O Google apresentou o novo design composto por um novo logo, tipografia e elementos. De acordo com a Gigante de Buscas, essa reformulação na marca aconteceu como uma necessidade de acompanhar a evolução de seus próprios serviços, que transcenderam as telas dos computadores e notebooks e hoje se encontra em smartphones e tablets e até em TVs e painéis de carros.
Google tem novo logo; veja quais produtos já aderiram a mudança
Confira seis coisas que você precisa saber sobre o novo logo do Google.
O início de tudo
No começo deste ano, designers de toda a empresa, incluindo os que trabalham na Creative Labs e o time responsável pelo Material Design, foram chamados para se reunir em um escritório em Nova York. O objetivo era fazer um intenso brainstorm a respeito de uma reformulação da marca Google.
De acordo com a companhia, com o avanço da tecnologia, a forma de acessar e interagir com o Google mudou. Passou das telas dos computadores para as telas dos celulares, para comandos de voz e, agora, até mesmo para dispositivos vestíveis, como relógios inteligentes. Assim, decidiram que a velha e conhecida marca deveria evoluir também, sem abandonar a simplicidade.
Os quatro desafios
Após um longo período de debate, esboços, desenhos e ideias o time de designers chegou ao consenso de que eles tinham quatro desafios para serem vencidos ao fazer o redesign da marca.
1. Criar uma marca escalável que pudesse transmitir toda a sensação do logotipo em espaços limitados;
2. A incorporação da dinâmica, movimentos inteligentes que respondem aos usuários em todos os estágios de interação;
3. Uma abordagem sistemática da marca em todos os produtos, de forma a oferecer uma consistência em todos os encontros diários das pessoas com o Google;
4. Um refinamento do que faz o Google, combinando o melhor da marca que os usuários conhecem e amam com uma consideração cuidadosa de como as necessidades estão mudando.
Os elementos
O novo logotipo do Google alterou a sua tipografia, que já vinha sendo usada há 16 anos. A tradicional fonte serifada saiu para dar lugar a uma fonte mais limpa, geométrica e sem serifa. Porém, a companhia manteve características conhecidas, como as cores diferentes para cada letra.
O logo ganhou também mais dois elementos: os pontos (dots, em inglês), seguem a mesma sequência de cores do logotipo. Porém, eles são dinâmicos, apresentando movimentos sempre que alguma ação é executada, como uma pesquisa, por exemplo.
Já o famoso “G” do Google ganhou uma reformulação bem expressiva. Além de se tornar uma versão mais compacta do “g” anterior, ele ficou colorido, usando as mesmas cores dos elementos anteriores. Este elemento será usado em pequenos contextos, tais como o favicon.
Testes, testes e mais testes
O novo logotipo mantém o mesmo estilo simples, amigável e acessível do anterior. No entanto, eles
O Google testou o símbolo incansavelmente em vários tamanhos, formas e pesos, de maneira que ele ganhasse o máximo de legibilidade em todas as mídias, seja um monitor de 50 polegadas ou a tela minúscula de um smartwatch. Para orientar o uso do logotipo nas mais diversas telas, foi criado padrões que abrangem todos os aspectos do logo, incluindo espaçamento, aplicação nos produtos, entre outros.
As quatro cores
A companhia resolveu manter as quatro cores já características do Google: azul, verde, amarelo e vermelho. No logotipo, cada letra tem uma cor e ele se beneficia dos espaços em branco que há entre elas. Porém, quando as cores estão muito próximas, como no “G” do Google, acaba havendo uma mistura óptica e a tonalidade delas muda, havendo um escurecimento do valor original. Para resolver o problema, os designers ajustaram a vibração do vermelho, verde e amarelo de forma a manter a mesma saturação em todos os elementos.
A tipografia
Em conjunto com o logotipo, os designers do Google também criaram uma nova tipografia. Ela é totalmente customizada, geométrica e usa sans-serif. A novidade vai acompanhar o logo em aplicações em produtos e em materiais de suporte. O tipo foi batizado de Product Sans (Sans Produto, em tradução literal).
O design da tipografia lembra o estilo das letras usadas em cadernos de caligrafia ou de desenho, porém se mantém neutro, como uma fonte serifada geométrica deve ser. Isso permite que haja um nível de distinção adequado entre o logotipo do Google e o nome do produto. Os designers criaram um conjunto completo de caracteres, com todas as letras do alfabeto, além de números, símbolos, frações e sinais de pontuação.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Com poderoso One M9 como destaque, HTC apresenta novidades no MWC 2015
- O que é eMMC? Conheça a alternativa aos SSDs em notebooks
- Download de Valorant: veja como baixar grátis e os requisitos para PC
- Chrome vai alertar para ataques de engenharia social; entenda o que é
- CS:GO: FURIA entra no top 3 do ranking da HLTV após vencer a IEM New York
- Testamos o Apple Watch: rel?gio inteligente para iPhone inova at? demais
- Final Fantasy 7 Remake promete fazer história recriando o clássico RPG
- Como fazer download de Elifoot 98 (2016) e jogar no PC, Android e iOS
- Snapdragon 845 vai transmitir áudio Bluetooth para múltiplos dispositivos
- Headphone promete experiência de áudio e vídeo no mesmo gadget; entenda
- Confira cinco truques para usar o My Idol no Android
- Uber anuncia objetos inusitados esquecidos em corridas no Carnaval
- Aparelhos comprovam que a ?Internet das coisas? ? o futuro da tecnologia
- Supercomputador e novos SSDs estão entre destaques de Informática em junho
- Segurança em Smart TVs: entenda os riscos e proteja-se de brechas
- 'Olimpíadas dos Esports' retornam em 2019; inscrições estão abertas
- Phasmophobia: veja como jogar e dicas para mandar bem no game de terror
- Subwoofer ativo ou passivo? Entenda a diferença entre as tecnologias
- iPhone 6S: conheça os rumores e fotos vazadas do próximo celular da Apple
- Como desativar a Bixby no Galaxy S8