Um smartphone pode ser um bom e indispensável companheiro no dia a dia, mas há uma hora em que é preciso aposentar o antigo aparelho e comprar outro. Qual é o melhor momento para fazer isso? Problemas técnicos ou configurações defasadas estão entre os fatores que devem ser levados em consideração. Confira seis sinais de que está na hora de trocar de smartphone.
Como reiniciar um smartphone travado?
1. Travamentos
Um dos primeiros indícios de que há algo errado com o celular são os travamentos. Se o celular está apresentando congelamentos repentinos, talvez seja melhor considerar a substituição. No entanto, antes disso, faça uma pequena investigação.
O primeiro passo é lembrar a primeira vez que o telefone travou e o que você estava fazendo na hora. Se isso é um problema frequente, reflita sobre as atividades que fazem o aparelho travar. Entre as causas podem ser uma atualização mal-sucedida do sistema ou um aplicativo problemático. Caso não encontre nada, considere a formatação do aparelho, uma ajuda da assistência técnica e, por fim, a troca do celular.
Dica de solução: Veja como reiniciar um telefone travado
2. Esquentando
A elevação da temperatura de um smartphone durante um uso mais pesado é algo normal, especialmente quando a atividade envolve a rede de celular. No entanto, se o telefone estiver com este problema mesmo em momentos de baixo uso, isso pode ser um mau sinal.
Em primeiro lugar, siga as dicas do TechTudo sobre o que fazer para resolver o super aquecimento de um telefone. Caso não consiga resolver, a elevação da temperatura pode ser um indicativo de que o telefone não é mais capaz de executar as tarefas que você deseja. Tente uma ajuda da fabricante como último recurso e, por fim, substitua o telefone.
3. Memória insuficiente
Não há nada mais incômodo do que ter que apagar seus dados porque o celular não tem mais espaço, certo? Memória insuficiente poder ser um grande motivo para trocar o seu aparelho velhinho. Se você tem um smartphone Android, confira as dicas do TechTudo sobre como resolver esse problema.
Antes de abandonar o celular, cheque também se ele possui entrada para cartão de memória. Caso você já esteja usando um, veja se é possível expandir a partir de um acessório maior. Por fim, caso suas tentativas não deem certo, a melhor saída é procurar um aparelho com um armazenamento maior ou espaço para microSD maior.
4. Sistema desatualizado
Android 2.3? Windows Phone 7? iOS 6? Se você está usando um sistema bastante antigo, talvez seja melhor considerar a substituição do aparelho. Além de recursos ausentes e poucas funcionalidades, os smartphones com plataformas antigas não conseguem rodar aplicativos feitos para sistemas mais recentes. Fora isso, o usuário está exposto a grandes riscos de segurança, já que este não recebem mais correções.
5. Poucos recursos
A cada novo lançamento, as fabricantes adicionam novos recursos aos aparelhos. Embora muitos não sejam considerados essenciais, há funcionalidades úteis como sensores para rastreamento de atividades físicas, que dispensam o uso de acessórios. Há também funcionalidades que ajudam na potência do aparelho, como no carregamento mais rápido do telefone e na economia de energia.
6. Bateria pequena demais
Chegar à metade do dia com o celular já descarregado incomoda bastante. Embora isso atinja também aparelhos novos, quanto mais velho o telefone for, mais a bateria sentirá o “baque”. Caso suspeite que o componente está "viciado", considere a troca da bateria. Se não resolver ou não quiser gastar dinheiro com isso, confira a lista do TechTudo com os aparelhos com as melhores baterias.
Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FURIA Esports é promessa brasileira no CS:GO; veja destaques do time
- Agibank: como pagar amigos usando o número do celular
- Todos os atalhos de teclado no Excel 2013
- Project Cars 2: trailer revela lançamento para 2017 e gráficos mais reais
- Como acessar o manual digital nas Smart TVs da Sony
- Fortnite: entenda competitivo do jogo battle royale da Epic Games
- O que são bridges wireless? Saiba usar o aparelho para turbinar o seu Wi-Fi
- Os 10 piores jogos da década
- Ainda um comentário sobre a TV inteligente
- Como cortar vídeo sem instalar apps no celular Android e iPhone
- CS:GO: veja jogos da MIBR e formato da BLAST Premier Spring Series 2020
- Fifa 15: veja a lista dos 10 melhores goleiros do Ultimate Team
- Briq Mini é alternativa ao Mac com Linux e suporte a Windows 10
- Google afirma que alcançou supremacia quântica em supercomputador
- Projetor leva imagens de planetário para seu quarto e ainda exibe filmes
- Ninja Ibuki é revelada em novo trailer de Street Fighter 5
- Pendrive wireless da SanDisk aumenta espaço livre na memória do celular
- Como resgatar um código do Fortnite pelo site da Epic Games
- Corsair anuncia PC gamer customizável com GTX 1080 Ti e quase 1 TB de SSD
- TV Digital: como saber se televisão da Samsung tem conversor integrado