O Google Street View é uma ótima ferramenta para conhecer locais distantes. No início do projeto, a gigante de buscas usava carros adaptados para registrar as imagens, mas existem lugares nos quais o veículo não pode ir, que acrescentou dificuldades ao projeto. A solução foi o Trekker, uma versão mais simples do equipamento, adaptado à uma mochila, que pode ser usado por uma pessoa caminhando.
Google Street View usa tirolesa e foto 360º na Floresta Amazônica; veja
Desde sua criação, o dispositivo foi usado para mapear diversos locais e, muitas vezes, ele próprio teve de ser adaptado. Confira algumas curiosidades deste acessório do Google que "cabe na mochila".
1) Primeiro local e estreia do Google Trekker
O primeiro local que o Trekker foi usado foi o Grand Canyon, nos Estados Unidos. Segundo um dos criadores do equipamento, Steve Silverman, ele foi escolhido por ser icônico. “Meu pais não podem visitar o parque, mas podem caminhar por ele por que nós o mapeamos com o Trekker”, explica.
Desde então, o projeto já passou por vários cenários diferentes em todo o mundo, como Abu Dhabi e a Floresta Amazônica. Confira como são os bastidores em 360° de trilhas incríveis do Street View.
2) Quem já usou o Google Trekker
Apesar de ser projetado para humanos, o Trekker já precisou de adaptações para ser usado de outras formas. No deserto, por exemplo, ele foi montado nas costas de um dromedário. Já na Floresta Amazônica, o acessório foi instalado em uma tirolesa. Em outros locais do mundo, o Trekker também já passeou em cavalos, barcos e até mesmo trenós para superar correntezas, neve, dunas e florestas.
3) O Trekker
O Trekker do Street View é composto por 15 câmeras, cada uma com 5 Megapixels e capaz de fotografar um frame a cada dois segundos. Ele conta com duas baterias internas, que lhe dão duração total entre seis a oito horas, e um computador interno que armazena as imagens. O dispositivo completo pesa em torno de 22 kg e ele pode ser controlado via smartphone conectado por Bluetooth.
4) Chão falso no Street View
Um dos problemas do Trekker é que as imagens que ele faz não são completamente em 360 graus. Na verdade, ele possui um ponto cego logo abaixo das câmeras, onde está o usuário, de pé e mochila nas costas. Para montar a imagem completa, o Google usa uma tecnologia chamada “Ground Fill”, que colhe informações de outras fotos da mesma área para completar a imagem. É por isso que algumas áreas do chão no Street View aparecem borradas, mas nada que atrapalhe a sua orientação.
5) Quem pode usar o Google Trekker?
No início do programa, o Google contratava pessoas para fazer a coleta de fotos. Atualmente, a gigante criou o programa “Trekker Loan”, que permite que pessoas comuns possam alugar o equipamento e mapear locais interessantes em sua região. O programa foi usado, por exemplo para fotografar pontos turísticos do estado de Michigan, nos Estados Unidos. Quem tiver uma boa ideia de um local para mapear pode se inscrever para a alugar o Trekker diretamente na página oficial do programa.
Via Youtube
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Hello começa a chegar para usuários do Firefox 35; saiba como usar o chat
- Galaxy Gran Duos: como ativar o modo economia de bateria
- Facebook trabalha contra ad blockers e muda configurações de anúncios
- Copa América 2015: Doodle 'top' celebra abertura do torneio de futebol
- Lineage 2: saiba como colocar uma bandeira no seu cl? do game
- CS:GO: como colocar e tirar silenciador das armas
- Samsung prepara quatro edições de Galaxy S10, indica vazamento
- Pendrives DT 50 da Kingston chegam ao Brasil com design compacto e USB 3.1
- Free Fire recebe novo personagem Wolfrahh no Servidor Avançado; conheça
- Como mandar mensagem no TikTok
- Como usar o Blur e borrar pessoas e objetos em vídeos no Adobe Premiere
- Como melhorar a busca do Windows
- Erro no Firefox? Baixe e instale versões anteriores em português
- Google lança Pixel Buds, fones de ouvido Bluetooth com comandos de voz
- Google Chrome planeja proteção contra mineração de bitcoin no PC
- Google tem simulador de spinner virtual na pesquisa; saiba encontrar
- Twitch ou Nimo TV? Compare as plataformas de streaming de jogos
- Steam, Epic Games Store ou Discord: veja qual loja de jogos é a melhor
- Como usar Google Agenda no Windows 10
- Google testará protótipos de veículos autônomos nos Estados Unidos, entenda