O TikTok possui dois feeds nativos que oferecem conteúdos diferentes para o usuário: um mostra os vídeos das pessoas que ele segue, e outro exibe clipes que podem ser interessantes para ele, de acordo com o entendimento dos algoritmos da rede social. Entretanto, muitos usuários não entendem como o TikTok seleciona os vídeos que são exibidos nesta coluna de recomendações, chamada “Para você”, ou FYP (For You Page, em inglês). A seguir, o TechTudo explica como funciona o algoritmo do TikTok e como ele escolhe os vídeos do feed Para Você.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Como funciona o algoritmo do TikTok?
O algoritmo do TikTok utiliza aprendizado de máquina para determinar os conteúdos com os quais o usuário poderá se envolver com mais facilidade. Para isso, ele identifica, principalmente, vídeos que são semelhantes àqueles com os quais o usuário interagiu antes. Mas esse reconhecimento começa bem antes das interações. Para identificar que tipo de vídeo seria considerado atraente para o espectador, o sistema começa a captar informações assim que ele cria o perfil na rede social.
O TikTok explica que, durante a criação da conta, cada pessoa deve classificar como interessantes ou não temas diversos, como animais de estimação e viagens. Depois disso, quando o usuário abrir o app pela primeira vez, visualizará oito vídeos populares referentes aos assuntos considerados divertidos. A partir daí, uma combinação de fatores passará a classificar os vídeos e definir o que será exibido na sequência.
Uma das principais métricas de avaliação é a interação com os vídeos. O sistema identifica como interação o ato de curtir, compartilhar ou deixar comentários nos clipes, além das contas que cada pessoa segue. O conteúdo que o indivíduo cria também é utilizado nessa varredura.
Entretanto, além das interações, alguns detalhes da produção também são levados em conta. O algoritmo analisa legendas, hashtags, efeitos e sons contidos na produção, para que posteriormente possa mostrar clipes que contenham itens semelhantes. Preferências de idioma, configuração de país e o dispositivo do usuário também são informações aproveitadas para sugerir novos clipes, mas com peso menor de decisão.
Com todos esses dados identificados, o TikTok é capaz de mapear as preferências de um usuário e criar um padrão de vídeos considerados interessantes para ele. Além disso, o sistema também relaciona os gostos desse indivíduo a contas com interesses semelhantes aos dele, criando uma rede de vídeos em comum que passa a exibir clipes considerados agradáveis para ambos.
Como isso impacta o feed de cada pessoa?
O TikTok explica que o feed da aba “Para Você” é capaz de apresentar recomendações relevantes com o passar do tempo, mas não especifica quanto tempo exatamente. Além disso, é preciso esclarecer que o algoritmo analisa o comportamento do usuário dentro da rede social como um todo, e não somente dentro da aba “Para Você”. Ou seja, quando você navega pelo app e passa a seguir um amigo de um conhecido, isso também é levado em conta pelo sistema para criar suas recomendações.
Com toda essa quantidade de informações, o TikTok afirma que não existe um feed único e “enlatado” dentro da rede social. Isso significa que, mesmo que as pessoas inicialmente vejam os mesmos vídeos, a forma como se comportam na plataforma vai diferenciar a experiência de cada uma delas. Ou seja, o feed de cada pessoa é único e personalizado para cada um, e isso acontece justamente por conta dos algoritmos.
O conteúdo não se torna repetitivo?
Apesar de utilizar uma lógica que busca
Além disso, o TikTok diz que essas bolhas podem reforçar a fixação de boatos, desinformação e teorias da conspiração, caso o usuário não tenha acesso a outros pontos de vista na rede por conta da repetição dos algoritmos. Com essa possibilidade, a empresa afirma que estuda contas e vídeos que possam estar vinculados às fake news, e enviam esses conteúdos para revisores humanos, para que possam ser gerenciados antes de serem distribuídos na aba “Para Você”.
Aplicativos não aparecem no SD card; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Maquininha de cartão Santander é boa? Veja modelos e preços da Getnet
- Android: como resolver o erro ‘infelizmente a câmera parou de funcionar’
- Como jogar Fortnite Battle Royale, o jogo da Epic Games
- Primeiro celular feito de fibra de carbono pesa 30% menos
- Insta360 One X: concorrente da GoPro filma em 5.7K e tira fotos a 18 MP
- Tudo sobre o Yoga C940, notebook premium 2 em 1 da Lenovo
- Usuários relatam possível bug no Facebook que troca foto de links por pornô
- Street Fighter V receberá conteúdo de Final Fight, Mega Man e Devil May Cry
- Golpe no WhatsApp promete camisa da Seleção Brasileira; previna-se
- Como criar uma Conta Globo
- Adicione um alerta de segurança no notebook e recupere em caso de perda
- Mapas do Valorant: conheça os cenários do FPS da Riot Games
- Como assinar o Apple TV+
- O que é PPI: aprenda o que ele diz sobre as telas dos smartphones
- Prince of Persia: confira 10 curiosidades sobre a franquia
- Uber anuncia função para favoritar motoristas no aplicativo
- Apple anuncia recall de cabos carregadores USB-C; veja como fazer
- Como adicionar ou remover um favorito no Safari para iOS
- Como adicionar pop-up de chamada 'estilo Lollipop' em qualquer Android?
- Saiba como mudar o toque de mensagens SMS do Windows Phone