O app e-Título não funciona para algumas pessoas por conta da grande quantidade de acessos neste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições 2020. De acordo com um alerta emitido pelo TSE no Twitter, o app pode apresentar uma instabilidade, principalmente na hora de justificar o voto. Nesse caso, solução sugerida pelo tribunal é esperar um pouco para tentar usar o serviço novamente.
O TechTudo testou o serviço e não conseguiu fazer a justificativa. O app mostra uma mensagem dizendo que algo deu errado com a solicitação. Além disso, também há relatos de problemas no site do TSE para consultar o local de votação.
Apesar dos relatos de erros e problemas no e-Título, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até as 8h30 de hoje, mais de 400 mil eleitores já conseguiram fazer a justificativa pelo aplicativo. Vale ressaltar que a ferramenta utiliza o GPS do celular para identificar se a pessoa está longe de sua zona eleitoral. Outra alternativa para quem está em sua cidade, mas não pode votar por algum motivo é esperar o fim do primeiro turno para fazer a justificativa pelo site. Há, ainda, a possibilidade de comparecer a uma zona eleitoral e justificar a ausência pessoalmente.
Além de permitir fazer a justificativa de voto, o aplicativo e-Título oferece outras funcionalidades e pode, até mesmo, substituir o título de eleitor na hora de votar. No caso de pessoas que fizeram o recadastramento biométrico, basta inserir suas informações no app e levar o celular para votar. Nesse caso, não é necessário apresentar o título físico ou documento de identificação. De acordo o TSE, o principal problema no aplicativo é para justificar voto online. Então, é bem provável que os usuários que se encaixam nas condições anteriores consigam votar só com o e-Título tranquilamente.
As pessoas que ainda não fizeram a biometria também podem utilizar o aplicativo para votar. No entanto, nesse caso, é preciso levar ainda um documento de identificação para a seção eleitoral, como identidade ou carteira de motorista. Além dessas funções, o e-Título também permite saber o número do título de eleitor, consultar o local, a zona e a seção de votação e até mesmo emitir certidão de quitação eleitoral. O aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
Pelo Twitter, diversos eleitores reclamaram de problemas para usar o e-Título. Além desses relatos, alguns também citaram falhas no site do TSE, que não está permitindo consultar o local de votação. Vale ressaltar que,
Veja também: Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira
Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google libera material design no Chrome 53 e reduz consumo de bateria
- FaceApp volta a bombar em 2020: conheça a política de privacidade do app
- Wallpaper do Windows XP faz 20 anos
- Facebook: saiba como salvar vídeos recebidos no Messenger para iPhone
- Plants vs Zombies Garden Warfare 2: como desbloquear troféus e conquistas
- Lenovo anuncia nova linha de tablets; veja os modelos e preços
- LG G4 começa a receber atualização para o Android Marshmallow
- Novo GPS consegue mapear localização com precisão de centímetros
- Brasileiros gastam mais de 650 horas por mês navegando em redes sociais
- Moto E 2015 ou LG Leon: qual celular barato vale a pena comprar?
- Dicas para mandar bem em ataques de helicóptero em Battlefield Hardline
- Copa do Mundo 2018: Inglaterra e países que jogam hoje ganham Doodles
- Como ativar a análise de comentários em um canal do YouTube
- Status do WhatsApp e backup ilimitado são destaques do app em novembro
- Facebook lento? Saiba o que pode estar acontecendo
- Call of Duty e Star Wars Battlefront 2 ficam grátis na PS Plus em junho
- Relembre projetos do Kickstarter e Indiegogo que fizeram sucesso em 2017
- Galaxy Gran Prime Duos: como usar ativar o modo de economia de bateria
- Seu navegador fecha sozinho no site do Netflix? Saiba como resolver
- iOS 14: sistema do iPhone ganha data de lançamento