O Orkuti está de volta à Google Play Store desde o último domingo (14) — após polêmica envolvendo o Google — na sua versão para Android. A rede social do brasileiro Alex Becher havia sido removida de loja de aplicativos do Google na semana passada, por violar direitos autorais do antigo Orkut, conforme apontou a gigante das buscas. A rede social — clone do Orkut — retorna agora com Orkut.one, também com acesso web, via navegador, além do app no celular. A violação grave de direitos envolvia fotos de artistas para seguir, segundo o criador do aplicativo.
Só até setembro de 2016: Baixe suas fotos do Orkut
A rede social Orkuti é conhecida como a “versão brasileira” do Orkut, que foi desativado em 2014. Desde então, usuários podem apenas fazer download de seus dados e baixar suas fotos usando o Google Takeout. Na época, o Google justificou o fim do Orkut em razão do sucesso de outras plataformas do grupo como YouTube, Blogger e Google+ — dando fôlego ao Orkuti e outros sites.
Fotos de artistas e celebridades
Com a polêmica da remoção do app pelo Google, Alex Becher, criador da rede social que resgata o velho Orkut, lamentou a situação e apontou que o aplicativo tinha mais de 500 mil instalações quando foi apagado da loja oficial do Android após avisos por e-mail. “É com tristeza que venho informar que mais uma vez os brasileiros estão perdendo para a grande monopolizadora chamada Google”, disse.
Meu perfil do Orkut foi excluído, como recuperar? Troque dicas no Fórum TechTudo.
Responsável também pelo Orkuti.one, Becher conta que o aplicativo foi iniciado do zero, já que a versão antiga foi removida de vez da Google Play Store. “Tiramos o nome Orkuti da loja pois o antigo não conseguia mais aprovação para publicação e tiramos imagens de screenshots com artistas ou pessoas famosas para seguir os termos sobre violações de direitos autorais que o Google Play tanto cobra”, explicou, sem se referir ao uso do nome Orkut (rede social que já foi do Google) no aplicativo.
Segundo o criador da rede social, o novo nome “Orkuti.one” foi escolhido por significar “Orkut único”. Usuários que já tinham uma conta no antigo Orkuti permanecem com todos seus dados na rede social, sem perder nada, já que os servidores são os mesmos, mantendo login e senha cadastrados.
Na plataforma
Em resposta ao TechTudo na última sexta-feira (12), o Google não fez muitos comentários sobre a situação do desenvolvedor. "Não vamos comentar sobre aplicativos específicos, mas podemos confirmar que as nossas políticas são feitas para oferecer a melhor experiência para usuários e desenvolvedores", comunicou em nota. A remoção se deu por conta da violação de políticas de falsificação e identidade intelectual.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo do LinkedIn traz função com filtros para vídeos
- Galaxy S8 Plus ganha versão turbinada com memória RAM de 6 GB
- Modem 4G: conheça cinco modelos com o melhor custo-benefício do Brasil
- Como encontrar e usar a chave da cripta em Valheim
- Facebook: use o recurso ?Neste Dia? para ver posts antigos no celular
- Como baixar e instalar o Sony Vegas
- O que é Uber Medics? Entenda tipo de corrida para funcionários da saúde
- Liga Brasileira de Free Fire (LBFF) volta no dia do aniversário do FF
- Como desativar a confirmação de leitura do WhatsApp para Android
- Phantom ou Parrot: veja qual é o drone mais 'top' do mercado
- Tela dobrável do Motorola Razr pode ter imperfeições, avisa fabricante
- Kindle foi roubado? Tutorial ensina a bloquear e-book reader da Amazon
- Conheça 7 cuidados para fotografar retratos com uma câmera DSLR
- God of War 3 Remastered: veja a compara??o entre vers?es do PS3 e PS4
- Como editar vídeo em câmera lenta no iPhone
- Anatel proíbe a venda de microcelular; aparelho é popular em presídios
- Jogo dos Cavaleiros do Zodíaco ganha trailer da luta entre Camus e Hyoga
- Star Wars Day: principais games da franquia ganham atualizações
- Como usar senha no chip do celular e impedir que façam ligações no Android
- TVs ‘papel de parede’ e ‘tela dupla’ aparecem na IFA 2015; entenda