Por motivos óbvios, os deficientes visuais não conseguem aproveitar toda a experiência que os games tradicionais proporcionam. Pensando nisso, alguns desenvolvedores usaram toda a sua criatividade para fazer versões acessíveis no formato audiogame (aqueles que usam apenas efeitos sonoros para orientar o jogador) para que cegos e pessoas com baixa visão também possam curtir estes títulos. Neste artigo você conhecerá os melhores audiogames inspirados em games tradicionais, então coloque seus fones de ouvido e divirta-se.
Relembre as máquinas de fliperamas mais incríveis dos anos 90
MineBuster
Baseado em um clássico do Windows, o Campo Minado, o audiogame desenvolvido pela GMA Games consegue transmitir toda a apreensão que se tem ao explorar e abrir as casas do tabuleiro sem explodir nenhuma bomba usando apenas som mono para saber o que está acontecendo.
Contando com três níveis de dificuldade nas quais em cada uma o campo fica com mais casas, a adaptação segue fielmente os mesmos princípios do jogo clássico e não conta com nenhum recurso visual. Sua jogabilidade é intuitiva e simples, o jogador usa as setas do teclado para navegar pelas casas e os sons indicam quais podem ser exploradas, as que já foram abertas e o limite do tabuleiro. Para ajudar o jogador a saber quantas bombas tem ao seu redor quando ele abre uma casa, o narrador fala um número, exatamente como acontece no Campo Minado do Windows, que fazia esta mesma indicação mostrando números ao redor do local selecionado.
Super Mario Bros. Audio Edition
Um clássico como este não poderia ficar de fora. Mais do que uma inspiração, este audiogame é quase uma cópia fiel do jogo da Nintendo. Ele segue a mesma ideia, forma de jogar e ainda conta com a mesma trilha sonora e efeitos.
Desenvolvido pela Jaqocon Games, a versão para deficientes visuais do Super Mario Bros. possui uma infinidade de indicações sonoras que provavelmente confundirá os jogadores iniciantes. Para cada situação há um som, e para saber o que cada barulhinho significa, o jogo oferece um guia de sons para que o gamer se familiarize com eles. Aqueles que ainda tem o mapa deste jogo gravado na lembrança poderão se sair muito bem, pois mesmo sem nenhum tipo de indicação visual, a adaptação tentou ser o mais fiel possível ao jogo clássico.
Defender
Inspirado nos clássicos arcades de batalhas espaciais, em Defender o jogador precisará usar todas as suas habilidades auditivas para salvar a Terra de uma invasão alienígena.
Diferente da maioria dos audiogames, este jogo acessível criado por Luiz Eduardo Oliveira em parceria com Susana Farias conta com gráficos tradicionais, sendo assim, as pessoas que enxergam não precisam se basear apenas na sonorização em três dimensões para se orientar. Com uma forma de jogar muito simples, basta prestar atenção no som para saber onde estão as naves e atirar.
3D Snake
Tão viciante quanto o original que fez sua fama nos celulares, o 3D Snake promete fazer o jogador ficar horas e horas na frente do computador tentando conseguir a maior pontuação. Neste jogo acessível inspirado em Snake desenvolvido pela PB-Games, é preciso coletar as frutas distribuídas pelo campo para acumular pontos e ao mesmo tempo tentar ao máximo não bater na parede.
Com uma sonorização 3D muito eficaz, o audiogame segue a mesma mecânica do original, uma indicação de sino constante mostra o local onde as frutas estão e quando se chega mais perto o som fica mais alto, já o limite do mapa é indicado por um chiado, que também fica mais alto a medida que a cobra se aproxima. Quanto mais frutas se pega, maior é o desafio e a cobrinha passa a andar mais rápido, aumentando o nível de dificuldade do jogo.
Pac-Man Talks
Outro clássico que atravessou gerações angariando milhões de fãs também ganhou sua versão acessível. Desenvolvido pela PCS Games, este audiogame inspirado em Pac-Man segue a mesma ideia do original, contando com todos os efeitos e trilha sonora tão característicos do game.
