O Instagram, enfim, ganhou moderação automática de comentários. A função é certamente celebrada por usuários em todo mundo e vem de presente para celebridades e pessoas públicas que veem suas fotos e vídeos se tornarem alvos de ataques pessoais, boa parte deles racistas e/ou homofóbicos. A moderação de comentários já estava em testes com algumas contas de marcas nos Estados Unidos.
Como moderar comentários no Instagram? Dicas.
Segundo Kevin Systrom, cofundador do Instagram, o lançamento do filtro de palavras-chave — escolhidas pelos próprios usuários — vai ajudar a reduzir a quantidade de comentários ofensivos em toda a comunidade. O objetivo da rede social é de que as pessoas se sintam confortáveis para se expressarem, sem serem podadas por opiniões diversas ou mesmo ofendidas por seguidores.
Como vai funcionar?
A partir desta segunda-feira (12), o Instagram deu mais um passo para manter a plataforma segura, lançando a opção de moderar comentários para todos. Isso mesmo, o recuso será liberado globalmente. Todas as pessoas poderão escolher palavras que elas não querem tolerar em seus comentários. Após a seleção das palavras, o filtro do aplicativo as esconderá automaticamente.
Em um raro post assinado por Systrom — que vendeu o Instagram ao Facebook por US$ 1 bilhão em 2014, mas segue no comando da rede social — o confundador conta que nos últimos cinco anos, assistiu maravilhado ao crescimento da comunidade que chegou a 500 milhões de usuários. No entanto, com tamanho crescimento, são necessários alguns esforços para mantê-la como um lugar positivo (alternativo ao Facebook) e seguro, principalmente no que diz respeito aos comentários.
"A beleza da comunidade do Instagram está na diversidade de seus membros – pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros, orientações sexuais e talentos sentem-se em casa no Instagram. Às vezes, no entanto, os comentários em suas publicações podem ser indelicados", explica Systorm.
A rede social não imagina que o recurso possa ser usado para promover algum tipo de censura ilegítima, impedindo a livre troca de ideias no aplicativo. Systorm acredita que a mudança dá poder às pessoas para que se sintam seguras para ser elas mesmas, sem que sejam julgadas ou intimidadas.
Como moderar comentários no Instagram
Basta tocar no ícone de engrenagem, no topo do seu perfil, para encontrar a nova ferramenta de comentários. Você poderá listar palavras que considera ofensivas ou inadequadas — qualquer uma, não precisa ser um palavrão e pode estar escrita de várias formas e em diferentes idiomas.
Ainda de acordo com o executivo, você pode escolher a sua própria lista de palavras ou usar palavras sugeridas pelo aplicativo. Lembrando que os usuários também podem excluir comentários, denunciar recados inapropriados e solicitar o bloqueio de contas no aplicativo por diversos motivos.
Como funciona a denúncia no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
"Isso não é apenas o meu desejo pessoal, é também a nossa responsabilidade enquanto empresa. Por isso, estamos dando mais um passo para garantir que o Instagram continue a ser um bom lugar para você se expressar", completa.
O Instagram não deixou claro, porém, se um recurso similar será adicionado às contas de usuários comuns no Facebook. Em páginas de marcas, por exemplo, já é possível filtrar palavras ofensivas.
Para tanto, Systorm sabe que o bloqueio de trolls não é a única solução para um problema que chamou de complexo e espera trabalhar junto dos usuários. Os novos recursos vão chegar em um update como parte da versão 9.3 do Instagram para iOS (iPhone) e Android. Atualize o seu aplicativo no celular.
Instagram vai ficar diferente no iOS 10; veja mudanças do aplicativo no iPhone 7
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- 10 fatos importantes sobre o uso de Internet no Brasil
- Facebook entra na guerra contra o Zika vírus com vídeos educativos
- CCXP 2019 tem torneio de Just Dance; finalistas indicam melhores músicas
- Caixa de som parece relógio de pulso e emite batidas musicais pelo corpo
- Globoplay e Disney+ formam aliança; desconto em combos chega a 25%
- Exclusivo: Android é alvo de 99% dos vírus para smartphones, diz Kaspersky
- Fone sem fio cancela ruídos do ambiente com microfone embutido
- SK Gaming vence a Space e garante vaga nas semifinais da ESL One BH 2018
- Batman Arkham Knight: herói encara o vilão do game nas novas imagens
- Como converter arquivos IMG para o formato VDI do VirtualBox
- Samsung Galaxy S6 pode ter falha grave no touchscreen; entenda
- TFT, do LoL, sofre queda de 71% de espectadores na Twitch TV
- Beta do iOS 14.2 tem emojis novos de carinhas, animais e comidas
- Como usar o app Enlight 2 para editar fotos profissionais no iPhone
- Sete fones por até R$ 150 para comprar antes da Black Friday 2020
- Como imprimir conversas do WhatsApp
- Descubra qual é a melhor operadora de sua região
- Tom Clancy’s Ghost Recon Breakpoint: como se registrar no beta grátis
- Como funciona a Housi? App permite alugar apartamento pelo PC e celular
- Nexus 5 ou LG G3: veja qual top é o melhor celular no comparativo