Uma falha de segurança no iOS, revelada pelo site britânico The Guardian neste domingo (20), pode ter deixado iPhones desprotegidos durante meses. Uma brecha explorada a partir do iMessage era capaz de permitir infecções por spywares, softwares maliciosos de espionagem que podem ter acesso remoto a uma série de funcionalidades de hardware do dispositivo — incluindo acesso à câmera e ao microfone do iPhone, o que permitiria que o spyware gravasse áudios e tirasse fotos —, além de dados sensíveis como informações de localização, credenciais salvas no celular e senhas.
A descoberta foi feita por pesquisadores do Citizen Lab, instituição canadense com foco em segurança e direitos humanos. Estima-se que cerca de 37 jornalistas do Oriente Médio tenham sofrido o ataque, mas a companhia afirma que não há como prever o número de usuários atingidos, dada a grande base de operações do NSO Group, empresa que fornece o spyware.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo reportagem do The Guardian, pesquisadores do Citizen Lab acreditam que a ferramenta pode estar sendo usada para espionagem desde outubro de 2019, e iPhones rodando versões anteriores ao iOS 14 podem ter tido a brecha do iMessage explorada.
A diferença deste tipo de malware para os outros é a forma como ele pode corromper o dispositivo da vítima. Normalmente, spywares precisam de acesso físico ao celular para serem instalados, de forma que é necessário baixar um aplicativo ou programa de espionagem diretamente no dispositivo — que também pode ser enviado à vítima através phishing.
Nesse caso, no entanto, o software malicioso era capaz de infectar o iPhone através de uma única mensagem, que nem precisava ser aberta pela vítima para fazer o malware funcionar. Ou seja, o spyware da NSO Group, além de não deixar nenhum rastro, não necessitava de nenhuma ação ou descuido por parte da vítima para ser instalado, além de poder interceptar dados remotamente sem precisar do acesso físico ao iPhone.
A falha, que não era conhecida pela Apple, foi corrigida com a atualização do iOS 14. A companhia da maçã também alerta para que seus consumidores atualizem o sistema operacional do iPhone sempre que um novo update seja disponibilizado, já que novas correções em segurança são realizadas sempre que identificadas.
Em nota enviada ao The Guardian, a Apple também afirma que "o ataque descrito na pesquisa [conduzida pelo Citizen Lab] foi altamente direcionado contra indivíduos específicos". O que pode sugerir que a vulnerabilidade não tenha sido explorada em larga escala e que a falha não afete a imensa maioria de usuários de iPhone.
Contudo, se proteger de ataques como esse não é tarefa fácil, principalmente porque a falha explorada
Via The Guardian, Engadget, TechCrunch e TechRadar
Como habilitar o Dual Channel? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Campus Party 2015 tem festa de encerramento animada com games e pr?mios
- JBL GO vs Sony XB10: compare potência e preço das caixas de som
- Como encontrar posto de atendimento da Unimed pelo celular
- Vale a pena comprar o OnePlus 3T? Veja o que considerar antes de importar
- É possível lucrar com arbitragem de bitcoins mesmo diante da desvalorização da moeda?
- Overkill's The Walking Dead é cancelado e será removido do Steam
- Redmi 2 é bom? Saiba tudo sobre o smartphone da Xiaomi antes de comprar
- Granny: confira dicas para se dar bem no jogo de terror
- Como reduzir o brilho do iPhone além do que o iOS permite
- Como instalar suplementos no Excel
- Spotify importa playlist do Rdio automaticamente; veja como fazer
- Como usar o botão de pânico do Galaxy S8; função auxilia em emergências
- GTA San Andreas: como baixar e jogar o game no Xbox One
- TP-Link Archer C60 e TL-WR940N V3 foram roteadores mais buscados de abril
- Conheça os pendrives com USB 3.0 ‘tops’ disponíveis no Brasil
- Como ativar e usar o teclado de emojis do iPhone
- Veja o que esperar de Quantum Break, game inserido em série de TV
- Como fazer backup completo do seu computador Windows 10 ou 8.1
- Como configurar a sensibilidade do 3D Touch do iPhone 6S
- Dia Mundial do Emoji: 5 fatos sobre as carinhas mais usadas da Internet