A Apple está trabalhando numa tecnologia para o próximo vestível que transforma dedos em controle remoto. Uma nova patente registrada recentemente sugere o trabalho associado de câmeras, sensores e algoritmos para permitir ao usuário comandar o mundo virtual com as mãos. O headset é esperado para 2022.
A fabricante também tem trabalhado de forma paralela nos óculos futuristas Apple Glass, outro dispositivo sem previsão de lançamento. Os detalhes da ideia de headset foram registrados no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).
O projeto reúne informações para uma provável interação do usuário com a realidade virtual (VR) por meio de gestos com os dedos. Isso seria possível por uma associação entre o trabalho das câmeras e dos sensores de profundidade que, em conjunto com algoritmos para alinhamento de contorno, podem fazer o rastreamento do movimento manual.
Embora seja uma função de destaque, não é totalmente nova entre os headsets, visto que é possível encontrar uma ferramenta semelhante no Oculus Quest 2, do Facebook.
A interação com o relógio por meio de um modelo 3D dos dedos tem como objetivo permitir que o usuário interaja com objetos virtuais ou movimente as mãos no ar para dar comandos. Dessa forma, seria possível acessar uma conta apenas com gestos, por exemplo.
Em termos técnicos, a patente detalha que a função usaria os chamados algoritmos ICP, que são baseados em “alinhamentos de contorno” para captar o desenho da mão ou dos dedos e alinhar com as informações programadas. Nesse sentido, o dispositivo permite não só a visualização das mãos na realidade virtual, mas faz com que seja impossível interagir com objetos irreais e acionar comandos que precisam do toque para serem ativados.
Existem outras especulações, como é o caso dos 15 módulos de câmera esperados no dispositivo, bem como um painel micro OLED com tela de 8K. O rastreamento ocular também pode marcar presença entre as funcionalidades do vestível. Ainda nesse sentido, a expectativa é de que ele atinja o peso de 200 gramas, o que deixaria ele mais leve em relação aos concorrentes.
Por mais que as patentes tenham sido registradas e divulgadas, isso não pode ser tomado como um indicativo de que o headset chegará de fato ao mercado. Mesmo com essas incertezas, veículos de imprensa prestigiados, como The Information e Bloomberg, já estimam preços para o aparelho,
Com informações do TechRadar
Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Call of Duty Infinite Warfare tem combate em gravidade zero
- Lista relembra os piores controles já lançados para os consoles
- WhatsApp no iPhone: como fazer o celular ler as mensagens em voz alta?
- Golpe usa WhatsApp falso para instalar app espião em celular
- Plants Vs. Zombies: Battle for Neighborville é o novo jogo da série
- PROCV não funciona no Excel: veja erros mais comuns e como corrigir
- Microsoft inicia testes do Skype Translator no Windows 8.1; cadastre-se
- Facebook libera vídeo ao vivo para celulares Android
- Gran Turismo Sport é 'mais do mesmo' e impressiona pelos gráficos
- Instagram encerra suporte do app para celulares Windows 10 Mobile
- Goat Simulador e mais: simuladores mais bizarros e diferentes para PC
- Destiny 2, FIFA, PES e Pokémon: conheça os games de setembro
- GTA 5 tem cidade destruída por extraterrestres em novo mod do jogo
- Curso de LGPD online: seis sites para assistir a aulas sobre a nova lei
- 10 melhores jogos de RPG offline para PC, consoles e celulares
- Como repostar seus Stories do Instagram
- YouTube anuncia nova função na SXSW para combater a desinformação
- LoL: veja times classificados para o MSI 2019; INTZ representa o Brasil
- Galaxy A9 vs Galaxy A80: descubra as diferenças entre os celulares da Samsung
- God of War, Yakuza e Nintendo Labo estão nos lançamentos da semana