O Instagram Shop agora permite a compra de produtos diretamente no IGTV, além do feed e Stories. No entanto, segundo o Reclame Aqui, consumidores têm encontrado problemas ao optar por fazer compras no aplicativo. Em 2019, o serviço registrou aumento de 86% no número de queixas contra lojas da plataforma em relação ao ano anterior, sendo a maior parte sobre o não recebimento do produto adquirido.
Dessa maneira, embora ofereça maior comodidade, consumidores devem ficar atentos para evitar cair em golpes na plataforma. Confira, a seguir, oito dicas para garantir maior segurança ao realizar compras online pelo aplicativo da rede social.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Veja também: como descurtir uma foto no Instagram
1. Dar preferência a contas que utilizam o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é voltado para contas comerciais e permite linkar produtos e preços diretamente nas fotografias. Devido aos seus critérios de uso, o recurso garante mais tranquilidade para o consumidor. Para ter acesso à função, o perfil da loja deve passar por um filtro que envolve requisitos como a vinculação a um site e um certo nível de confiabilidade, como o número de seguidores e a reputação nas redes.
A função de pagamento de compras pelo app não está disponível no Brasil. Entretanto, as exigências de adequação às políticas do Instagram são as mesmas, o que atribui mais segurança às páginas que utilizam a ferramenta.
2. Verificar se existe uma loja física ou online de verdade
Uma das formas mais tradicionais de comprovar a veracidade e confiabilidade de uma loja no Instagram é se certificar de que existe uma loja física ou site do estabelecimento. Embora perfis comerciais no Instagram nem sempre disponham de outras estruturas fora da plataforma, a existência do comércio fora da rede social pode oferecer maior tranquilidade ao usuário, principalmente nos casos de estabelecimentos já consolidados e reconhecidamente confiáveis.
Contudo, é importante atentar aos detalhes e comprovar se o perfil pertence, de fato, ao estabelecimento a que se refere. Não é raro encontrar perfis falsos que se apresentam como contas de lojas conhecidas para aplicar golpes e roubar dados de consumidores.
3. Verificar as formas de pagamento aceitas pela loja
O usuário deve suspeitar de lojas que aceitam apenas pagamentos por boleto ou depósito bancários. Isso porque os pagamentos realizados por meio de cartão de crédito geralmente trabalham com plataformas intermediárias seguras, que verificam a autenticidade do estabelecimento antes de liberar o pagamento.
Antes de efetuar compras pelo Instagram, verifique se a loja aceita pagamentos com plataformas garantidas como o PayPal, PagSeguro e MercadoPago, por exemplo. Ainda que haja eventual fraude, o caminho para a recuperação do dinheiro pode se tornar menos complicado.
4. Verificar se os seguidores e as interações são reais
A existência de seguidores e interações reais com o perfil deve ser prioridade antes de efetuar uma compra via Instagram. Embora os termos de uso da plataforma proíbam a compra de seguidores e interações superficiais, a prática é comum e pode levar o usuário a acreditar que uma loja com muito engajamento seja confiável. Uma conta com um alto número de seguidores que não são pessoas reais, portanto, pode indicar um perfil fraudulento criado para aplicar golpes.
5. Verificar se é empresa com CNPJ
Outra forma de verificar se a loja é confiável passa por checar se existe, por trás, uma empresa com CNPJ. Além de ajudar a
6. Checar avaliações de clientes
As avaliações de clientes são um bom termômetro da reputação de uma loja virtual. Sites como o brasileiro Reclame aqui, por exemplo, podem dar uma visão geral de como os consumidores se sentem em relação às experiências de compra em determinada loja.
No caso de lojas do Instagram, vale também pesquisar na própria plataforma, por meio de hashtags com o nome da loja ou na aba de marcações do perfil vendedor. Dessa forma, é possível ter uma ideia geral do que os clientes dizem a respeito do estabelecimento antes de comprar.
7. Verificar se as fotos dos produtos são reais
Priorize sempre lojas que usam fotos reais nas postagens. Embora fotos de divulgação sejam comuns em anúncios legítimos, o uso de imagens autorais indica maior segurança de que o produto realmente existe. Além disso, a prática reduz o risco de insatisfação após a compra pela ilusão causada por fotos de divulgação com alto grau de edição, e que nem sempre fornecem uma ideia real do item adquirido.
8. Comparar preços com os praticados no mercado
Preços baixos demais são importantes pistas de que uma loja pode não ser confiável. Ao se deparar com anúncios do Instagram, vale checar valores em lojas similares para checar se a oferta está muito abaixo do padrão do mercado. Nesse caso, sempre desconfie, pois o recurso pode ser usado como isca para atrair consumidores a golpes.
Via Instagram e Valor Investe
Como colocar música no Instagram? Opine no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Deus Ex: Mankind Divided cria opções furtiva e letal na E3 2016
- Como excluir o seu Snapchat
- Como ativar e desativar o 4G do iPhone 6 e 6S para economizar a Internet
- Lista traz 9 segredos de GTA San Andreas que você precisa conhecer
- Relembre nove coisas que todo mundo fazia na época da Internet discada
- Como calcular quartil no Excel
- Minecraft: estudantes organizam formatura no jogo devido ao coronavírus
- Como tirar print de tela no Galaxy J5 Pro
- Resident Evil: confira os melhores easter eggs da série
- Como editar fotos e deixá-las perfeitas com o Lightroom para celular
- Como adicionar um vídeo na capa de uma página no Facebook
- Como fazer playlist temporária no YouTube
- Binaural Beats: saiba tudo sobre a técnica que promete ajudar a dormir
- Como controlar notificações no aplicativo do TripAdvisor para celular
- Club Penguin: veja como conseguir itens antigos no game da Disney
- Semifinais de League of Legends terão equipes favoritas do público
- Review PaMu Slide Mini: fone Bluetooth é simples, mas agrada no som
- Dia das Crianças: lista tem 14 ideias tech para presentear a garotada
- Como usar o Clean Master Lite, versão mais leve do app para Android
- iPhone 11 Pro Max de Natal, feito com ouro e diamante, custa R$ 580 mil