O objetivo do jogo é o mesmo do original: escapar dos fantasmas e coletar o maior número de pontos possível. Para ajudar o jogador a se movimentar pelo mapa, o audiogame usa um narrador que indica os caminhos possíveis que estão a sua frente enquanto o som característico dos fantasmas aumentando indica que eles estão chegando.
Shades of Doom
Lançado no início da década de 1990, Doom foi um jogo revolucionário de tiro em primeira pessoa e sua versão acessível foi igualmente revolucionária. Shades of Doom é considerado um dos primeiros jogos no estilo FPS totalmente acessíveis para deficientes visuais.
Lançado em 2001, no jogo desenvolvido pela GMA Games o jogador precisa guiar seu personagem pelos corredores e salas de uma base secreta para alcançar seu objetivo e escapar de monstros assassinos. Por ser um game pioneiro, sua jogabilidade é mais rudimentar, fazendo com que o jogador demore um pouco para se acostumar com o sistema, mas mesmo assim vale a pena pela nostalgia.
Duck Hunt
Prepare sua arma e seus fones de ouvido para jogar esta versão de mais um clássico da Nintendo. Desenvolvido pela L-Works, no game com o mesmo nome do original o jogador precisa acertar a maior quantidade de patos com uma quantidade limitada de balas.
Esta versão de Duck Hunt é de fato uma cópia do jogo que usa apenas o som para orientar o jogador. Nele é possível encontrar os três modos de jogo do título original que seguem as mesmas regras: no primeiro modo em cada round é preciso acertar um pato usando no máximo três balas; no segundo existem dois patos no cenário que precisam ser atingidos apenas com as três munições e no modo Clay Shooting o jogador precisa acertar os pratos no ar. Em todos os modos a sonorização em 3D diz onde os patos e os pratos estão.
Slender: Lost Vision
Representando a categoria terror, temos um audiogame inspirado no Slender. Desenvolvido pela DragonApps, este jogo acessível promete te dar muitos sustos ao longo da jogatina.
No game o jogador encarna um jovem curioso que ao ficar sabendo de estranhos desaparecimentos e relatos de barulhos estranhos, decide investigar e leva consigo um gravador para uma floresta sombria a noite para descobrir o que está acontecendo.
Como na versão original, é preciso coletar as oito páginas enquanto tenta escapar do Slenderman, tudo isso usando apenas a sua audição. Prepare-se para tomar alguns sustos, pois a regulagem do som do jogo é feita propositalmente para você usar o volume alto para se orientar e, quando o mostro aparece ele fica mais alto ainda.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como escolher quais sites podem rodar Adobe Flash Player no navegador
- Dia dos Namorados: Facebook Messenger vai distribuir declarações de amor
- Overwatch ganha personagem brasileiro na Gamescom 2015
- Como criar uma conversa em grupo no Skype pelo celular?
- GTA 5: miss?o bizarra coloca vacas pedalando em jogo de bicicleta
- Como sair do Netflix no PC e encerrar a sessão no seu computador
- Trocou a senha do Wi-Fi? Veja como reconectar o computador na rede
- Lista reúne os dez melhores jogos com o Mario para portáteis
- Horvy está fora da ESL One BH, jogador ia substituir Olof na FaZe Clan
- Câmera instantânea recupera conceito de Polaroid com recursos extras
- Twitch: streamer é banida após pintar corpo ao vivo e critica plataforma
- Smite: equipe brasileira luta por prêmio de US$ 1,2 milhão no mundial
- SSD NVMe ou SATA? Tire dúvidas sobre os padrões de armazenamento
- Como recuperar conta no Clash Royale, jogo mobile da Supercell
- Adicione informações de um contato na tela de bloqueio do Android
- Como deixar a tela do celular Android com bordas arredondadas
- Seis curiosidades sobre os robôs sexuais da LumiDolls
- Como comprar no app Vova, loja da China que oferece frete grátis
- Build 16299.15: Windows 10 Fall Creators chega para Insiders Fast Ring
- Monitor gamer: veja modelos mais populares entre pro players de Esports