O Android 5.0 (Lollipop) tem como principal novidade o Material Design, que deixou o sistema com visual diferente, mas há muito mais mudanças por trás da atualização. Melhorias no recebimento de chamadas, novas formas de travar o aparelho e até um jogo escondido: confira dez dicas e curiosidades sobre o Android Lollipop.
O Moto G receberá atualização para o Android Lollipop? Confira no Fórum
1. Tap & Go
O NFC está presente já há alguns anos no Android, mas só agora o Google incorporou a tecnologia nativamente no sistema para transferir dados entre aparelhos durante a configuração inicial. O usuário poderá aproveitar o recurso Tap & Go para transferir sua conta e configurações de um smart antigo para um novo que esteja rodando Android 5.0, bastando encostar um no outro.
2. Busca de configurações
A cada versão do Android, mais funcionalidades são adicionadas e, com isso, mais opções de configurá-las ficam disponíveis no aparelho. Para evitar uma bagunça e facilitar o acesso a qualquer recurso, o Android Lollipop passou a permitir busca de itens do menu de configurações. Basta acessar o app e digitar uma palavra-chave no topo da página para filtrar resultados.
3. Novos atalhos
Desde a versão 4.2, o Android puro oferece acesso a atalhos na área de notificações, e o Google deu uma atenção especial no Lollipop. Agora há botão dedicado para lanterna e um acesso novo para Wi-Fi e dados que, ao serem clicados, não levam às configurações do Andorid, mas a uma tela dentro da própria área de notificações.
Além disso, os atalhos estão inteligentes: se o usuário ativar o roteamento Wi-Fi nas configurações, por exemplo, um botão para acesso rápido aparece na cortina e fica lá se ele permanecer sendo usado. Se não o for em cerca de 30 dias, ele desaparece automaticamente.
4. App de relógio muda de cor com o passar do dia
A Apple é famosa por atenção ao detalhe no design, mas o Google deu mostras de que pode rivalizar também nesse sentido. Um exemplo é o novo app de relógio, que muda de cor com o passar do dia. Pela manhã, a interface é azul clara e vai escurecendo aos poucos, passando para um tom azul escuro e ficando roxo no fim da noite.
5. Ligações não intrusivas
Smartphones não servem mais prioritariamente para ligações, e o Android 5.0 segue essa tendência ao colocar as notificações de chamadas recebidas em segundo plano, com um pop-up que aparece no topo da tela. Assim, o usuário pode escolher rejeitar a chamada sem interromper sua atividade em curso, como um game.
6. Texto com alto contraste e ajuste para daltônicos
A acessibilidade do Android deu um passo à frente na versão 5.0 ao permitir fazer ajustes para quem tem deficiências em identificar certas cores, como daltônicos. O usuário pode recorrer a correção para deuteranonalia, protanomalia ou tritanomalia, além de inversão de cores e texto em alto contraste.
7. Apps recentes não vão embora com reset
A visão de apps recentes mudou no novo Android, ganhando uma organização em forma de cards. Mas, não foi só isso que mudou. Se antes esses apps significavam espaço ocupado na memória RAM, o que encorajava usuários a tirarem-lhes dali, o Lollipop os trata diferente, já que eles não somem mesmo após um reset no aparelho.
8. Surround sound
Para quem gosta de assistir filmes com som de alta qualidade no smartphone ou tablet, a novidade do sistema está no suporte a surround sound, desde que esteja disponível no arquivo de vídeo. O recurso pode ser ativado nas configurações do app Play Filmes
9. Smart Lock
O Google uniu o Face Unlock do Android 4.0 a novos recursos para criar um Smart Unlock, um conjunto de formas de destravar o telefone de forma simples. Fazendo as configurações necessárias, é possível desbloquear o telefone automaticamente com identificação facial ou com dispositivos Bluetooth pareados.
E uma atualização ainda trouxe desbloqueio geolocalizado para desativar senhas quando o usuário estiver em casa.
10. Jogo “Flappy Droid” escondido
A cada nova versão do Android, o Google inclui um easter egg no menu “Sobre o telefone (ou tablet)”, geralmente com uma animação que represente a sobremesa da vez. No “Lollipop”, além disso há um joguinho escondido, que imita o famoso game Flappy Bird. Para acessá-lo basta tocar algumas vezes em “Versão do Android”, em seguida várias vezes no pirulito até ele crescer, depois segurando alguns segundos até que o jogo apareça na tela.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Tudo sobre Diablo Immortal: gameplay e detalhes do lançamento da Blizzard
- Pokémon Masters: como fazer pré-registro no novo jogo mobile
- Novos monitores gamer da AOC têm configurações de top e preço atrativo
- Como pagar em dinheiro uma corrida no Uber
- Óculos View-Master leva realidade virtual ao iPhone
- Como usar o sistema de facções em Destiny 2 e ganhar recompensas
- Como funciona WhatsApp Web? Nove perguntas e respostas da versão para PC
- Tudo sobre o Fortnite Champion Series, novo torneio da Epic Games
- Requisitos de Assassin's Creed Valhalla para fazer download no PC
- CS:GO: MIBR perde para Astralis em terceiro jogo da BLAST Pro Series SP
- Como tirar print de tela no Moto E4 Plus
- Veja se o Chromecast é compatível com seu Android, iPhone, Windows e Mac
- Como ativar ou desativar o corretor ortográfico do Chrome
- Generation Zero é anunciado como FPS ambientado nos anos 80
- Yu-Gi-Oh: confira a lista que traz os melhores jogos da franquia
- Nintendo anuncia versão mini do NES com 30 jogos clássicos incluídos
- Entregadores da Rappi reclamam de prejuízos com o app
- Como desativar notificações do Pinterest no PC, no celular e no e-mail
- Como encontrar a melhor hospedagem de sites para você
- SNES Classic e Diablo 3 foram os destaques da semana em jogos