A Xiaomi revelou uma nova tecnologia de carregamento remoto sem fio que promete revolucionar o mercado de celulares. Chamada de Mi Air Charge, ela tem a proposta de deixar o smartphone em qualquer canto da sala ou do quarto e, mesmo assim, receber energia. O aparelho deve ser capaz de abastecer vários dispositivos simultaneamente sem conectar nenhum cabo ou usar suporte de carregamento.
A tecnologia é diferente dos carregadores sem fio atuais, já que estes ainda dependem do contato ou proximidade com a base e funcionam por indução. No momento, o carregador é uma apenas uma demonstração e ainda não está pronto para ser comercializado.
De acordo com a Xiaomi, a tecnologia é capaz de fornecer 5W de potência para cada dispositivo num raio de alguns metros da base. O núcleo de carregamento é baseado no posicionamento espacial e na transmissão de energia. Essa base é uma pilha de carregamento isolada com cinco antenas que determinam precisamente a distância do celular ou dispositivo móvel.
Depois de localizar a posição do telefone, uma matriz de controle composta por 144 antenas transmite direcionalmente ondas milimétricas por meio de feixes magnéticos.
O dispositivo receptor também precisa ser compatível com a tecnologia. Isso significa que o aparelho deve ter uma antena especial, que é um circuito retificador que transforma ondas eletromagnéticas em eletricidade.
Esse receptor é composto por um direcionador beacon, que transmite as informações de posição do aparelho, e por um arranjo de 14 antenas receptoras que convertem o sinal magnético da base em energia elétrica.
A Xiaomi afirma ainda que vários dispositivos podem ser carregados ao mesmo tempo, cada um recebendo 5W de potência, e que obstáculos físicos não reduzem a eficiência de carregamento.
Em um futuro próximo, a fabricante chinesa espera que a tecnologia possa ser usada para carregar também relógios inteligentes, pulseiras e outros dispositivos vestíveis. A Xiaomi também afirma que, em breve, pretende incluir a tecnologia em elet
Contudo, é importante lembrar que o modelo ainda é apenas uma demonstração tecnológica, sem previsão de chegada ao mercado.
Com informações de XDA Developers e Xiaomi.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Overwatch League: como conseguir Tokens em 2020
- WhatsApp fechando sozinho no iPhone? Usuários relatam bug com figurinhas
- Galaxy Win 2 Duos: saiba o que evoluiu desde o Galaxy Win e Win Duos
- Veja como jogar games do Super Nintendo gratuitamente no seu PC
- Mario Kart 8 Deluxe recebe novos personagens e modo em trailer
- Streamlabs: como configurar chatbot e comandos para a Twitch TV
- Perdeu update grátis do Windows 10? Saiba como fazer atualização de graça
- Galaxy A7, A5 e A3 2017: veja o que muda nos novos celulares da Samsung
- Entenda como funciona a navegação privada em abas anônimas na Internet
- Músicas mais ouvidas por mim no Spotify: como ver 'playlist de estimação'
- Como baixar e salvar vídeo do Twitter no celular Android e iPhone
- CS:GO: MIBR vence Gen.G e avança na Flashpoint 1 2020
- CBLoL 2020: paiN Gaming vence Prodigy e está na final do segundo split
- Como descobrir se alguém segue você de volta no Snapchat
- Nova patintete elétrica da Xiaomi é dobrável e tem bateria para 30 km
- Xiaomi: MIUI 7 ganha data de lançamento
- Intel Extreme Masters XIII Sydney: confira o guia da competição
- Como salvar uma página em PDF no iOS 9?
- Nova linha de notebooks gamers promete fim de ‘engasgos’ nas imagens
- Como compartilhar v?deos do YouTube no Facebook pelo celular?