Antes de fazer transmissão ao vivo no YouTube, é necessário baixar, instalar e configurar um codificador de áudio e vídeo. Apesar disso, muitos usuários não sabem exatamente o que são eles e para que servem na plataforma de vídeos. Confira o tutorial e aprenda a função dessas ferramentas.
YouTube Red: Como funciona a versão paga do sites de vídeos
Codificadores de áudio e vídeo são programas feitos para codificar arquivos de mídia. Ou seja, favorecem o armazenamento, compactando o formato original e descompactando na hora da reprodução, para transformar novamente em imagem ou áudio. O recurso comprime os arquivos em formato compatível com a plataforma para a qual serão enviados.
Os codificadores podem ser encontrados de duas formas: em programas para serem instalados no sistema operacional do computador ou embutidos em certos equipamentos, como reprodutores de DVD, por exemplo. Há codificadores para os mais diferentes formatos, como XVID, RMVB, DIVX, M4V e, o mais comum, MP3.
Codificador no YouTube
Depois de entender o que é um codificador, é possível descobrir sua função exata nas transmissões ao vivo pelo YouTube: a ferramenta comprime vídeos no formato aceito na plataforma. Em seguida, o site "transcodifica" esse conteúdo em taxas de bits menores, inclusive HLS e IOS. Dessa forma, os vídeos serão disponibilizados para o maior público possível, em computadores, tablets e celulares.
Com o software de codificação, dá para capturar conteúdo, inclusive da área de trabalho do computador, câmera, microfone e muito mais para enviar para o YouTube ao vivo e transmitir para o público. O programa que deverá ser utilizado vai depender das suas necessidades. A plataforma de vídeos conta com uma lista de codificadores verificados que são integrados ao YouTube ao vivo.
Ao usar um desses programas, basta clicar no ícone do YouTube, no software, e fazer login com a conta do Google para o serviço ser automaticamente configurado e estar pronto para transmissões em tempo real. Atualmente, há quatro codificadores que cumprem os critérios para serem oficialmente verificados, cada um deles é voltado para diferentes objetivos.
Os quatro programas verificados são: Game Capture H
A XSplit conta com dois codificadores verificados, ambos disponíveis para Windows. Enquanto isso, o Broadcaster mescla áudio e vídeo, permitindo criar transmissões e gravações de vídeo profissionais. Já o XSplit Gamecaster é recomendado para quem deseja transmitir vídeos ao vivo da área de trabalho. Com o objetivo definido, é só escolher o codificador ideal.
Dúvidas sobre o YouTube? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Conheça o AirSelfie, um mini drone feito para tirar selfies
- Xbox Game Pass terá Metal Gear Survive, Dead By Daylight de graça
- Como ler ficha técnica de celular
- Veja o guia completo de Clash of Clans com dicas para mandar bem no jogo
- Cinco celulares 'top' vendidos por preços baixos no exterior; conheça
- Final Fantasy XV: lista traz easter eggs do jogo de RPG
- Quem é a filha do dono da Garena? Entenda 'meme' do Free Fire
- Dez dicas para manter sua privacidade no Mozilla Firefox
- Mouse Logitech: veja seis modelos sem fio por até R$ 150 no Brasil
- Atualização do WhatsApp com novas funções chega oficialmente ao Android
- Como consultar locais de voto em trânsito no site do TSE
- Busca do Google vai ajudar você a aprender inglês e melhorar pronúncia
- Descubra como ativar e usar o chat do game League of Legends
- Novos notebooks híbridos da Acer vêm com Windows 10 e leitor de digital
- Google Maps: como adicionar uma empresa ao mapa pelo celular
- Como fazer Vaso de Flor no Minecraft
- Skype ou Viber? Veja quem merece o seu download no PC e no celular
- Teclado USB protege privacidade do usuário durante navegação
- Samsung aposta no Wi-Fi 6E; nova rede sem fio está no Galaxy S21 Ultra
- Como fazer Best nine do Instagram? Veja suas 9 melhores fotos de 2018