O Orkuti está de volta à Google Play Store desde o último domingo (14) — após polêmica envolvendo o Google — na sua versão para Android. A rede social do brasileiro Alex Becher havia sido removida de loja de aplicativos do Google na semana passada, por violar direitos autorais do antigo Orkut, conforme apontou a gigante das buscas. A rede social — clone do Orkut — retorna agora com Orkut.one, também com acesso web, via navegador, além do app no celular. A violação grave de direitos envolvia fotos de artistas para seguir, segundo o criador do aplicativo.
Só até setembro de 2016: Baixe suas fotos do Orkut
A rede social Orkuti é conhecida como a “versão brasileira” do Orkut, que foi desativado em 2014. Desde então, usuários podem apenas fazer download de seus dados e baixar suas fotos usando o Google Takeout. Na época, o Google justificou o fim do Orkut em razão do sucesso de outras plataformas do grupo como YouTube, Blogger e Google+ — dando fôlego ao Orkuti e outros sites.
Fotos de artistas e celebridades
Com a polêmica da remoção do app pelo Google, Alex Becher, criador da rede social que resgata o velho Orkut, lamentou a situação e apontou que o aplicativo tinha mais de 500 mil instalações quando foi apagado da loja oficial do Android após avisos por e-mail. “É com tristeza que venho informar que mais uma vez os brasileiros estão perdendo para a grande monopolizadora chamada Google”, disse.
Meu perfil do Orkut foi excluído, como recuperar? Troque dicas no Fórum TechTudo.
Responsável também pelo Orkuti.one, Becher conta que o aplicativo foi iniciado do zero, já que a versão antiga foi removida de vez da Google Play Store. “Tiramos o nome Orkuti da loja pois o antigo não conseguia mais aprovação para publicação e tiramos imagens de screenshots com artistas ou pessoas famosas para seguir os termos sobre violações de direitos autorais que o Google Play tanto cobra”, explicou, sem se referir ao uso do nome Orkut (rede social que já foi do Google) no aplicativo.
Segundo o criador da rede social, o novo nome “Orkuti.one” foi escolhido por significar “Orkut único”. Usuários que já tinham uma conta no antigo Orkuti permanecem com todos seus dados na rede social, sem perder nada, já que os servidores são os mesmos, mantendo login e senha cadastrados.
Na plataforma
Em resposta ao TechTudo na última sexta-feira (12), o Google não fez muitos comentários sobre a situação do desenvolvedor. "Não vamos comentar sobre aplicativos específicos, mas podemos confirmar que as nossas políticas são feitas para oferecer a melhor experiência para usuários e desenvolvedores", comunicou em nota. A remoção se deu por conta da violação de políticas de falsificação e identidade intelectual.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conhe?a as alternativas ao WhatsApp pra ligar de gra?a no iPhone
- Seis 'segredos' do Pix que você não sabia
- Como baixar mapas e pontos turísticos para ver offline no TripAdvisor
- Splinter Cell, Fallout 4 e Uncharted estão nas ofertas da semana
- Dicas para subir de nível rapidamente no jogo Dragon Ball Xenoverse 2
- Música com 10 minutos de silêncio faz sucesso no iTunes; entenda tudo
- Feedback Hub do Windows 10 Mobile confirma Snapchat junto da Microsoft
- Mario Kart Tour libera teste de multiplayer para todos; veja como jogar
- Google Play Music dá 2 meses de música grátis para usuários do TripAdvisor
- Como converter PDF para PPT? Veja seis ferramentas online e grátis
- Site de vetores: conheça cinco bancos grátis para usar
- Até 80% na Semana do Consumidor Amazon: veja as melhores ofertas e links para promoções
- Quer comprar um notebook Samsung Flash? Veja prós e contras do modelo
- Melhores do Ano TechTudo 2019: produto gamer do ano
- Konami acerta licença, mas PES 2016 ficará sem Euro 2016
- FIFA 19 divulga vídeo de Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus
- Crehana é bom? Veja como funciona site para fazer cursos online
- Fortnite recebe evento Mayhem com Borderlands; veja patch notes
- Como descobrir e bloquear e-mails rastreados no Gmail
- Como fazer o Google Chrome ler textos em voz alta