A Mobile World Congress, MWC 2016, começa na próxima segunda-feira (22), em Barcelona, mas há muitas novidades programadas para este fim de semana. Os lançamentos do Galaxy S7 e do LG G5 dão o pontapé inicial ao evento já no domingo (21), e devem ser as grandes estrelas da feira tecnológica.
Galaxy S7 aparece à prova d’água em teaser oficial da Samsung
Para acompanhar Samsung e LG, várias outras fabricantes aguardam o evento para anunciar as novidades para o mundo dos celulares e tablets. Entre os nomes mais esperados, estão empresas como Sony, Microsoft, Xiaomi e muitas outras companhias. Para ficar por dentro das maiores surpresas da MWC 2016, confira o que esperar da feira mobile.
- Samsung
A Samsung já confirmou o evento Unpacked para o domingo (21), conferência que deve revelar o Galaxy S7, um dos lançamentos mais esperados do ano. O novo celular da empresa deve chegar novamente nas versões simples e Edge, com tela curva, que devem variar de 5,1 a 6 polegadas. Para completar, o top de linha pode contar com painel sensível a pressão, como o 3D Touch do iPhone 6S.
Nas especificações técnicas, o Galaxy S7 pode ter processador Exynos de oito núcleos ou um Snapdragon 820 quad-core, além de memória RAM de 4 GB, conforme foi revelado em um teste de desempenho.
Quanto às câmeras, o próximo smartphone premium da Samsung deve contar com câmera frontal de 5 megapixels de resolução, enquanto o sensor traseiro deve vir com 12 megapixels.
As duas maiores surpresas, porém, devem ser a proteção à água revelada em vídeo e a volta do cartão de memória, que poderá ser trocado por um chip de operadora adicional, caso o o cliente prefira. Confira tudo sobre o Galaxy S7.
- LG
O LG G5 deve trazer grandes mudanças em relação ao seu antecessor, o LG G4. Com lançamento previsto para domingo (21), o telefone vai ter corpo totalmente metálico, com leitor de digitais e íris na parte traseira. Isso tudo para acompanhar a câmera dupla com sensor de 16 megapixels. A tela do G5 deve ser de 5,5 polegadas QHD (2560 x 1440 pixels) e recurso que mantém o painel sempre aceso.
Assim como o Galaxy S7, o LG G5 deve contar com o Snapdragon 820, memória RAM de 4 GB e entrada para cartão microSD de até 200 GB. Para inovar, o celular pode ter uma bateria embutida removível na parte inferior, com direito a suporte de módulos, que adiciona funções especiais e melhorias.
Enquanto o grande dia não chega, a LG já anunciou outros telefones mais simples, como o Stylus 2, o X Screen e X Cam, que também devem ser divulgados no evento. A empresa anunciou ainda acessórios para o LG G5, como a capa flip capaz de atender ligações.
- Sony
Qual novidade a Sony vai anunciar na MWC 2016? Confira no Fórum do TechTudo.
A Sony não relevou muitos detalhes sobre sua conferência na manhã de segunda-feira (22). Apesar disso, espera-se que a companhia revele novos relógios inteligentes para substituir o Smartwatch 3 e novos tablets. Sobre os telefones, é possível que a empresa concentre-se em modelos intermediários e mais acessíveis, já que o Xperia Z5 foi lançado há poucos meses no Brasil, em novembro de 2015.
- Xiaomi
Estreante no MWC, a Xiaomi deve revelar o seu top a preço de custo, o Mi 5, na próxima quarta-feira (24). O aparelho pode chegar em versões de 5,1 e 5,7 polegadas, todas Full HD (1920 x 1080 pixels), leitor de impressões digitais e corpo metálico. É esperado ainda o processador Snapdragon 820, 3 ou 4 GB de memória RAM, entrada para cartão microSD e uma bateria de até 3.600 mAh de capacidade. O Mi 5 é aguardado com expectativa pelos brasileiros, uma vez que a fabricante ainda não vende nenhum top de linha por aqui.
