semestre; veja lista
- Conheça curiosidades e 'segredos' de Frogger, clássico do Atari
- Imagem do novo Moto E, o superbarato da Motorola, vaza na web
- Como usar o app que dá dinheiro para usuário que pratica exercícios físicos
- Conheça a equipe da Team Liquid no LoL, novo time do brasileiro Rakin
- LoL: paiN Gaming vence e sobe na tabela do Circuito Desafiante 2018
- Microsoft libera Skype Web para usu?rios do mundo todo; saiba como usar
- Milton Santos: 92º aniversário do geógrafo ganha Doodle do Google
- Canon lança nova câmera mirrorless EOS M6 com Wi-Fi e sem viewfinder
- Build 16251 do Windows 10 Insider Preview conecta Android e PCs
- Como definir um apelido para um amigo do Snapchat
- Como sair de uma só vez de todos dispositivos conectados ao Spotify
- Apple Arcade é lançado: saiba tudo sobre os novos jogos do serviço
- Como capturar Meltan em Pokémon GO e Pokémon Let's Go
- Unroll.me permite cancelar emails indesejados como se fosse no Tinder
- Windows 10: como sincronizar o Microsoft Edge com celular e PCs
- Do Xperia XA1 ao XZ Premium: todos os lançamentos da Sony em 2017
- Apple Brasil começa a vender iPad Pro 2018: conheça características
- Como usar o WhatsApp Web em tablets sem 3G?
- Tudo sobre Outriders: confira gameplay, lançamento, requisitos e mais