O Procon do Estado de São Paulo notificou a operadora Claro e as fabricantes de celular Motorola e Samsung a respeito da internet 5G. Em ofício enviado na última sexta-feira (06), o órgão pede esclarecimentos sobre atuais ofertas de serviços e smartphones anunciados como compatíveis com a conexão mais rápida e moderna.
As companhias confirmaram ao TechTudo terem recebido a notificação. Elas têm 72 horas para enviar as respostas.
O Procon quer saber se os produtos atrelados à tecnologia 5G “já se encontram disponíveis no Brasil”. Em caso contrário, pergunta por que esta informação é exibida na publicidade. Também levanta a dúvida se os consumidores são informados “da existência de eventuais limitações do serviço”, e de que forma as supostas limitações são comunicadas aos clientes.
O ofício não menciona as motivações para o pedido de esclarecimentos. Ainda assim, é sabido que as empresas fazem menção à internet 5G em produtos recém-lançados. É assim com Motorola Edge, Moto G 5G Plus, Galaxy Note 20 Ultra 5G e Galaxy Z Fold 2.
Em entrevistas ao TechTudo, executivos das marcas disseram em outras ocasiões que os modelos funcionam com o chamado 5G DSS. Ela é uma tecnologia intermediária até que se tenha o 5G em capacidade máxima. Também afirmaram que os produtos estão aptos a usar o 5G completo uma vez que esteja disponível.
Cabe lembrar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pretende fazer o leilão de novas frequências dedicadas ao 5G no primeiro trimestre de 2021.
O Procon-SP também perguntou à Claro se o 5G “está vinculado somente aos smartphones da Motorola” e se ela teve autorização dos órgãos competentes para a oferta da internet de quinta geração. Novamente a entidade de defesa do consumidor não explica a pergunta, mas a Claro tem exclusividade nas vendas do Moto G 5G Plus. O smartphone é bloqueado para funcionar somente na rede da operadora.
O órgão questionou a amplitude de cobertura deste tipo de conexão e se haverá limitações e garantias do serviço oferecido.
A Claro informou que foi notificada e que irá prestar os esclarecimentos técnicos.
A Motorola informou que recebeu apenas um pedido de esclarecimentos do Procon-SP e que irá responder. Ela reforça que “toda a comunicação relativa aos produtos compatíveis com a rede 5G DSS da Claro incluem orientação para que os usuários se informem junto à operadora sobre a disponibilidade do plano de dados, o preço e a área de co
Em nota, a Samsung disse que recebeu a notificação e que responderá os questionamentos. A empresa sul-coreana afirmou que as informações sobre o 5G constam no site oficial e nos materiais de comunicação.
Com informações do Procon-SP
Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Notebook barato: veja cinco opções por até R$ 2.000 para comprar em 2021
- Pokémon GO: como capturar o Lendário Moltres
- Snapchat supera Whatsapp, Instagram e Facebook em volume de fotos
- Como consultar o abono salarial PIS 2019 com o app Caixa Trabalhador
- Como entrar no Facebook em uma Smart TV Samsung
- Pokémon Sun e Moon apresentam novos monstros, evoluções e 'líderes'
- CS:GO: elenco da MIBR é convidado para a final da WESG 2018
- Como entrar no Instagram no navegador de Internet do computador
- WhatsApp: 5 coisas que você deve saber sobre as mensagens temporárias
- YouTube não funciona no Chrome? Veja 5 possíveis jeitos de resolver
- Como colocar logo em fotos pelo celular com o app Logolicious
- Mad Max e Assassin's Creed ficam mais baratos nesta semana
- Uber: como pedir uma cópia da conta por e-mail
- iOS 14: o que esperar do próximo sistema do iPhone
- Transmissão de futebol ao vivo gera processo contra Twitch TV; entenda
- Xbox Live: hackers derrubam rede da Microsoft no Xbox One e Xbox 360
- Kingdom Hearts 3 se destaca nos lançamentos da semana
- Como conectar o celular na TV Samsung via USB
- Seu Android demora para carregar? Veja como recarreg?-lo mais r?pido
- BetaGoogle: falso buscador promete prever futuro e apoia refugiados