Scarewares são programas maliciosos na Internet, com objetivos parecidos com os demais ciberataques, como o phishing e ransomware. O nome, que une o termo em inglês "scare" (medo) com "software", faz referência à sensação em que o usuário está envolvido ao se deparar com uma situação: a apreensão de, supostamente, ter um vírus muito perigoso em seu computador.
Os alertas costumam vir em forma de alguma notificação em seu computador — por pop-ups e avisos que geralmente fazem sons que chamem a atenção. Em geral, esse tipo de notificação avisa que o PC está infectado com algum tipo de vírus. Se, logo em seguida, o alerta oferece uma "solução" para o problema com poucos cliques, pode se tratar de um scareware.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O que é scareware?
Scareware uma forma de malware que tem como objetivo infectar o computador do usuário assim que ele faz determinada ação, como a tentativa de baixar algum programa ou clicar em algo específico. A tática do scareware, que o diferencia dos demais programas maliciosos, é de assustar a vítima e, com isso, fazer com que ela instale os aplicativos maléficos.
Por exemplo, um pop-up agressivo aparece na tela informando que o computador está infectado com um vírus que, na verdade, não existe. Depois disso, outros banners aparecem, oferecendo um programa que irá, supostamente, destruir esse vírus. Assustado com a possibilidade de ter o computador infectado, o usuário instala esse software que, na verdade, é o programa que fará todo o estrago.
Quais são os riscos do scareware?
Esse tipo de programa falso, oferecido como solução, pode causar alguns riscos ao usuário de diferentes formas. A principal envolve o acesso de terceiros a informações pessoais, como data de nascimento, documentos e senhas. Em algumas situações, caso o pop-up peça para que seja comprado o antivírus, é muito provável que a pessoa ceda suas informações financeiras no processo. Com isso, senhas de banco e cartões de crédito também poderão ser tomadas.
Além disso, é possível que o software instale no computador malwares que façam uma espécie de "perseguição" às ações do usuário, como o acesso a sites, redes sociais e e-mails trocados. Com isso, o scareware pode levar informações para cibercriminosos ou até espalhar o programa maléfico para outros usuários da rede a partir desse acesso.
Qual a diferença para outros tipos de malware?
O que diferencia o scareware de outros tipos de malware é, principalmente, a abordagem. Uma vez que todos são softwares maliciosos, o objetivo final tende a ser parecido: ter acesso a informações pessoais de um usuário e tirar proveito disso. A diferença, portanto, passa a ser pelo meio de se chegar a esse fim.
O adware, por exemplo, se apresenta a partir de repetidos anúncios para tentar "fisgar" o usuário, e o ransomware, por outro lado, "sequestra" os dados do usuário e o impede de acessá-los. Enquanto isso, o scareware utiliza uma espécie de jogo psicológico, mexendo com a emoção das vítimas para realizar a manipulação.
Como se proteger de scarewares?
Existem algumas formas de se prevenir contra scarewares, principalmente reconhecendo alguns padrões dos ataques. As características mais marcantes desse tipo de software são os pop-ups agressivos, geralmente difíceis de serem fechados e que redirecionam o usuário para algum site suspeito ou começam um download após um único clique.
Ainda assim, vale se atentar a e-mails suspeitos que indicam a realização
O que fazer se for infectado?
Uma das características do scareware é, também, a dificuldade em desinstalar este software. Por isso, caso seja infectado, o usuário deve desinstalar imediatamente o programa baixado e, se possível, ativar um antivírus legítimo para se livrar do malware. Além disso, vale atualizar os navegadores usados e ativar extensões que bloqueiem pop-ups para evitar o ressurgimento da ameaça.
Com informações de NordVPN e MUOakeuseof
Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online
Qual o melhor antivírus pago e que não comprometa o desempenho? Veja dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Download de Cuphead está no PS4, Xbox, Switch e PC; veja requisitos
- Como criar notas de voz para postar áudio no Facebook
- Facebook passa a mostrar GIFs em status e comentários; saiba como usar
- O que mudou do Moto X Play para o Moto X4? Compare especificações
- Everything, Overcooked, Forza 7: veja os melhores simuladores de 2017
- Review PaMu Quiet: fone é opção mais barata com cancelamento de ruído
- Quatro câmeras semiprofissionais da Sony por até R$ 3 mil
- Tudo sobre o HomePod, a caixa de som inteligente da Apple
- Como assistir a Corinthians x Athletico-PR ao vivo no Globoesporte.com pela TV
- Resident Evil Village: conheça Lady Dimitrescu e mais personagens do jogo
- Como ignorar mensagens de um contato no Facebook Messenger
- Como usar a Timeline do Windows 10 com o Chrome e Firefox
- Spotify atualiza aplicativo para TVs Samsung e inclui contas grátis
- Switch: Nintendo permite compra de jogos por meio de moedas digitais
- Como fazer parte do YouTube Heroes e moderar comentários
- Cheats para Pokémon Fire Red: lista traz melhores códigos e dicas
- Capinhas para o iPhone 6 Plus: veja opções para proteger o smart
- Melhores apps e sites pra colocar molduras em fotos usando o computador
- iPhone: como permitir ligações de emergência no modo Não Perturbe
- Por que você deveria parar de usar ponto nos seus endereços de e-mail