O app e-Título não funciona para algumas pessoas por conta da grande quantidade de acessos neste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições 2020. De acordo com um alerta emitido pelo TSE no Twitter, o app pode apresentar uma instabilidade, principalmente na hora de justificar o voto. Nesse caso, solução sugerida pelo tribunal é esperar um pouco para tentar usar o serviço novamente.
O TechTudo testou o serviço e não conseguiu fazer a justificativa. O app mostra uma mensagem dizendo que algo deu errado com a solicitação. Além disso, também há relatos de problemas no site do TSE para consultar o local de votação.
Apesar dos relatos de erros e problemas no e-Título, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, até as 8h30 de hoje, mais de 400 mil eleitores já conseguiram fazer a justificativa pelo aplicativo. Vale ressaltar que a ferramenta utiliza o GPS do celular para identificar se a pessoa está longe de sua zona eleitoral. Outra alternativa para quem está em sua cidade, mas não pode votar por algum motivo é esperar o fim do primeiro turno para fazer a justificativa pelo site. Há, ainda, a possibilidade de comparecer a uma zona eleitoral e justificar a ausência pessoalmente.
Além de permitir fazer a justificativa de voto, o aplicativo e-Título oferece outras funcionalidades e pode, até mesmo, substituir o título de eleitor na hora de votar. No caso de pessoas que fizeram o recadastramento biométrico, basta inserir suas informações no app e levar o celular para votar. Nesse caso, não é necessário apresentar o título físico ou documento de identificação. De acordo o TSE, o principal problema no aplicativo é para justificar voto online. Então, é bem provável que os usuários que se encaixam nas condições anteriores consigam votar só com o e-Título tranquilamente.
As pessoas que ainda não fizeram a biometria também podem utilizar o aplicativo para votar. No entanto, nesse caso, é preciso levar ainda um documento de identificação para a seção eleitoral, como identidade ou carteira de motorista. Além dessas funções, o e-Título também permite saber o número do título de eleitor, consultar o local, a zona e a seção de votação e até mesmo emitir certidão de quitação eleitoral. O aplicativo está disponível para celulares Android e iPhone (iOS).
Pelo Twitter, diversos eleitores reclamaram de problemas para usar o e-Título. Além desses relatos, alguns também citaram falhas no site do TSE, que não está permitindo consultar o local de votação. Vale ressaltar que,
Veja também: Como identificar fake news? Veja sites para checar se notícia é verdadeira
Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Street Fighter V: Arcade Edition terá novo período grátis no PC e PS4
- League of Legends recebe nova skin que ajudará a Fundação Gol de Letra
- Nuvem do Mega pode acabar e Kim Dotcom recomenda backup imediato
- Como usar o app QualityTime para descobrir o tempo gasto no celular
- Elos do LoL: veja mudanças nas filas ranqueadas de 2018 para 2019
- Como adicionar um novo endereço de entrega no iFood
- Xbox One: Tom Clancy's The Division está entre jogos grátis de setembro
- Esqueceu de salvar? Veja como recuperar documentos perdidos no Word
- 'Servidor ocupado' no PUBG: como resolver no jogo original, lite e mobile
- Tinder lança feed com fotos do Instagram e mais atualizações
- O que é VirtusPay? Conheça o serviço que permite parcelar boletos
- CS:GO: times, calendário e horário dos jogos da StarSeries & i-League S7
- Chuva de meteoros: como assistir ao evento com a ajuda do app Star Chart
- Marvel Future Fight será um RPG com super-heróis para Android e iOS
- Notebook Samsung Core i7: compare os modelos Expert X55 e Book X55
- Netflix Party deixa você assistir filmes com seus amigos em tempo real
- Confira a lista de jogos de PS4 mais baixados de 2017
- Apple pode revelar novo iPhone SE e outros aparelhos já em março
- Como encontrar linhas e pontos de ônibus no Google Maps
- FullContact: acesse através do Gmail redes sociais de seus contatos