Resident Evil, Final Fantasy, Metal Gear Solid e Silent Hill são algumas das franquias com histórias mais memoráveis. O sucesso desses enredos está na combinação de vários fatores, como personagens carismáticos, reviravoltas e profundidade da trama. Veja a lista com os 10 títulos marcantes no mundo dos games e saiba detalhes de cada um. Vale lembrar também que o texto pode conter spoilers.
GTA, Destiny, Crysis e mais: confira os 20 jogos mais caros da história
Final Fantasy
Final Fantasy é uma franquia de RPG criada pela Square Enix – antiga Square –, que tem um grande trunfo na manga: cada jogo é independente do outro. Com mais de 14 jogos já lançados, a empresa explora bem essa qualidade, afinal há sempre a possibilidade de contar algo novo, sem preocupações com cronologia.
Final Fantasy 7 é um dos mais conhecidos exemplos da saga. A história traz jovens mercenários que conseguem salvar o mundo de um meteoro e de um tirano poderoso. Quando o assunto é trama, Final Fantasy 6 também não pode ficar de fora. O game é lembrado pela jornada da protagonista, que desperta novos poderes com a ajuda dos amigos.
Metal Gear Solid
Pode não parecer, mas Metal Gear Solid é o tipo de jogo que emociona. A história central esconde muito sentimento, que conta com o herói Solid Snake como protagonista. O homem é um espião com experiência em invasões diversas.
Hideo Kojima, criador da saga, é especialista em contar bons enredos. Solid Snake participou da maioria dos volumes como protagonista, mas teve que dividir espaço com o chefão Naked Snake. Solid é um clone modificado do personagem poderoso. Metal Gear Solid tem cinco games principais e alguns spin-offs, todos com reviravoltas e momentos inacreditáveis.
Batman Arkham
Batman sempre teve jogos de videogame, mas nenhum deles formou uma franquia completa antes de Arkham. Composta por cinco títulos, a produção narra como o Cavaleiro das Trevas conteve a fuga em massa de um centro psiquiátrico e retomou o controle da cidade.
O destaque fica por conta de Arkham City, segundo episódio, com uma Gotham tomada por bandidos e sitiada pela polícia. Batman precisa descobrir quem é o responsável pelo caos e prender os criminosos. Além da profundidade narrativa, a saga também apresenta gráficos realistas e dublagem ótima.
Silent Hill
O ponto positivo da série é não apostar no horror puro e simples. Para tudo há um motivo no game. Assim você pode descobrir segredos e passar por momentos perturbadores na vida dos protagonistas. Hoje a saga anda um pouco esquecida pela Konami, mas já viveu tempos de ouro.
Resident Evil
Resident Evil é outra franquia de horror de sucesso. A saga da Capcom já pareceu com filmes de zumbi de antigamente, mas a trama evoluiu tanto que hoje os jogos contam com personagens fixos e históricos complexos. Além disso, há outros que aparecem apenas em alguns capítulos.
O game apresenta a Corporação Umbrella, responsável por vazamentos de vírus que transforma as pessoas em zumbis. Nos primeiros games, o foco era a saga da empresa, porém, recentemente, outras corporações apareceram para atrapalhar os protagonistas. Esses heróis são figuras recorrentes como Chris Redfield, Jill Valentine, Leon S. Kennedy, Claire Redfield e Barry Burton.
Assassin’s Creed
Desenvolvida pela Ubisoft, Assassin’s Creed é outra franquia poderosa. O título inovou ao apresentar um universo que mistura antiguidade com elementos modernos. Por meio de ferramentas especiais, os protagonistas podem desvendar mistérios dos antepassados.
Desmond foi o protagonista durante muito tempo, e reviveu o passado de personagens como Altair, Ezio e Connor, assassinos da Ordem Secreta. Isso inclui passar por momentos como as cruzadas, a Itália Renascentista e o início da colonização dos Estados Unidos. Com o tempo, personalidades históricas e mais momentos importantes passaram a fazer parte do game.
Prince of Persia
Prince of Persia pode ser uma franquia esquecida pela Ubisoft, mas nunca ficará fora do coração dos fãs. A produtora realizou a façanha de pegar um jogo clássico de computadores e transformar em saga épica com a trilogia Sands of Time, composta pelos jogos The Sands of Time, The Warrior Within e The Two Thrones.
O título acompanha o príncipe sem nome, que foge depois de ser incriminado, passa por desafios tremendos e retorna, ao fim da trilogia, para recuperar a honra. Mais jogos da franquia foram lançados, mas com pouca ou nenhuma ligação nessa trilogia principal.
Zelda
The Legend of Zelda é uma franquia da Nintendo e, principalmente, uma grande ideia. Apesar de todos os jogos serem independentes entre si, eles fazem parte de uma mesma cronologia. Ou seja, um não influencia o outro, mas há uma linha do tempo oficial que organiza os títulos.
Não há uma explicação clara para a ligação indireta entre os games, mas esse é um dos charmes de Zelda. O enredo acompanha as aventuras do herói Link, que sempre tem a missão de salvar a princesa em diversas realidades. Os jogos, porém, sempre variam a partir disso.
Mass Effect
Mass Effect é uma ficção científica épica em três partes. Ainda que a última parte não tenha sido tão elogiada pelos fãs na época do lançamento, ela faz parte de algo maior. No caso, uma franquia de tirar o fôlego.
Comandante Shepard é o capitão da nave Normandy. Ele cruza galáxias para salvar diversas raças da ameaça dos Reapers, criaturas que exterminam todas as formas de vida. A jogabilidade em terceira pessoa com elementos de ação reforça o desespero passado pelo protagonista.
Baldur’s Gate
Baldur’s Gate é um clássico para PC inspirado no RPG Dungeons & Dragons. Apesar de não ter um protagonista, o game apresenta personagens marcantes e elementos que deixam o usuário curioso do início ao fim.
Formada por dois jogos principais e alguns spin-offs, a franquia acompanha a luta de guerreiros que se tornam grandes ameaças ao revelar os poderes para o mundo. Os fãs até hoje lamentam que um terceiro game nunca foi confirmado, apesar das edições especiais de sucesso.
Qual nome você daria para o próximo jogo do Batman? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como enviar um e-mail antigo como anexo no Gmail
- Como descobrir o e-mail do seu Instagram
- Fuchsia OS: novo sistema do Google deve rodar aplicativos do Android
- Aprenda como escolher o carregador ideal para um Raspberry Pi
- Apps em segundo plano pioram desempenho do Windows 10; saiba desativar
- SoulCalibur 6 e LEGO DC Super-Villains são lançamentos da semana
- Como aproveitar um iPhone velho; cinco utilidades
- Como personalizar a barra lateral no Finder do Mac OS X
- Conheça os melhores games de Xbox One para jogar com dois controles
- Assassin’s Creed Unity ganha novo capítulo nos lançamentos da semana
- Smart home: testamos soluções da brasileira Pixel TI para casa conectada
- Como assinar documentos PDF sem imprimir; Dropbox para iPhone traz a função
- Mevius Final Fantasy: novo RPG da s?rie ? gratuito e para celulares
- WhatsApp: trava de áudio e localização fixa foram destaques de novembro
- Como desativar a confirmação de leitura do WhatsApp para Android
- Pokémon GO: como capturar o mítico Jirachi no jogo mobile
- Aplicativo para ver saldo do Riocard: app mostra extrato no seu celular
- FotoFox: registre fotos compactas e poupe a memória do seu Android
- WhatsApp adota todos os emojis do iPhone no Android; veja como usar no Beta
- iPhone SE vs iPhone SE 2: saiba o que muda entre celulares da Apple