Como os esports eram em 2010? Há 10 anos, o cenário competitivo dos videogames vivia um momento de transição. Novos jogos que viriam a ser sucesso, como League Legends (LoL), começavam a emplacar. Outros games mais antigos sobreviviam com um grande apoio da comunidade, como aconteceu com Counter-Strike (CS 1.6). Já a sequência de StarCraft estava no topo do competitivo e era um verdadeiro fenômeno. A seguir, relembre o que era sucesso nos esports 10 anos atrás e veja os primeiros passos de títulos que fizeram história na última década.
O TechTudo comemora 10 anos em dezembro de 2020! Desde o seu surgimento, em 2010, o site vem descomplicando a tecnologia para você e assim se consolidou como o maior portal de technology news do Brasil, segundo a Comscore. Para comemorar a data, o site lança uma série especial para relembrarmos como a tecnologia evoluiu nesse tempo. E conte com o TT para descobrirmos juntos o que nos aguarda pelos próximos anos!
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CS 1.6 e StarCraft no topo
Em 2010, embora não estivesse em seu auge, Counter-Strike 1.6 seguia como principal nome dos esportes eletrônicos. Nesse ano, o FPS contou com grandes competições, como a ESWC, a World e-Sports Masters, a Arbalet Cup Dallas e a World Cyber Games, e deu aproximadamente US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 7,7 milhões) em prêmios durante toda a temporada em mais de 100 torneios realizados.
Apesar do FPS da Valve ter sido o maior nome dos esportes eletrônicos em 2010, é importante lembrar que em julho de 2010 foi lançado o StarCraft II: Wings of Liberty. A sequência de StarCraft: Brood War recebeu enorme atenção da Blizzard. Em um semestre, o game promoveu mais de 200 torneios em todo o mundo e deu US$ 800 mil (cerca de R$ 4 milhões) em premiações.
A Blizzard abriu o caminho para o StarCraft II se tornar um grande nome no competitivo, mas o Brood War não foi esquecido. Pelo contrário. O jogador mais premiado de 2010, segundo o portal Esports Earnings, foi o sul-coreano Lee "Flash" Young Ho, que obteve suas maiores conquistas do ano apenas em torneios de Starcraft: Brood War e, ao final de 2010, acumulou o lucro aproximado de US$ 195 mil (cerca de R$ 1 milhão).
Franquia CS em 2010
Em março de 2010, a Valve anunciou que a nova versão da franquia, o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), estava em desenvolvimento. Nesse momento de transição, os títulos Counter-Strike: 1.6 e Counter-Strike: Source ficaram um pouco estagnados em relação ao número de competições e premiações quando comparados aos anos anteriores. A queda de fato aconteceu em 2011, quando a franquia perdeu um pouco seu espaço para outros títulos nos esportes eletrônicos. A série viria a se recuperar apenas alguns anos depois do lançamento do CS:GO.
No entanto, 2010 foi um ano importante para consolidar algumas lendas do cenário do FPS. Entre eles, vale destacar os ucranianos Yegor "markeloff" Markelov e Daniil "Zeus" Teslenko, ambos da Natus Vincere, que conquistaram seus maiores títulos em suas carreiras no CS 1.6 em 2010, com destaque para a taça da IEM IV - World Championship. Já na Fnatic, jogadores como Christopher "GeT_RiGhT" Alesund e Patrik "f0rest" Lindberg foram destaque, e o time levou títulos como o da Euskal Encounter's GameGune 2010.
CS no BRasil
Em relação ao Brasil, o astro Gabriel "FalleN" Toledo vinha de um 2009 bastante positivo em sua carreira, mas foi em 2010 que os excelentes resultados vieram. Ele competiu pela compLexity Gaming, ao lado de jogadores como Lincoln "fnx&
Embora os números fossem grandes na época, é enorme a diferença quando comparados com os tempos atuais. Por exemplo, FalleN, em 2010, encerrou o ano tendo recebido pouco mais de US$ 3 mil (cerca de R$ 15 mil) em premiações, e esse foi seu maior valor recebido nos esports durante quatro anos. Em 2015, ano em que a jornada de sua equipe no CS:GO começava a ter grandes frutos, ele recebeu cerca de US$ 34 mil (cerca de R$ 175 mil). As cifras cresceram absurdamente nos anos seguintes com conquistas de Majors e também graças a própria evolução do cenário competitivo.
LoL recém-lançado
League of Legends foi lançado em outubro de 2009, mas o jogo levou um certo tempo até se tornar um fenômeno. Nos primórdios, o visual do MOBA era muito diferente do visto hoje em dia, com gráficos muito inferiores e alguns campeões com modelos pouco trabalhados. Aos poucos o game foi conquistando seu público ao fazer atualizações com melhorias na gameplay, no visual geral do mapa, dos campeões e da interface, e que também buscavam balancear o game.
O maior torneio do ano foi a World Cyber Games 2010, que distribuiu US$ 10 mil (cerca de R$ 50 mil) entre as quatro participantes, que vieram da América do Norte, Europa, China e Singapura. Na ocasião, a campeã foi a CLG (América do Norte), que venceu a SK Gaming (Europa) por 2-1 na final. Outra competição que chamou a atenção foi a Newegg Winter Wanfest 2010, que teve presença de equipes norte-americanas e da Team OP, da Coreia do Sul.
O ano de 2010 também apresentou alguns competidores que viriam a se tornar lendas do cenário e que até mesmo criariam suas próprias organizações de esports. Entre eles, está George "HotshotGG" Georgallidis, fundador e ex-jogador da Counter Logic Gaming (CLG). Ele também é reconhecido como um dos melhores jogadores do mundo da sua época e por popularizar as streams de League of Legends. Além dele, Carlos "ocelote" Santiago, fundador da G2 Esports, e Andy "Reginald" Dinh, fundador da Team SoloMid (TSM), também eram destaque.
No final do ano, o League of Legends distribuiu mais de US$ 27 mil (cerca de R$ 140 mil). O MOBA passaria a ser muito mais conhecido em 2011 com sua primeira temporada oficial e a estreia de seu Campeonato Mundial. Para fins de comparação, o LoL distribuiu em 2011 mais de US$ 520 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) em premiações, número muito maior do que o de 2010 e que viria apenas a crescer com o passar dos anos.
Via Esports Earnings, Gamepedia e Liquipedia
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