Alguns usuários, ao comprarem um novo notebook, não se atentam a determinadas especificações técnicas, tais como a placa de vídeo usada. Com isso, acabam se decepcionando ao notarem que o desempenho do equipamento em jogos não é satisfatório, por exemplo.
É possível comprar um notebook com placa de vídeo externa?
Com isso, surge o desejo de fazer upgrade, trocando a placa de vídeo do notebook e, consequentemente, melhorando o seu desempenho. Mas será que isso é possível? Neste artigo veremos se é possível ou não realizar este tipo de upgrade.
Trocar a placa de vídeo do notebook?
Se você não é um profissional da área, essa ideia pode até parecer uma possibilidade plausível. Porém, para os técnicos e demais profissionais de TI, alguém mencionar essa possibilidade é até uma afronta à nossa inteligência.
A própria natureza dos notebooks e ultrabooks deixa claro porque é impossível fazer o upgrade da GPU. Cada vez mais se preza por aparelhos finos e leves. Desta forma, praticamente todos os componentes dos notebooks são soldados na placa-mãe, tais como processador, memória RAM e, também, a placa de vídeo.
Assim, a troca é impossível, visto que não há como retirar o chip gráfico e trocá-lo por outro. Essa troca é perfeitamente possível em computadores de mesa, pois eles usam placas maiores, que são encaixadas em slots na placa-mãe. Assim, a remoção fica muito mais fácil e prática. O mesmo não acontece com os notebooks.
Mas e agora? Vou ficar no prejuízo?
A saída mais óbvia é a troca do equipamento por um mais potente. Ou, ainda, se for o caso, trocar o notebook por um desktop, que permite upgrades diversos, não só de placa de vídeo, mas também de processador, placa-mãe, disco rígido e outros. No entanto, aplicando alguns truques, é possível melhorar o desempenho do notebook, até mesmo sem instalar nenhum aplicativo ou programa.
Dentre as principais dicas, estão fazer a limpeza de disco e também de arquivos em cache. Desinstalar programas que você não usa mais e aproveitar para se livrar de pastas que só estão acumulando espaço em disco. Outra dica importante é de tempos em tempos, realizar a desfragmentação do disco rígido, se você não usar um SSD. Se estiver notando que o Windows está muito lento, a causa pode ser muitos programas e processos abertos. A solução é abrir o Gerenciador de Tarefas e encerrar os processos que não são essenciais.
Neste outro artigo, você pode conferir mais cinco dicas rápidas que podem ajudar a aumentar o desempenho do seu notebook. Dentre elas, estão a limpeza da área de trabalho, uma limpeza completa em seus navegadores e registro do Windows, dentre outras.
Além das dicas mencionadas acima, podemos trabalhar para que a placa de vídeo tenha o seu desempenho aumentado. A dica fundamental é sempre manter os drivers atualizados, visto que eles co
Eles permitem que configuremos o comportamento de nossas placas de vídeo dependendo do programa. Assim, para jogos elas teriam uma configuração específica, para programas como Photoshop iriam trabalhar de outra maneira.
Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Outra dica fundamental é manter o Windows sempre atualizado. Essa dica tem a mesma importância da dica de manter os drivers atualizados. Quando for jogar algum game, trate de fechar todos os demais programas abertos, como navegadores, editores de texto e players de música. Cada programa aberto é mais um processo consumindo recursos da máquina. Existem até alguns programas que possuem um “Modo Gamer”, que desligam até mesmo funções não-essenciais do Windows e mudam o esquema de cores do sistema para o mais básico possível.
Enfim, seguindo essas dicas você não precisará trocar de notebook e nem mesmo sentirá vontade de trocar a placa de vídeo do seu portátil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Notebook da LG bate de frente com o MacBook 2015; conheça a linha Gram
- Placa de vídeo para notebook: saiba qual GPU é melhor em cada situação
- Disney+: veja preço, catálogo de filmes e séries e lançamento no Brasil
- Saiba como configurar Project CARS para usar carros personalizados
- Apps para iOS: Replay, Maps.me, Pushbullet e outros destaques da semana
- Contatos e sexting indesejados são os principais riscos online no Brasil
- Como receber aviso das recompensas do Google para usuários de Android
- Anniversary Update causa erro em câmeras webcam; saiba como ajustar
- Atrio Full Sport Cam: veja se vale comprar a câmera de ação da Multilaser
- Pokémon Alpha e Omega: aprenda a usar os especiais O-Power
- Cursos online gratuitos com certificado: como usar o Cursa no celular
- Capinha para Redmi Note 8: lista reúne seis opções para celular da Xiaomi
- Como usar o DU Speed Booster para otimizar o Android
- Microsoft atualiza Windows 10 e prepara PCs para chegada do Hololens
- Como cadastrar um Scrapbook do seu filho ou pet no perfil do Facebook
- Android passa a gravar ligações de desconhecidos
- GTA 5 e Online: como resgatar itens no Amazon Prime Gaming
- Como fazer live na Twitch TV com OBS e XSplit
- Nota do Enem 2018 é liberada; saiba como ver seu resultado
- Caixa de som Multilaser SP217 é boa? Confira análise de especificações