Diversos programas de computador marcaram os anos 90. Softwares de troca de mensagem, como o ICQ e o MSN, e ferramentas para baixar música, como o eMule, conquistaram o coração dos usuários, mas deixaram de existir na medida que novas tecnologias foram desenvolvidas.
Dez celulares que eram 'top de linha' quando você era criança
Para relembrar de alguns programas que fizeram parte da vida daqueles que têm mais de 20 anos, o TechTudo reuniu oito softwares que foram indispensáveis antes de WhatsApp, Facebook, Twitter e outros aplicativos roubarem seus lugares.
1. miRC
Antigamente, quando ainda não existiam aplicativos de mensagem como WhatsApp e Facebook Messenger, as pessoas conversavam através do mIRC. Criado em 1995 e utilizando o protocolo IRC, o miRC foi um dos primeiros softwares a promover conversas entre milhões de pessoas do mundo todo através da Internet.
Embora tenha sido revolucionário para a época, o miRC não tinha suporte para fotos, ou seja, os usuários se identificavam apenas com o uso de um "nickname". Em seu auge, a plataforma chegou a ter 150 milhões de downloads, mas logo perdeu espaço para outros serviços de mensagem.
2. Netscape
Muito famoso durante a década de 1990, o Netscape foi o primeiro grande navegador de Internet. Com serviços bem avançados para a época, o browser foi responsável pela criação de tecnologias muito utilizadas até hoje, como a SSL (Segurança da camada de transporte) e o Javascript. Apesar de ter tido seu tempo de glória, o navegador foi substituído pelo Internet Explorer e acabou perdendo espaço no mercado.
3. ICQ
Os fãs do ICQ ficaram órfãos do mensageiro por muito tempo, mas em 2014 puderam comemorar o retorno do serviço. Com o mesmo conceito, o programa voltou cheio de novidades e atualizações.
4. MSN Messenger
Criado pela Microsoft, o MSN Messenger foi um dos programas de mensagens instantâneas que fez mais sucesso no fim dos anos 1990. Lançado em 1999, o software logo ultrapassou o concorrente ICQ e se tornou o líder do segmento no Brasil. Porém, como nada é para sempre, principalmente na tecnologia, os tempos de glória do mensageiro terminaram.
No dia 6 de novembro de 2012, foi feito o primeiro anúncio da descontinuidade do uso do programa, que seria substituído pelo Skype. O MSN chegou ao fim definitivo em 27 de maio de 2013, e as contas dos usuários foram migradas para o Skype, serviço de teleconferências da Microsoft.
5. LimeWire
O LimeWire era um software de compartilhamento de arquivos, baseado na Gnutella – rede usada principalmente para a troca de músicas e filmes entre usuários. O programa também tinha suporte limitado para o BitTorrent, com uma versão gratuita e outra paga (LimeWire PRO).
O serviço, que utilizava programas P2P para fazer downloads de arquivos, ficou no ar durante dez anos, até que brigas judiciais com gravadoras americanas desencadearam o seu fim. Em 26 de outubro de 2010, os usuários tiveram que se despedir do programa de compartilhamento de músicas e filmes que marcou os anos 2000.
6. Kazaa
Criado em 2001, o Kazaa era um programa de computador para o compartilhamento de arquivos que usava a tecnologia P2P. Com o serviço, os usuários podiam fazer a troca de arquivos de músicas e imagens. O programa fez grande sucesso entre os usuários mas, foi descontinuado por problemas legais.
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
Em 2009, os desenvolvedores tentaram voltar com um serviço de música legalizado, mas não tiveram muito sucesso. Porém, no fim de 2011, o Kazaa anunciou seu novo aplicativo de streaming na loja da Apple, concorrendo com grandes nomes como Spotify, Rdio e outros fortes candidatos.
7. Ebuddy
O Ebuddy é um programa gratuito que permitia acessar a conta de diversos mensageiros da Internet ao mesmo tempo. Com ele o usuário poderia se conectar aos serviços do MSN Messenger, Facebook, ICQ, Google Talk e Myspace, sem precisar fazer a instalação desses softwares. O serviço acabou ficando obsoleto e foi substituído pela nova versão: o eBuddy XMS. O software tem as mesmas funções, mas traz diversas novidades, como a possibilidade de se comunicar por texto, voz, vídeo e enviar imagens e emoticons.
8. eMule
Criado no ano de 2002, o eMule foi um dos mais populares compartilhadores de arquivo da Internet. A ferramenta surgiu como uma ótima opção para quem gosta de baixar arquivos em redes P2P. Apesar de existir ainda hoje, com versões para Windows e Mac, o programa não tem mais o sucesso que fazia antes e sofre com a influência atual de outros serviços mais poderosos.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Samsung Galaxy Tab A 10.5 (2018)
- WWE 2K15 e WCW Nitro: confira os melhores jogos de luta livre para PC
- Refresh Windows: vaza aplicativo de instalação limpa do Windows 10
- Tribal Wars: como trocar recursos com outros jogadores no mercado
- Titanfall e Carmageddon são destaques nos jogos mobile esta semana
- Aprenda a desbloquear o carro voador em Final Fantasy XV
- Como tirar foto no TikTok
- Galaxy A11 e Galaxy A21S são lançados no Brasil; saiba os preços
- AMD divulga mais detalhes da CPU Zen que promete competir com Intel
- Dire Wolves vence OPL e garante vaga no MSI 2018
- Centenas de senhas do iCloud vazam na web; confira se a sua está na lista
- CS:GO: MIBR vence compLexity e avança no FACEIT Major London 2018
- WhatsApp é o app mais usado pelos brasileiros
- Apple Music Web: nove funções para usar o serviço streaming no computador
- Clash Royale: como ver os próximos baús e cards com o Stats Royale
- Como deixar um vídeo em câmera lenta no iMovie do iPhone
- Apple admite problema de conexão no Apple Watch 3 e promete correção
- Uncharted 4: entenda por que o jogo travou durante confer?ncia da Sony
- Como encontrar hotéis baratos pelo aplicativo Hoteis.com
- FIFA 21 e GTA 5 estão entre jogos mais baixados de PS4/PS5 em fevereiro