O touch screen domina os dispositivos eletrônicos, seja nos smartphones, notebooks, tablets, monitores ou câmeras fotográficas. A facilidade de manusear e intuitividade dessa tecnologia trouxeram muitas vantagens e agradam a maioria. Mas você limpa o seu celular com frequência? O TechTudo explica a importância de fazer aquela "faxina" nos seus eletrônicos com tela sensível ao toque sempre.
Confira como montar um 'cinema' em casa sem precisar gastar muito
Não há o que se questionar a respeito das vantagens de usar uma tela touch screen. Mas o que muita gente esquece de pensar é sobre um problema pontual que essa tecnologia também criou: a propagação da sujeira que temos nos nossos dedos. Nossas mãos entram em contato constante com todo tipo de coisa durante o dia. E é por meio delas que levamos micro-organismos para dentro do corpo.
O professor Armando Marsden, PhD em Laboratório de Micologia Médica da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), afirma que uma tela sensível ao toque pode ser mais suja do que um vaso sanitário. Segundo o especialista, normalmente o vaso só recebe urina e fezes, enquanto nossas mãos são expostas ao contanto com dinheiro, frutas, verduras, corrimões de ônibus, trens e uma infinidade de superfícies contaminadas. Todos esse locais podem conter vírus, bactérias, fungos e outros parasitas que podem colocar a saúde em risco. Já imaginou quantas impurezas carregamos nas mãos nessa brincadeira?
Seu celular é mais sujo que uma privada, revela vídeo
“Computadores, laptops, iPads, iPods, entre outros, podem conter algum ou alguns germes devido ao uso ou toque constante. Até porque ninguém fica lavando as mãos toda vez que vai usar o equipamento. Assim, é muito importante que se limpe o aparelho diariamente”, alerta o professor.
Qual modelo de TV comprar na faixa até R$ 2.000? Opine no Fórum do TechTudo.
Perguntado sobre quais tipos de doenças e bactérias podemos encontrar nestes aparelhos, o professor diz não poder afirmar especificamente, pois isso varia muito. Mas ele menciona alguns fungos que foram encontrados em smartphones em pesquisas anteriores. “A Candida sp. Aspergillus niger, Penicillium sp.,Fusarium sp., Cladosporium sp. que são fungos contaminantes cujo esporos estão nas frutas, verduras, no solo e na água, já foram encontrados. Normalmente eles são levados pelo ar para muitos lugares incluindo ambientes internos ou fechados.” Os microrganismos apontados pelo professor são causadores de problemas como infecções de ouvido e doenças de pele.
A principal dica que o professor Marsden nos dá é manter nossos aparelhos sempre limpos e secos, apesar do uso diário. Como fazer isso? Passando um pano na superfície ou na tela do aparelho e evitando umidade (o que é bom para sua saúde e do aparelho também). Segundo o professor, embora não esterilize o aparelho, esse procedimento ajuda na remoção de impurezas, o que é bom para evitar a contaminação por diversos germes que se escondem em nossas mãos e em nossos dispositivos.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como resetar o Galaxy A10 (Samsung)
- Leitor de impressões digitais USB promete ser compatível com PCs antigos
- Crash Bandicoot 4: It's About Time vaza e sugere game para PS4 e Xbox One
- Modern Combat 5, SongArc e mais: veja os jogos para Android da semana
- Como jogar com a classe Titan em Destiny 2
- CS:GO: veja ranking de mapas mais jogados em campeonatos até 2020
- Samsung lança Odyssey Z e novos notebooks Style no Brasil; veja preço
- Gigabyte lança placa modular concorrente a Raspberry Pi
- Como baixar e instalar mods em BeamNG.drive
- Como consultar e compartilhar comprovantes do Itaú pelo celular
- O que muda no MacBook Pro 2018: veja diferenças entre a versão de 2016
- OnePlus Watch desliga a TV quando usuário pega no sono
- JBL atualiza linha de som automotivo com áudio potente e instalação fácil
- Como baixar o novo Windows 10 — Fall Creators Update Preview
- Microsoft anuncia a chegada da Cortana ao Skype para Android e iPhone
- League of Legends (LoL): como resgatar skins no Amazon Prime Gaming
- Dirt 3 no PS3 e jogos indie no PS4 estão gratuitos na PS Plus de novembro
- Relembre os melhores lançamentos de 2016 para o Nintendo 3DS
- Como criar uma pasta com senha no PC sem precisar instalar programas
- PS4 receberá função de Remote Play para jogar no PC e Mac