Os melhores aplicativos de 2015 para Android são de empresas famosas: o Google Fotos, o Apple Music, o Layout from Instagram e o Periscope, entre outros. Mas desenvolvedores menos conhecidos também tiveram seu espaço na plataforma do Google, com o Swift WiFi e o Pintasking, por exemplo, que marcaram presença nos celulares e tiveram milhares de downloads.
Baixe grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone
Reunimos os dez melhores apps para Android de diferentes categorias lançados este ano, levando em consideração a classificação da Google Play Store e o ranking de popularidade do site AppAnnie. Confira a lista e baixe para o seu celular.
1 - Google Fotos
O Google Fotos permite armazenar gratuitamente na nuvem imagens de até 16 MP e vídeos em resolução Full HD, além de criar histórias, filmes e buscar fotos por locais e pessoas.
Um dos recursos mais interessantes é a organização automática dos assuntos das fotos, feita automaticamente. A ferramenta também é capaz de fazer ajustes nas imagens, como alterações na cor e luz e montagem de colagens, GIFs e até vídeos com trilha sonora.
O Google Fotos ocupa cerca de 32 MB no smartphone e ainda ajuda a liberar espaço. Uma vez que as fotos e os vídeos forem enviados para a nuvem, o usuário pode apagá-los do armazenamento interno.
Faça o download do Google Fotos
2 - Periscope
Aposta do Twitter, o Periscope faz transmissão de vídeo ao vivo pelo celular. A ferramenta se integra ao microblog, avisa os seguidores sobre o início de uma transmissão e permite interação durante o streaming. Seguindo a onda de apps como o Snapchat, as transmissões ficam salvas para que outras pessoas assistam posteriormente, mas apenas por 24 horas.
O único fator limitante para o app é a qualidade da conexão. É preciso ter uma internet veloz, principalmente aquele que está transmitindo. O Periscope ocupa 15 MB da memória do celular.
3 -Layout from Instagram
Antigamente, os usuários do Instagram que quisessem reunir várias fotos em um único post precisavam recorrer a ferramentas de terceiros. Este ano, a própria rede social lançou o aplicativo Layout, que faz a colagem e facilita o compartilhamento das montagens, não apenas no próprio Instagram, como em outras redes sociais.
Podem ser escolhidas até nove fotos para fazer uma composição. A personalização do posicionamento e tamanho das imagens é bem intuitiva.
Os filtros e opções de edição do Instagram também podem ser usados nesse app. Não é preciso ter uma conta no Instagram para usar o Layout, que possui apenas 2 MB.
4 - Swift WiFi
O Swift WiFi facilita o acesso à conexões Wi-Fi abertas, localizando redes livres, testando a segurança e a qualidade da internet. A ferramenta ajuda a economizar o pacote de dados das redes móveis e tem procura sempre oferecer uma alternativa mais veloz para os usuários. Segundo os desenvolvedores, a base de dados é atualizada constantemente com novos pontos de acesso.
O aplicativo também serve como um roteador para a Internet 4G, 3G ou 2G do seu smartphone. Dessa forma, é possível “emprestar” a conexão para amigos e transmiti-la para outros celulares ou PCs. O Swift WiFi ocupa 10 MB da memória do smartphone.
5 - DO Button by IFTTT
O Do Button by IFTTT é um aplicativo gratuito para Android que automatiza tarefas. Para acioná-las, basta apertar um botão. Baseado na plataforma IFTTT, ele é compatível com diversos serviços e pode ser usado desde recursos simples, como mandar um e-mail ou mostrar o caminho para casa; até tarefas mais elaboradas, como registrar o tempo que você permaneceu em algum local.
O app sugere funções prontas, que podem ser editadas de acordo com a necessidade do usuário. Também é possível criar novas funções para o botão, utilizando as ferramentas disponíveis. Apesar de funcionar perfeitamente no Brasil, a interface do app está em inglês. Instalar o DO Button no smartphone ocupa cerca de 7 MB do armazenamento.
