A próxima versão do Android, batizada, por enquanto, somente de "Android M”, foi apresentada na última quinta-feira (28), com uma prévia já disponível para desenvolvedores. Se você não é usuário de um dispositivo Nexus elegível ou não quer se aventurar em um sistema experimental, reunimos a seguir as principais novidades do software. Confira o que mudou em relação ao Android 5.0 (Lollipop).
Descubra quando a versão final do Android M chega para o seu celular
Animações
De primeira, é possível ver alguns refinamentos no Material Design, estreado em 2014 com a versão 5.0 do Android. A mais importante delas – a mais visível, pelo menos – é a animação de abertura de apps, que deixa de ser de baixo para cima e passa a expandir a partir do ponto de toque na tela.
As mensagens de notificação também estão diferentes. Com uma animação mais suave, elas agora descem e “quicam” levemente, quando chegam. Além disso, são descartadas mais facilmente com um deslize para cima ou para os lados.
Gaveta de aplicativos
Outra mudança bem aparente está na gaveta de aplicativos, que ganha organização na vertical e separação por letras do alfabeto, como em uma agenda. Além disso, o topo da gaveta mostra um novo campo de buscas e os quatro apps utilizados por último, – vale lembrar que o botão de multitarefa do Android não exibe só apps, mas abas do Chrome e telas de configurações também.
Atalho de voz na tela bloqueada
A tela de bloqueio do Android M substituiu um dos atalhos acessados na versão Lollipop. Agora, ao deslizar a partir do canto inferior esquerdo, o usuário abre a pesquisa de voz do Google, no lugar do discador, que parece ter virado uma função secundária.
Controle de volume
O sistema de controle de volume ficou bem completo, o que deixa as críticas ao Android 5.0 (Lollipop) no passado. Ao pressionar o botão físico do aparelho, uma janela exibe um controle de volume expansível, que passa a mostrar até quatro níveis diferentes e que podem ser modificados de forma independente: notificações, mídia, alarme e chamadas.
Não perturbe
O modo "Não Perturbe" saiu do pop-up de volume e ganhou um botão próprio na cortina de atalhos. Quando clicado, exibe também mais opções, se comparado à versão anterior: é possível silenciar completamente o aparelho por tempo predeterminado, ou liberar alarmes e contatos prioritários.
Configurações Google
As configurações de aplicativos do Google, que antes eram acessíveis por meio de um app separado, agora se encontram dentro das configurações gerais do sistema. A partir dali, é possível criar preferências no Google Now, de reconhecimento de voz e outros serviços embutidos.
Novo menu de apps e permissões
Nas configurações, o menu de programas instalados foi remodelado e está mais fácil de usar. Em uma primeira tela, ele exibe uma lista com todos os itens baixados ou pré-instalados no aparelho, e informações sobre o dispositivo são descritas dentro de um menu próprio para cada app. É ali que o usuário poderá tirar proveito de uma das principais novidades do Android M, o controle de permissões de aplicativos. Essa função permitirá que o usuário escolha quais partes do celular serão acessadas por cada software.
Tema escuro
Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo
A tela de configurações do Android até a versão 4.4 era escura, depois se tornou clara no 5.0, e parece que agora vai oferecer os dois tons. Na versão “M”, é possível trocar entre os temas dark e light, por meio do menu de desenvolvedores, e até ativar um modo automático, que escurece a tela, conforme o passar do dia, de modo a economizar mais energia quando a tela estiver acesa à noite.
Consumo de bateria
Ainda é cedo para cravar, mas o recurso Doze parece funcionar bem na economia de bateria. Em repouso, nosso teste mostrou que o Android M não deixa cair sequer 1% de bateria, gerando uma autonomia maior. No Nexus 5, cujo consumo pode ser bem inconsistente, o tempo de stand-by otimizado gerou algo em torno de 3 horas a mais de uso em um dia moderado.
Vale lembrar, porém, que o mesmo foi percebido na versão de testes do Android L, há um ano. Naquela ocasião, a prévia do Lollipop mostrou um resultado promissor para o consumo de bateria, devido ao Project Volta, algo que não foi visto quando o sistema operacional foi lançado publicamente mais tarde.
O que ainda não veio
Apesar de bem completa, a primeira prévia do Android M ainda não contém dois recursos lançados durante o Google I/O este ano. O mais importante deles é o Now on Tap, nova função que dá ao Google acesso total às informações exibidas na tela em qualquer aplicativo para que possa sugerir buscas – é como se o celular pudesse adivinhar suas dúvidas em qualquer tarefa. Outra ausência é o Android Pay, método de pagamento digital cuja chegada é incerta no Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Moto G 3: ative Motorola Alerta e tenha ajuda de amigos em emergências
- Conheça e veja como usar todas as armas de Resident Evil 7
- Capinhas para LG G4: modelos deixam o celular ainda melhor
- Project Aurora: EVE Online chegará para smartphones em 2018
- Como encontrar linhas e pontos de ônibus no Google Maps
- Jogadores avaliam Mundial de LoL e dão dicas para o Flamengo em 2019
- Como ativar a ocultação automática da barra de menus do Mac
- Perdeu seu telefone? Saiba acessar sua conta do Twitter sem código SMS
- Veja os pendrives de maior capacidade e carregue ‘todos’ os arquivos no bolso
- SSD interno ou externo? Veja as vantagens e desvantagens de cada tipo
- Impressora travou? Aprenda a resolver principais problemas
- SK Gaming e NTC têm confrontos de estreia definidos para ESL One BH
- Como usar as máscaras do Telegram
- Vale a pena comprar um Macbook usado? Veja prós e contras
- WhatsApp: 5 coisas que você deve saber sobre as mensagens temporárias
- Pesquisa de vídeos fica mais fácil com JustWatch para Android e iOS
- Flamengo vs INTZ: como assistir à final do CBLoL 2019 2º Split ao vivo
- Como fazer Graveto no Minecraft
- Harry Potter, X-Files: veja os jogos de celular esperados para 2018
- Como baixar figurinhas (stickers) de Páscoa 2019 no WhatsApp