A Konami está passando por um período de transição muito importante, com rumores indicando que a empresa deve encerrar a produção de títulos AAA, focando apenas no desenvolvimento de jogos mobile e títulos da franquia Pro Evolution Soccer. Pensando nisso, resolvemos relembrar alguns dos jogos da companhia japonesa, mostrando que existe muito mais além de Metal Gear e PES quando falamos de Konami.
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Quando se fala em jogos da Konami, nomes de franquias como Metal Gear, Castlevania ou PES, logo vem à mente. Mas a empresa japonesa já produziu algumas pérolas ao longo dos anos, principalmente na era 16 bits.
Em vez de falarmos somente sobre os mais conhecidos, que tal uma olhada nos “jogos esquecidos” da Konami. E sim, ainda está liberado lamentar o cancelamento de Silent Hills.
Contra e seus tiroteios
Lançado em 1987 para os arcades, mas chegando ao NES no ano seguinte, Contra foi um marco do gênero “run and gun”, em que o jogador deve avançar pelo cenário, atirando em tudo que aparece pela frente.
O sucesso do jogo acabou gerando várias sequências, com alguns títulos que merecem destaque, como Contra H.A.R.D. Cops, lançado para Mega Drive. Com as novas gerações de consoles sendo lançadas, a Konami tentou emplacar novos games no PlayStation e PS2, mas não teve o mesmo sucesso.
Em 2011, durante a E3, a Konami liberou um teaser de um novo game da série Contra. Estamos em 2015 e a esperança de que algo fosse realmente lançado já deve ter morrido há algum tempo.
Sunset Riders e o velho oeste
Um clássico da era 16 bits, Sunset Riders seguia uma fórmula parecida com a de Contra (corra para a direita, atirando em tudo o que estiver pela frente), mas colocava quatro pistoleiros em um cenário do Velho Oeste.
Lançado primeiro para arcades, mas com versões para o Mega Drive e Super Nintendo, é impossível conhecer alguém que jogasse videogame naquela época e não sabia quem eram Steve, Billy, Bob e Cormano com seu poncho cor de rosa dele.
Os filhos de Hideo Kojima
Apesar de ser mais conhecido por ser o criador de Metal Gear, Hideo Kojima lançou outros games dentro da Konami, misturando RPG, robôs gigantes em uma trama espacial, policiais e tramas futuristas.
Em 1988, Kojima criou Snatcher, um adventure que bebia nas fontes de ficção científica e cyberpunk. O game trazia o jogador no controle de um investigador tentando solucionar crimes cometidos por ciborgues, chamados de snatchers, em um futuro distópico.
Lançado para PCs, o título ganhou versões para o Saturn e PS1 e, até hoje, é considerado por muitos um dos melhores games do gênero.
Depois de Snatcher, Kojima também dirigiu Policenauts, game que parece mais uma graphic novel interativa, e que conta a história de astronautas que também são policiais, cuidando da primeira cidade humana fora da Terra. O jogo recebeu notas altíssimas da crítica especializada na epoca do seu lançamento, recebendo vários elogios referentes à sua história.
Anos depois, já em 2001, Kojima resolveu encarar o gênero de mechas com Zone of the Enders, para o PS2. A ideia do criador de Metal Gear era mostrar um lado mais sério para as histórias com robôs gigantes.
O game trazia intrigas políticas, batalhas espaciais épicas e ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo. Em 2003, uma sequência para o game foi lançada para o PS2, dessa vez apenas produzida por Kojima.
Os dois jogos foram lançados em uma versão em HD para o PS3 e Xbox 360 em 2012. Isso acabou gerando uma esperança de que uma continuação poderia ser produzida, mas a Konami não tocou mais no projeto.
Sem controle
Além desses clássicos, a Konami também lançou alguns jogos que utilizavam controles um tanto incomuns para a época de seu lançamento. Um desses games era Lethal Enforcers.
Lançado primeiro para arcades, mas recebendo versões para consoles caseiros, o jogo colocava o jogador no controle de uma dupla de policiais (caso você jogasse com um amigo), contra uma legião de bandidos que tentavam tomar conta de uma cidade.
A diferença é que para isso, você utilizava um revólver ligado ao videogame. Chamado de Konami Justifier, a pistola de luz permitia sair atirando nos bandidos pela tela de TV. Apesar de colorida, o design da pistola foi usado pelo governo americano, ainda na década de 90, apontando a violência em jogos eletrônicos.
Além da Justifier, a Konami também conseguiu emplacar um tipo diferente de controle. Dessa vez, de uma forma mais amigável, para realizar o lançamento do game Dance Dance Revolution, a empresa criou um tapete para que os jogadores pudessem sair dançando em casa, sem precisar de uma enorme máquina de arcade.
O jogo fez um sucesso imenso na época do PS1, ganhando várias sequências até a geração do PlayStation 3 e Xbox 360.
Allejo, o campeão do povo
Apesar de a Konami continuar com a série Pro Evolution Soccer, muitos lembram com mais carinho de outra franquia de futebol da empresa. International Superstar Soccer foi lançado em 1994 para o Super Nintendo e, durante muitos anos, foi o jogo mais popular de futebol entre brasileiros, ganhando até mesmo da série FIFA, da EA.
Algo que ajudou bastante na popularização do game em terras brasileiras foi a sua versão modificada, que colocava times brasileiros no centro de toda a ação. Mesmo assim, a edição padrão do game trazia o suficiente para fazer a alegria dos jogadores.
Até hoje, é possível encontrar jogadores que não fazem ideia quem eram os astros da seleção brasileira de futebol, mas que sabem de cabeça quem vestia a amarelinha em ISS (a dupla Gomez e o mito Allejo ainda faz a alegria de todos).
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