6 - Pintasking
O Pintasking adiciona atalhos flutuantes ao Android, potencializando o multitarefa e dando acesso rápido aos seus aplicativos favoritos. O aplicativo cria uma janela lateral com ícones flutuantes e as exibe nas telas do sistema, como se fosse uma barra de tarefas do Windows. O usuário pode adicionar a ela não somente aplicativos, como também documentos.
7 - Adobe Premiere Clip
A Adobe trouxe para o Android uma das suas principais ferramentas este ano. O editor de vídeos Premiere Clip chegou ao sistema do Google em dezembro, com controles manuais em uma linha do tempo, onde o usuário pode aplicar fotos, vídeos e editar áudio. Há ferramentas para o controle de exposição, sombras e cores, níveis de áudio, adição de trilha sonora, velocidade do vídeo e até efeitos de transição.
O aplicativo, entretanto, tem alguns problemas, como a limitação de 1 GB para vídeos na edição e falta de organização do explorador de arquivos interno. Para uma edição mais aprofundada, é possível exportar o arquivo para o Adobe Premiere Pro e continuar no computador. Por ser um app mais completo, ele ocupa mais espaço da memória do celular. São cerca de 50 MB.
8 - Apple Music
Em novembro deste ano, a Apple disponibilizou o seu serviço de transmissão de música no Android. Apesar das classificações negativas que recebeu nos primeiros dias na Google Play Store, o aplicativo melhorou nas últimas atualizações e oferece um acervo musical completo, concorrendo diretamente com o Spotify e o Google Play Música, além de oferecer acesso à estação exclusiva de rádio Beats 1.
Qual é o celular Android mais bonito? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo
O aplicativo possui 29 MB e pode ocupar mais memória interna do celular, conforme as músicas são salvas para ouvir offline.
Faça o download do Apple Music
9 - Microsoft Word
O pacote de produtividade da Microsoft foi liberada para tablets Android no começo de 2015. Alguns meses depois, os aplicativos chegaram ao smartphone também. O Word permite criar documentos, utilizar modelos pré-definidos, realizar formatações, montar gráficos, entre várias outras ações. A interface lembra a versão para computador, mas não deixa de ser otimizada para telas menores e sensíveis ao toque.
10 - Microsoft Excel
Lançado junto com o Word, o Excel para Android possibilita a criação de planilhas completas, tanto no smartphone quanto no tablet. O aplicativo conta com todas as fórmulas da versão tradicional e sua interface também é parecida com a versão do desktop.
Para os usuários mais avançados, é preciso ter uma assinatura do Office 365 para obter todos os recursos. O aplicativo ocupa cerca de 66 MB da espaço para armazenamento.http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/microsoft-excel-para-ipad.html
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- League of Legends: conheça o mapa Howling Abyss
- Família se surpreende com iPhone esquecido dentro d’água por dois meses
- Como criar coleções privadas de posts salvos no Instagram
- Lenovo aposta em lâmpada, tomada e câmera para deixar a casa inteligente
- Pesquisadores testam Li-Fi e conexão é 100 vezes mais rápida que Wi-Fi
- Monitor com resolução 5K chega ao Brasil, mas preço é ‘salgado’
- Xbox One ganha modelo temático de Minecraft com controle Creeper
- Verificação em duas etapas do Instagram: entre com código reserva
- Como continuar assistindo ao Netflix de onde você parou
- Google Maps: agite o iPhone para reportar erros no mapa
- SXSW 2018 discute tecnologia, inovação e música em Austin (EUA)
- Telefone por até R$ 2.000: lista traz melhores celulares à venda no Brasil
- Free Fire: influenciadores selecionam jogadores para Treta dos Streamers
- Dicas jogar Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands no PS4, Xbox One e PC
- Como colocar dinheiro no Mercado Pago com transferência por TED
- WYD: game online que era febre no Brasil volta com novo servidor
- WhatsApp só recebe mensagem quando aberto? 5 formas de resolver o erro
- Como 'colocar para compartilhar' no Facebook? Deixe posts e fotos públicos
- Telegram ganha recurso para conversar com pessoas próximas; saiba usar
- Quais foram os melhores notebooks lançados no Brasil em 2015