O Google unificou o espaço que oferece gratuitamente aos seus usuários, resultando em 15 GB distribuídos entre Drive, Gmail e outros serviços. Embora seja mais do que o oferecido pela maioria da concorrência, pode não ser o bastante para alguém que não esteja disposto a gastar comprando mais armazenamento.
Confira duas formas de liberar espaço na sua conta do Google Drive, compactando imagens do Fotos e apagando arquivos grandes e desnecessários.
Google Drive permite compactar imagens no Fotos e ganhar espaço (Foto: Reprodução/André Sugai)
Compactando imagens do Google Fotos
O Google Fotos salva imagens e vídeos em duas qualidades, Original e Alta Qualidade, porém só a segunda é considerada no espaço ilimitado do backup. Tudo o que é gravado como Original ocupa seus 15 GB, mas eles podem ser recuperados facilmente.
Passo 4. Veja quantos megabytes você pode liberar ao compactar fotos e vídeos salvos no backup em resolução original. Conforme você pode ver na tela, a compactação também considera arquivos enviados pelo Google+, Blogger e Picasa, e desconsidera seus itens do Drive. Clique em “Compactar” para recuperar espaço;
Compacte arquivos da qualidade original para uma menor (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 5. Clique novamente em “Compactar” para confirmar sua escolha. Depois disso, não haverá volta.
Confirme a compactação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Encontrar e remover arquivos grandes
Outra forma de ganhar mais espaço no Drive é descobrindo arquivos grandes armazenados na sua conta e que, possivelmente, possam ser deletados. Veja como.
Passo 2. Passe o mouse sobre a indicação de consumo de espaço, no canto inferior esquerdo da tela;
Passe o mouse sobre o seu consumo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 3. Você verá uma janela com o detalhamento do consumo desse espaço entre os produtos do Google. Clique no “i” ao lado do Drive;
Abra o detalhamento do espaço do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Passo 4. Uma lista será exibida com seus arquivos organizados por ordem de tamanho. Ao lado, você poderá ver o quanto cada um deles pesa. Verifique se há algo grande que possa ser excluído para liberar armazenamento. Clique sobre eles com o botão direito e selecione “Remover”;
Remova arquivos grandes e inúteis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
... trong>
Passo 5. Eles devem ser removidos também da lixeira para deixar de ocupar espaço. Para isso, abra a lixeira e clique na seta ao lado do nome do menu, na parte superior da tela, e selecione “Esvaziar lixeira”.
Esvazie a lixeira para recuperar o espaço liberado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
Pronto. Agora você poderá aproveitar o espaço extra disponível no Drive para guardar mais arquivos em todos os dispositivos, graças ao compactador de imagens e vídeos do Google Fotos e a exclusão de arquivos grandes.
A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.