O Facebook quer criar um dispositivo de teletransporte até 2025. A ideia é oferecer um serviço que permita ao usuário estar onde e com quem ele quiser a qualquer momento, independente dos limites geográficos. Para atingir isso, em vez de planos mirabolantes de ficção científica, a rede social planeja aprimorar as tecnologias de realidade virtual para que usuários tenham experiências de uso cada vez mais realísticas.
Facebook pode lançar aplicativo de realidade virtual, diz site
Segundo Mark Schroepfer, um dos funcionários do Facebook que anunciou o projeto no Dublin Web Summit, evento de Internet e tecnologia na Irlanda, a integração da realidade virtual tem como objetivo desenvolver o recurso até que o uso de um acessório, como um Oculus Rift, possa enganar os sentidos do usuário. A ideia é passar a sensação de que a pessoa realmente está em determinado lugar.
Primeiros passos
Em 10 anos, o Facebook tem a perspectiva de fornecer algum tipo de serviço de realidade virtual que permita aos seus usuários experimentar a sensação de visitar e interagir com lugares distantes ou até mesmo inacessíveis.
Para chegar nessa meta ambiciosa, a rede social já deu o primeiro passo. A aquisição do projeto Oculus Rift colocou o Facebook em contato com desenvolvedores e deu à rede o controle da tecnologia.
Ilusão definida
Outros passos do projeto envolvem garantir que durante a simulação o usuário consiga visualizar a si mesmo e a outras pessoas.
Segundo Schroepfer, a perspectiva de olhar para baixo e enxergar as próprias pernas é uma das técnicas chave para criar uma ilusão mais definida na mente do usuário com o headset.
Em 2016, o Oculus Rift vai ganhar controles que permitem interação com objetos no cenário. No futuro, o óculos terá câmeras e outros sensores para captar expressões e características físicas do usuário que, depois, serão transmitidas ao mundo simulado.
Cenários prontos ou personalizados
Um detalhe importante para a sensação de teletransporte é garantir que os cenários criados na simulação sejam extremamente realistas. Para isso, o Facebook comprou, no começo de 2015, uma empresa especializada em computação visual para desenvolver tecnologias de captura e reconstrução de ambientes e cenas complexas para a realidade virtual.
Outro ponto essencial do projeto é dar às pessoas a chance de modelar os próprios mundos. A medida poderá permitir que usuários criem realidades virtuais personalizadas, como um Minecraft mais realista.
Assim como os controles, o Facebook pretende lançar em 2016 um programa que permite manipular objetos tridimensionais. Com o software, os usuários poderão criar e usar formas na realidade virtual.
Qual a sua opinião sobre o Oculus Rift? Comente no Fórum do TechTudo.
Via Business Insider
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Incógnito: plugin Webchats esconde suas conversas no WhatsApp Web
- Como descobrir o modelo da sua placa-m?e via prompt de comando? Saiba como
- Como fazer o Windows 10 enviar um e-mail se alguém mexer no seu PC
- Lida ou enviada? Saiba o que significam os sinais do Telegram
- League of Legends anuncia rework completo do campeão Yorick
- Como colocar o iPhone 7 em modo DFU para fazer a recuperação do celular
- Como passar fotos da câmera digital para o PC; veja as dicas
- Mark Zuckerberg responde famosos como Stephen Hawking e Schwarzenegger
- Como turbinar seu perfil do Pinterest e aumentar o alcance da conta
- Resumo da semana: piores jogos de 2014 e bônus pela queda da PSN se destacam
- iPhone 12: Apple fecha cerco contra consertos feitos fora da rede autorizada
- Como conhecer cardápios e preços de pratos pelo iFood
- Facebook Dating: dez dicas para usar o 'Tinder do Facebook'
- WhatsApp testa função para enviar fotos e vídeos que se autodestroem
- Como usar o Pelando no PC e achar as melhores ofertas da Black Friday
- Nova placa de vídeo RX 480 da AMD tem preço mais em conta que Nvidia
- Windows 10: como integrar o Skype ao app Mensagens
- Marca americana lança Vivo X, celular Android com quatro câmeras
- Luz do teclado do Mac não funciona? Veja como resolver
- TP-Link TL-WR841HP ou Linksys E2500-BR: veja qual é o melhor roteador para você