Facebook e Instagram são plataformas que contribuem com o propósito do Setembro Amarelo: a prevenção do suicídio. A campanha teve início no Brasil em 2015 e é resultado de uma parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ações de conscientização são feitas em diversas cidades do país, durante o todo o mês, com o objetivo de alertar a população brasileira sobre o tema.
Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento no número de suicídios no Brasil. Para combater esses índices, as plataformas de Mark Zuckerberg têm ferramentas que contribuem na prevenção desses casos. Os recursos podem evitar (ou reduzir) a quantidade de fotos e vídeos que estimulam comportamentos suicidas (ou de automutilação) na rede, além de oferecerem uma via de contato entre quem enfrenta um momento difícil com pessoas que se preocupam com seu bem-estar.
Veja os números da campanha e saiba mais sobre as ferramentas disponíveis nas redes sociais.
Números
Em 2015, o país registrou 11.736 casos, 12% a mais do que as 10.490 mortes registradas em 2010. Atualmente, a taxa de mortes com essa causa chega a 5,5 a cada 100 mil habitantes. As principais vítimas são homens, que representam 79% dos casos (saude.gov.br/2017/setembro).
Ferramentas do Facebook e Instagram
Relatar casos suspeitos
O Facebook oferece uma ferramenta de prevenção ao suicídio diretamente no feed ou no perfil de um amigo. Ao ver atividade suspeita, é possível denunciar um usuário que esteja precisando de ajuda e marcar a opção “Eu quero ajudar”. O Facebook recebe uma notificação e envia uma mensagem à pessoa oferecendo ajuda, como a oportunidade de conversar com alguém.
Denunciar vídeos ao vivo
Na ferramenta de vídeo ao vivo do Facebook há um recurso parecido para evitar — e desestimular — a transmissão de suicídios em tempo real. Como resposta a casos do tipo que já ocorreram no site, a rede social permite denunciar um streaming e apontar tendências suicidas de outro usuário na opção “Suicídio ou automutilação”. A opção exibe, também, a seguinte mensagem: "entre em contato com as autoridades policiais na sua área se alguém estiver em perigo imediato".
Revisão de conteúdo na plataforma
O Facebook anunciou ainda, em maio, a contratação de três mil novos funcionários destinados à moderação de conteúdos. Entre outras atividades, a equipe é responsável por filtrar denúncias de perfis de pessoas com tendências suicidas e tomar providências, que vão desde prestar auxílio online a acionar as autoridades locais em casos mais graves.
No Instagram
No Instagram também há um recurso de prevenção ao suicídio. Ao visualizar um post que indica tendências suicidas, qualquer pessoa pode usar a ferramenta de denúncia no menu da foto e enviar ao Facebook um alerta sobre o perfil. Para isso, basta acessar as opções "É imprópria" e depois "Automutilação".
Em alguns minutos, a pessoa com o post denunciado vai receber uma mensagem do Instagram informando que "alguém viu o post e pensa que você pode estar passando por momentos difíceis. Se precisar de suporte, podemos ajudar".
Como ficar invisível aos contatos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como instalar aplicativos do iPhone atrav?s do iTunes?
- Free Fire: conheça todos os personagens femininos do jogo
- Drive de CD/DVD não lê mídia? Aprenda a limpar a lente para resolver
- Skype pode ser alvo de hackers no PC; saiba como se proteger
- Happy Valentine's Day: como fazer cartão para o Dia dos Namorados online
- Sete sites para quem gosta de comprar livros pela Internet
- Moovit anuncia integração com Waze Carpool para caronas; saiba usar
- Notebook não liga? Veja possíveis causas e o que fazer para resolver
- Conheça os celulares de destaque do primeiro semestre; preços caem até 25%
- Vídeo compara gráficos de Rise of the Tomb Raider no PS4 Pro e Xbox One
- LG Signature e Sony Bravia: veja as TVs mais finas mostradas na CES 2017
- Call of Duty e Assassin's Creed são destaques nos lançamentos da semana
- Google Play lança Recarga, sistema pré-pago para comprar apps no Android
- HP Laserjet M1132: como fazer download e instalar driver da impressora
- Aplicativo Android da rede social Orkuti é banido da Google Play Store
- Suporte de celular para moto: dicas e preços
- Overwatch comemora seu aniversário com itens e skins antigas
- Como excluir dispositivo cadastrado na Caixa
- JBL Flip 4 vale a pena? Veja prós e contras antes de comprar a caixa
- Moto X Play: como imprimir documentos sem usar cabos