- Microsoft
Após o anúncio do Lumia 650, as expectativas para a participação da Microsoft no MWC diminuíram. É possível que a empresa use o espaço para mostrar todos os novos aparelhos com o Windows 10 Mobile, como fez na IFA 2015, em setembro. Outra possibilidade é a confirmação das datas para a atualização do sistema, que tem sido adiada nos últimos meses. Há rumores sobre os possíveis lançamentos do Lumia 750 ou 850, mas as expectativas são baixas.
- Nokia
Surpreendentemente, outra conferência aguardada para o domingo (21) é a da Nokia. A empresa divulgou vídeos promocionais que sugerem novidades como óculos de realidade virtual ou câmeras capazes de gravar em 360 graus, mas nada foi confirmado, por enquanto. Com o fim das cláusulas da venda da divisão de celulares para a Microsoft, há especulações sobre o lançamento de novos smartphones com Android.
- Lenovo/Motorola
A Lenovo pode deixar os telefones da linha Moto de lado na MWC. A expectativa é de que a fabricante lance uma versão internacional do Lemon 3, vendido apenas na China. O celular tem processador Snapdragon 616 com oito núcleos de até 1,6 GHz, 2 GB de memória RAM e armazenamento interno de 16 GB, com entrada para cartão de memória.
Além disso, o modelo deve chegar com Android 6.0 (Marshmallow), câmera traseira de 13 megapixels e câmera frontal de 5 MP. Considerado um intermediário de preço baixo, o smartphone tem chances de desembarcar no Brasil, onde a empresa já vende o modelo Lenovo Vibe A7010.
Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.
- Outras fabricantes
Há diversas fabricantes que não atuam no Brasil, mas que podem revelar aparelhos interessantes. Uma das principais é a HTC, que pode anunciar o One M10, equipado com configurações poderosas e novo design. O aparelho deve chegar com Android Marshmallow, mas há também rumores de uma versão que roda Windows 10 Mobile.
Após chamar a atenção com o Nexus 6P e o Mate 8, a Huawei prepara um novo top de linha batizado de P9. O principal atrativo do aparelho seria a câmera dupla traseira, que pode ofuscar a do LG G5, além de configurações poderosas como um processador octa-core Kirin 955 de 2,5 GHz e 4 ou 6 GB de memória RAM.
Por fim, Alcatel, Oppo e outras empresas também devem revelar celulares, tablets e acessórios interessantes. A MWC 2016 terá cobertura do TechTudo diretamente de Barcelona, na Espanha, a partir de domingo (21). Vale a pena conferir as novidades.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Hamachi: veja como criar um servidor e jogar em LAN usando o programa
- Ghost Recon Breakpoint é o novo game da franquia de ação da Ubisoft
- Carro inteligente: veja cinco vantagens de ter um sistema nativo a bordo
- Os dez consoles mais caros do mundo
- Golpe no WhatsApp usa promoção de O Boticário como isca, alerta PSafe
- Free Fire: como pedir reembolso no Android (via Google Play)
- A Color Story
- PS5 (DualSense) vs Xbox Series X/S: veja o comparativo dos controles
- YouTube Premium: como criar uma assinatura e testar grátis
- God of War, Limbo e Lara Croft são jogos grátis da PS Plus em agosto
- Intel confirma L1FT, nova falha em processadores após Meltdown e Spectre
- Facebook escondeu suas solicitações de amizade? Saiba como encontrar
- Descubra como vincular a conta do Pinterest com a do Google
- Grooveshark está de volta? Entenda como o site de músicas ‘ressuscitou’
- Dell apresenta Venue 7 versão 4G, tablet com 7 polegadas e chip Intel
- Android Pay no Brasil: os detalhes do sistema de pagamentos do Google
- Verdades e mentiras sobre carregadores de notebooks
- Review Sonic Forces
- Xiaomi Kiss Kiss Fish: garrafa smart controla temperatura da sua bebida
- Lumia 532 ou Lumia 535: veja qual 'baratinho' da Microsoft comprar