A mensagem "o aplicativo apresenta falhas continuamente" tem aparecido com frequência para usuários de celulares Android na noite desta segunda-feira (22). Segundo relatos no Twitter, o smartphone exibe o alerta e, então, o app fecha sozinho. A suspeita é que a pane tenha sido causada pelo WebView do sistema Android, e o erro acontece com os apps usam esse recurso.
Em testes com um Huawei P30 Pro com Android 10, o TechTudo conseguiu reproduzir o bug, e os apps passaram a apresentar erro apenas após atualizar o WebView. Procurado pelo TechTudo, o Google não se pronunciou até o momento de publicação desta matéria. Um porta-voz respondeu ao site americano de tecnologia Engadget que a empresa tem ciência da pane e "seu conserto está em andamento".
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O Google Trends, ferramenta que monitora pesquisas na Internet, mostra que o interesse pelo termo "o aplicativo parou de funcionar" aumentou a partir das 17h (horário de Brasília), com pico por volta das 20h. Já no Downdetector, plataforma que monitora o status de funcionamento de serviços online, usuários reclamam de falhas nos serviços Google, com um pico de mais de 300 notificações de bug a partir das 20h. Qualquer app que faça uso do WebView pode dar o erro "o aplicativo apresenta falhas continuamente".
Em geral, usuários explicam que a mensagem aparece na hora de abrir apps comuns, como Nubank, Bradesco, Twitter, Amazon e até mesmo os próprios aplicativos do Google, como o Gmail. O aviso é exibido e, em seguida, o app fecha no smartphone sem razão aparente.
Como fazer o aplicativo parar de travar
Uma das soluções compartilhadas na Internet para resolver a pane temporariamente é desinstalar o WebView do sistema Android. A principal teoria é que a última atualização do componente, que permite exibir páginas da web dentro de aplicativos, esteja danificada e provoque a instabilidade.
Desinstalar o WebView remove do celular a última edição baixada do plug e pode solucionar a pane. Em testes, o TechTudo confirmou que a medida de fato resolve a instabilidade dos aplicativos. É possível desinstalar as atualizações do WebView a partir da lista de apps do celular, nas configurações do sistema, ou pela Play Store.
Caso o botão "desinstalar" não apareça, outra alternativa é pressionar "forçar parada". Outra opção é desativar o Chrome no smartphone.
Outros usuários
O WebView do sistema Android recebeu várias avaliações negativas de uma só estrela na Play Store após a atualização. Os comentários indicam que foi preciso desinstalar o componente para voltar a usar o celular.
Por que aparecem pastas do nada em meu celular? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como salvar áudio do WhatsApp em MP3 no celular
- Semana do consumidor: veja cinco TVs 4K por até R$ 2 mil no Brasil
- Melhores celulares para tirar fotos: veja modelos lançados em 2019
- Aparelho que parece pendrive transforma monitor em computador Ubuntu
- Canon lança EOS R, primeira câmera mirrorless full-frame da marca
- Confira como realizar os dribles mais eficientes em PES 2016
- Problemas com o Chromecast? Veja cinco dicas de como resolver erros comuns
- Black Friday 2020: dez dicas para comprar com segurança
- YouTube ao vivo: streaming de vídeo em HD agora suporta 60 FPS em HTML5
- Google Assistente abrindo sozinho? 5 formas de resolver no celular
- Image Optimizer: Como usar o site para compactar e mudar o tamanho de imagens
- Review: Jump Force traz elenco dos animes, mas decepciona na qualidade
- Como apagar vários contatos de uma vez no iPhone
- LoL: jogadores da KaBuM falam sobre Cloud9 e desafios no Mundial 2018
- Motorola Razr chega ao Brasil em fevereiro; preço continua em segredo
- Que horas são agora? Horário de verão pode alterar relógio no Android
- Como mudar a foto de perfil do Facebook no Windows Phone
- Entenda como funciona o campeonato mundial de League of Legends
- Como criar posts com stickers no Facebook
- Tirambaço no Free Fire: veja todas as camisas de times e como ganhar