O jogo esportivo foi um dos primeiros gêneros de vídeo games a ser criado. Com a ascensão da indústria, não demorou muito para que ícones dos esportes reais passassem a promovê-los e até emprestar o seu nome para alguns títulos. A prática, que se mantém até hoje, resultou em vários jogos e séries que marcaram a história dos vídeo games e a vida de jogadores. Acompanhe a seleção feita pelo TechTudo com alguns dos games mais memoráveis inspirados por atletas do mundo real.
Conheça os melhores jogos de futebol para Android, iOS e Windows Phone
Ronaldo V-Football
Se Ronaldinho Soccer foi um jogo memorável para grande parte dos brasileiros, o game do SNES era uma versão pirata de International Super Star Soccer, da Konami. Já Ronaldo V-Football, lançado pela Infogrames para o Playstation em 2000, era um produto oficial não apenas aprovado por Ronaldo Fenômeno, mas que também trazia dezenas de seleções internacionais com o seu elenco oficial atualizado (para a época). A versão brasileira ainda contava com narração do locutor Osmar de Oliveira.
Mia Hamm Soccer 64
Alguns anos antes da EA Sports incluir o futebol feminino na série FIFA, o esporte foi representado por Mia Hamm Soccer 64, lançado para o Nintendo 64 em 2000. Além de 32 seleções e 18 clubes dos Estados Unidos (país de origem da jogadora), o game contava também com um time especial chamado “Mia Hamm All-Stars”, com as melhores jogadoras da época (incluindo, é claro, a americana). Pena que na época Marta ainda era jovem demais para atuar em campo.
Tiger Woods PGA Tour
Nascida no início dos anos 90 ainda no PC, a série de golfe “PGA Tour” da EA Sports recebeu o nome do americano Tiger Woods desde a sua edição de 1999, para PC e PlayStation. A parceria deu certo por anos e manteve-se inabalada até 2010, quando o golfista envolveu-se em escândalos após ter um affair descoberto pela imprensa. Com a queda no desempenho de Woods, no entanto, a EA Sports assinou em 2015 com o irlandês Rory McIlroy, que passou a emprestar seu nome à série a partir de Rory McIlroy PGA Tour, lançado para PS4 e Xbox One.
Tony Hawk’s Pro Skater
Desde que o primeiro jogo da série Tony Hawk’s Pro Skater foi lançado em 1999 para o PlaySt
Ayrton Senna’s Super Monaco GP II
Lançada em 1992 para Master System, Mega Drive e Game Gear, a sequência do primeiro Super Monaco GP teve o auxílio do piloto brasileiro Ayrton Senna durante o seu desenvolvimento. No game, é possível correr em todas as pistas presentes na temporada de 1991 da Fórmula 1, incluindo o circuito de Monaco – dominado pelo brasileiro. Além disso, o jogo oferece também três pistas extras: o circuito privado de uma fazenda de Senna na cidade de Tatuí e outros dois fictícios desenhados pelo próprio piloto.
Michael Phelps: Push The Limit
Enquanto alguns esportes, como o futebol e basquete, tenham recebido incontáveis títulos, não se pode dizer o mesmo de modalidades como a natação. Lançado em 2012 para o Xbox 360, Michael Phelps: Push The Limit tentou mudar isso com jogabilidade inovadora tendo o auxílio do Kinect. Assim, o jogo que leva o nome do medalhista olímpico americano, utiliza o sensor de movimentos da Microsoft para identificar as braçadas dos jogadores frente à câmera. Os destaques ficam para a presença das principais modalidades do esporte, como crawl, costas e borboleta – todas identificadas apropriadamente pelo sensor.
Shaq Fu
Nem todas as aparições de atletas nos video games são para promover os seus esportes de origem. Em Shaq Fu, lançado em 1994 para Mega Drive e SNES, o jogador de basquete americano Shaquille O’Neal está na cidade de Tóquio, onde é transportado para uma outra dimensão. Nesse novo mundo, o jogador precisa usar todos os golpes de sua arte marcial própria para derrotar monstros e resgatar um jovem garoto chamado Nezu.
Ronaldo: SuperStar Skater
Em SuperStar Skater, disponível gratuitamente para Android e iOS, o português Cristiano Ronaldo deve usar toda a sua habilidade para escapar dos paparazzi. Além de correr pelas ruas, o astro do Real Madrid também pode contar com a ajuda de um skate e até mesmo de uma wingsuit para fugir dos cliques invasivos.
Desenvolvido no Brasil e inspirado nas revistas em quadrinhos do Mauricio de Souza, Neymar Jr Quest apresenta uma série de quebra-cabeças em várias fases. O game segue o estilo de Candy Crush Saga. Lançado gratuitamente para Android e iOS, os usuários devem resolver os desafios para ajudar o craque da seleção brasileira a recuperar a coleção de bolas de futebol que foi roubada do jogador.
FIFA ou PES, qual é a sua franquia de futebol favorita? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Leilão da Receita no Nordeste tem notebooks Lenovo e HP saindo a R$ 250
- Como usar o Bitmoji no Snapchat
- Relembre projetos do Kickstarter e Indiegogo que fizeram sucesso em 2017
- Among Us e Scribble estão entre jogos mobile mais baixados de setembro
- Como desbloquear um arquivo marcado como não confiável no Windows 10
- O que esperar da guerra de carregadores? Agora é o Procon-SC contra a Apple
- Cinco melhores celulares até R$ 750 para comprar no Brasil
- Como conectar e usar o Google Fotos na TV com o Chromecast?
- Rumblr, o suposto Tinder da briga, coleciona polêmicas e revela mistério
- iOS 11: como configurar um iPhone e transferir dados de outro celular
- Samsung intermediário e iPhone antigo disputam preferência dos brasileiros
- DDR3 ou DDR4: entenda as diferenças e veja qual o melhor tipo memória
- Saiba como usar o Globo Play em uma Smart TV Samsung
- Pokémon, Final Fantasy e mais: confira os melhores jogos de RPG de 2016
- Como postar fotos do Instagram no Twitter como imagem nativa
- iPhone: como tirar print estendido da tela inteira de forma nativa
- Civilization 6 ganha mudanças e simplifica o jogo na E3 2016
- Moto 360 e LG G Watch vão ficar sem atualização para o Android Wear 2.0
- Smart TVs podem sofrer ataque hacker por sinais de rádio; entenda
- Android Lollipop aparece em somente 21% dos smartphones com o sistema