VPN é uma sigla, em inglês, para “Rede Virtual Privada” e que, como o mome diz, funciona criando uma rede de comunicações entre computadores e outros dispositivos que têm acesso restrito a quem tem as credenciais necessárias.
Como configurar o firewall do Windows e usar VPN segura em Wi-Fi público
Em outras palavras, você pode compreender a VPN como uma forma de criar pontes de ligação entre diferentes dispositivos via Internet, mantendo os dados de comunicação trocados entre eles codificados e mais seguros, já que sua interceptação se torna mais difícil.
Para que serve uma VPN?
Uma rede desse tipo tem como função ligar dois computadores, via Internet, protegendo as informações trocadas entre eles, graças à encriptação dos dados. No caso da aplicação doméstica, uma VPN pode permitir que você navegue de forma anônima para assim acessar serviços e conteúdos que não estão disponíveis no seu país.
Ou seja, mesmo que você more no Brasil e use a Internet da sua casa, a VPN fará com que os sites pensem que você está nos Estados Unidos, por exemplo, por conta do seu endereço de IP.
Essa prática é útil para visualizar conteúdo na rede que, por uma série de motivos, não é oferecido no Brasil. Com o uso de uma boa VPN, você pode usar sua conta para navegar pelo catálogo norte-americano do Netflix e visualizar vídeos do YouTube bloqueados para o Brasil, por exemplo.
Do ponto de vista comercial, os computadores podem ser conectados através de cabos ou da criação de links proprietários, que são distribuídos via satélite. Mas, em geral, embora esses métodos sejam mais seguros, eles são também muito mais caros.
Quem utiliza VPNs?
Embora o método tenha se popularizado recentemente, a sua aplicação mais comum é no ambiente corporativo. Empresas que precisam ligar suas filiais numa mesma rede, por exemplo, constroem VPNs para que a troca de dados entre seus computadores possa ser realizada de forma segura e barata.
Outra aplicação comum da VPN nas empresas é a utilização para conectar seus funcionários e permitir a prática do “home office”. Por meio da VPN, um colaborador pode acessar os serviços de rede e informações confidenciais de sua empresa a distância. Como a VPN opera baseada na web, a única coisa de que o trabalhador precisa é um computador e de uma conexão comum com a Internet para usar uma VPN desse tipo.
Qual é a vantagem de uma VPN?
Uma rede VPN permite a troca de dados de forma mais segura entre os terminais (computadores, celulares, tablets e etc) ligados à ela.
Em países com governos autoritários, que censuram a Internet, o uso de VPNs permite que seus cidadãos acessem conteúdos censurado com alguma margem de segurança. Se você costuma usar Internet em redes públicas de WiFi, uma VPN pode garantir que seus dados não serão interceptados pelo administrador da rede.
Como usar o Hola VPN para acessar sites de outros países
Outra vantagem do uso dessa tecnologia é a possibilidade de ocultar a su
Quais programas de VPN posso usar?
Usando navegadores de Internet comuns, há uma grande quantidade de métodos para usar VPNs. Existem sites que realizam o serviço, além de extensões e plugins que criam as redes anônimas sem o menor esforço.
No Chrome, o Hola é uma das opções mais populares para a realização desse trabalho. Outros softwares, que funcionam em qualquer navegador, são IPVanish, Astrill e Private Internet Access (com bom suporte para iOS e Android). Todos são gratuitos e de simples utilização.
Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.
Se você quer criar uma VPN para usar no seu celular, por exemplo, a lista de aplicativos é enorme. No Android, VyprVPN, VPN Rápido e Seguro, FinchVPN e FlashVPN são os mais bem avaliados da Google Play Store. Todos são gratuitos (mas oferecem pagamento de assinaturas mensais ou anuais, que dão acesso a recursos melhores).
No iOS, as melhores opções de VPN, segundo ranking do site Best VPN, são: IPVanish, ExpressVPN, VYPR VPN, Invisible Browsing VPN e o Private Internet Access, mencionando anteriormente.
Você pode montar uma VPN?
É possível que você mesmo implemente e regule a sua própria VPN. Além de todas as vantagens de preservação da sua privacidade na Internet, essa estrutura permite que você acesse seus arquivos remotamente, de qualquer lugar do mundo (desde que você tenha deixado seus roteadores e computadores ligados em casa).
Para fazer isso, você precisa de alguns conhecimentos de infraestrutura de redes e terá que optar pelo aluguel de um servidor, ou pela criação de um servidor doméstico. Optando pelo servidor caseiro, você pode ter sua própria VPN rodando gratuitamente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Torneios, pro players e gráficos: relembre como FIFA era em 1999
- Cinco coisas que, se você fizer, podem danificar a bateria do notebook
- Impressora 3D para alimentos promete comidas lindas e gostosas; conheça
- Jogos para Android: Gangstar Vegas, Modern Combat 5 e outros em oferta
- Apple lança aplicativo Android para quem quer migrar para o iOS
- Como fazer live no TikTok
- Overwatch Archives 2020 traz novas skins e modos; veja patch notes
- App BrightCam para iPhone tira selfies sem precisar apertar nenhum bot
- Como fazer o PC lembrar do seu pendrive e usar sempre a mesma letra
- Ano bissexto ganha homenagem do Google; confira o Doodle especial
- Como bloquear um motorista no 99
- iConvert muda tamanho de imagens para ícones em vários tamanhos
- Ar-condicionado 9.000 BTUs Inverter: confira seis modelos por até R$ 1.500
- O que esperar da versão final do Windows 10 para celulares?
- Instant Games no Facebook: como desafiar amigos nos jogos para celular
- Ficha técnica do Moto G7: saiba câmeras, cores e todas as especificações
- Snapchat ganha lentes, filtros e stickers olímpicos do Rio de Janeiro
- O que é AirTag? Saiba como funciona o rastreador digital da Apple
- Conheça o setlist completo de Rock Band 4, novo game da franquia
- Sereia, dinossauro e mais: WhatsApp beta ganha 60 emojis novos no Android